
Em seu 24º dia de exibição, Vingadores – Era de Ultron, a sequência de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk, atingiu a rara marca de US$ 1 bilhão nas bilheterias do mundo. O destaque da última semana, foi a estreia na China, um dos maiores mercados do planeta, com um recorde por lá: 33,9 milhões, a maior estreia de um filme na história daquele país. Era de Ultron precisa agora faturar ainda a metade daquele total para ultrapassar a marca de Os Vingadores, de 2012, que chegou a US$ 1,4 bilhões, sendo a terceira maior bilheteria da história do cinema. Mas há bastante tempo para isso, já que acabou de estrear. A grande concorrência dos heróis da Marvel este ano é Velozes e Furiosos 7 que, embalados na morte do ator Paul Walker, já está batendo essa mesma marca.
Por fim uma curiosidade: quer saber quem aparece mais no filme? O site Vulture fez a contagem de tempo de tela dos personagens principais (em minutos). Veja aí:
- Visão – 8:41
- Thor – 14:18
Gavião Arqueiro – 19:56
Feiticeira Escarlate – 20:59
Bruce Banner / Hulk – 23:55
Mercúrio – 26:43
Viúva Negra – 33:07
Homem de Ferro – 45:34
Capitão América – 50:25
Leia a Resenha Crítica do HQRock sobre o filme aqui.

Vingadores – Era de Ultron é o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolveu em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Soldado Invernal e Guardiões da Galáxia. O filme envolve a ameaça da inteligência artificial Ultron, que constrói para si um corpo robótico indestrutível e quer eliminar a humanidade. No filme, ele cria um exército de drones para auxiliá-lo. A trama envolve a dificuldade dos Vingadores existirem como equipe, que é potencializada pela chegada dos irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que no início são opositores ao grupo. O andróide Visão também é introduzido, um ser artificial que se alia à equipe. Além de Ultron, também está presente a organização terrorista HIDRA e seu líder, o Barão Von Strucker. O supervilão Thanos, que apareceu brevemente no primeiro filme, também deve aparecer nas sombras, movendo a trama em direção ao capítulo seguinte da equipe, que será o filme duplo Vingadores – Guerra Infinita, Parte I e Parte II, que sairão em 2018 e 2019, respectivamente.
Avengers – Age of Ultron é escrito e dirigido por Joss Whedon. O elenco reúne Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate), Aaron Taylor-Johnson (Pietro Maximoff/Mercúrio), James Spader (Ultron), Don Cheadle (Coronel James Rhodes), Cobie Smulder (Agente Maria Hill), Thomas Krestschmann (Barão Wolfgan Von Strucker), Paul Bettany (JARVIS/ Visão), Andy Serkis (Ulysses Klaue) e Kim Soo Hyun (Dra. Helen Cho), com participações especiais de Josh Brolin (Thanos), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão) e Hayley Atwell (Peggy Carter). As filmagens passaram pela África do Sul, Itália, Coreia do Sul e Grã-Bretanha. O lançamento no Brasil foi em 23 de abril de 2015, uma semana antes dos EUA, onde chegou em 1º de maio.
Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.
Será que pelo andar da carruagem ele tem chances de superar a bilheteria do primeiro filme? Tô perguntando isso, pois eu não me lembro quantos dias o primeiro Vingadores levou pra conseguir essa marca. Se foi em menos de 24 dias então eu acho que corre o risco de não superar.
GostarGostar
Olá, Kyo! Tudo dependerá do mercado internacional. Nos EUA o filme não tem mais fôlego para crescer tanto em termos de bilheteria, com a estreia de filmes como Mad Max.
Não lembro com certeza absoluta quantos dias Os Vingadores demorou para atingir 1 bilhão, mas tenho quase certeza de que foi em menos do que 24 dias. Também é importante frisar que Os Vingadores foi o filme que mais rápido atingiu a marca de 1 bilhão na história, então, em termos de tempo, ele é campeão mesmo.
Para servir de referência, Homem de Ferro 3 atingiu a marca de 1 bilhão em 25 dias, mas não foi muito além depois disso.
Era de Ultron continuará a crescer nos próximos dias, então, deve chegar próximo à marca de 1,4 bilhão (talvez atinja 1,2 ou 1,3), mas é difícil que, no ritmo atual, ultrapasse o filme anterior.
A menos que algum grande mercado, como Japão ou Coreia surpreenda e faça as bilheterias ganharem fôlego. Ainda é possível, embora com poucas chances.
Um abraço!
GostarGostar