Hugo Weaving como Johann Schmidt em dois momentos: com seu rosto…

Em entrevista ao site Collider, o ator Hugo Weaving (de Matrix, V de Vingança e O Senhor dos Aneis) afirmou que não tem interesse de retornar ao papel de Johann Schmidt, mais conhecido como o Caveira Vermelha, vilão que poderia até aparecer em Capitão América – O Soldado Invernal, sequência de Capitão América – O Primeiro Vingador e de Os Vingadorescom as aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics e levado aos cinemas pelo Marvel Studios.

No fim de O Primeiro Vingador, o Caveira Vermelha segura o Cubo Cósmico – ou Tesseract, como é chamado nos filmes – e parece ser desintegrado, mas poderia muito bem ter sido apenas transportado para um outro lugar ou galáxia, o que poderia lhe garantir um retorno em breve. Até agora, o vilão não foi confirmado em O Soldado Invernal, mas seria de se esperar que o filme pelo menos desse a ideia de que Johann Schmidt está vivo e que o Caveira Vermelha poderia realmente retornar em um terceiro filme.

Nos quadrinhos, o Caveira Vermelha também lutou com o Capitão América na II Guerra Mundial e conseguiu retornar no presente sem ter envelhecido.

… e com o rosto deformado. Em ambos com o Cubo Cósmico ou Tesseract.

Contudo, Hugo Weaving deixou muito claro e sem meias palavras que não quer voltar ao papel. Ao site, ele disse:

Eu assinei um contrato de vários filmes para Capitão América. Eu acho que a tendência, naqueles filmes, seria de provavelmente não trazer o vilão de volte. Eles poderiam para Os Vingadores, mas eu não acho que seria para Capitão América 2 ou 3. Eu não acho que o Caveira Vermelha estará lá. E é uma coisa que eu não quero fazer de novo. Estou feliz que tenha feito. Eu assinei por um número certo de filme e suponho que, contratualmente, e seria obrigado a fazer caso me forçassem. Mas eles não gostariam de forçar alguém a fazê-los, se eles não querem fazê-lo. Acho que encerrei minha cota com aquele tipo de filme. Foi bom fazê-lo e experimentar, mas para ser honesto, não é o tipo de filme que eu busco e fico excitado de verdade em fazer. Como um ator, fazer todo o tipo diferente de filmes é ótimo. Te prepara em diferentes caminhos. Mas eu gostaria imensamente de voltar a fazer o que sempre fiz, que é me envolver com projetos que eu realmente tenha algum tipo de vínculo.

Mary Elizabeth Winstead: mais uma na briga por Sharon Carter.

É muito provável que o Caveira Vermelha apareça em pelo menos Capitão América 3, então, ou o sr. Hugo Weaving entra em acordo com o Marvel Studios para  fazê-lo ou teremos outro ator na pelo do vilão no futuro.

Outras notícias relacionadas a O Soldado Invernal continuaram a aparecer no fim de semana passado. O papel de Sharon Carter, a Agente 13 da SHIELD, interesse amoroso do Capitão América  parece estar disputadíssimo, a julgar pelas notícias. Neste fim de semana, correu o boato de que a atriz Mary Elizabeth Winstead estaria bastante próxima de viver a personagem. O curioso é que ela não está na longa lista de atrizes já cotadas ao papel anteriormente – veja aqui – e, além disso, já concorreu antes a outro papel no Universo Marvel nos Cinemas, perdendo o posto de Maria Hill (outra agente da SHIELD) em Os Vingadores para Cobie Smulders.

Joss Holloway.

Por fim, também circulou a informação de que haveria outros dois vilões no filme – além do Soldado Invernal do título – ambos com cenas de ação. Para este papel, estariam sendo cotados nomes como Josh Holloway, Nikolas Coster-Waldau e Kevin Durand.

Nikolaj Coster-Waldau.
Kevin Durand.

Josh Holloway é mais famoso por sua participação em Lost. Kevin Durand já esteve em um filme de quadrinhos: viveu o mutante Blob em X-Men Origens – Wolverine. E Nikolaj Coster-Waldau está em Game of Thrones. Todos estão em uma faixa de idade compatível com o astro Chris Evans e podem fazer caras durões.

Quem seriam esses outros dois vilões? Minhas apostas: Barão Zemo – que no filme seria o responsável pela transformação de Bucky Barnes em Soldado Invernal – e Ossos Cruzados. Este aqui é um notório auxiliar do Caveira Vermelha nos quadrinhos, portanto, poderia ser a porta de entrada de uma trama que revelaria que o vilão estaria vivo e retornaria em Capitão América 3.

Barão Zemo: outro vilão para o Capitão América?

Nos quadrinhos, o Caveira Vermelha foi criado por Joe Simon e Jack Kirby em Captain America Comics 01, de 1941, sendo o principal oponente do herói nos tempos da II Guerra Mundial. Quando o herói foi resgatado aos tempos modernos por Stan Lee e Jack Kirby  em Avengers 04, de 1964; não demorou muito para o vilão também retornar, pela mesma dupla na revista Tales of Suspense 65, de 1965 (numa história passada na guerra) e em Tales of Suspense 79, de 1966 (numa história do presente). Foi nesta última em que o vilão tenta se apossar do Cubo Cósmico pela primeira vez.

Desde então, o vilão permanece como o principal oponente do supersoldado, sempre presente em suas aventuras. Saiba mais aqui.

O Barão Zemo é um personagem retroativo. Foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em Avengers 06, de 1964, numa história em que ele reúne uma superequipe de vilões, Os Mestres do Terror, para combater os Vingadores. É revelado, ainda, que Zemo seria o responsável pela aparente morte de Bucky Barnes no mesmo acidente que resultou no Capitão América congelado até os dias atuais. Após enfrentar o herói e os Vingadores algumas vezes, Zemo acabou morrendo em batalha, mas seu filho surgiu mais tarde, ostentando o mesmo nome do pai e também reunindo uma nova encarnação dos Mestres do Terror. O vilão permanece como um grande oponente do herói nos dias de hoje.

Ossos Cruzados: ligação com o Caveira Vermelha.

Ossos Cruzados é o braço direito do Caveira Vermelha e apareceu pela primeira vez em Captain America 359 a 361, de 1989, por Mark Gruenwald e Kieron Dwyer. É o principal oponente físico do Capitão América.

O Soldado Invernal mostrará o Capitão América tentando se adaptar ao mundo contemporâneo depois de passar 70 anos congelado, além de lidar com as consequências dos eventos contidos em Os Vingadores. Além disso, seu velho amigo Bucky Barnes é agora um vilão assassino e é provável que aja outro vilão também, o Barão Zemo. As filmagens se iniciarão em março de 2013, aparentemente, nas cidades de Cleveland e Washington, DC, nos EUA.

Capitão América – O Soldado Invernal mantém os mesmos roteiristas da primeira parte: Christopher Markus e Stephen McFeely e a direção é de Joe Anthony Russo. Até agora, o elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Sebastian Stan (Buck Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão) e Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra). É bem provável que Samuel L. Jackson também volte ao papel de Nick FuryA estreia do filme será em 04 de abril de 2014.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.