
Está chegando às comics shops dos Estados Unidos a edição 42 da revista Superman, com as aventuras do mais icônico dos super-heróis, publicado pela editora DC Comics, e o volume traz um efeito (pretensamente) bombástico: a repórter Lois Lane descobre que seu colega de Planeta Diário, Clark Kent, é o homem de aço! A trama é trazida aos leitores pelo escritor Gene Yang e o desenhista John Romita Jr., artista que chegou à revista causando reboliço há alguns meses.
Se você está com uma sensação de deja vu, não estranhe: isso já aconteceu antes. Sim, Lois Lane já descobriu a identidade do Superman em outras histórias em quadrinhos, mas o fato é que a DC Comics, na busca de manter as vendas de suas revistas mensais, promove a cada década uma grande reformulação cronológica, um reboot, que zera a história dos personagens e lhes dá a oportunidade de contar as mesmas histórias de novo, para um novo público.
A atual cronologia do Universo DC está em voga desde 2011 e se chama Os Novos 52. Na empreitada, os heróis da DC são mais jovens do que suas versões anteriores e estão mais ou menos em início de carreira. Assim, enquanto na cronologia anterior – lançada em 1986 em consequência da saga Crise Nas Infinitas Terras – Clark Kent revelou para Lois Lane seu segredo em 1991, os dois ficaram noivos e casaram em 1996, tudo isso foi esquecido para dar lugar a uma nova cronologia, na qual não somente Lois novamente não sabe que seu colega de Planeta Diário e o homem de aço são a mesma pessoa, como sequer a dupla tem um interesse amoroso aberto, como no passado.

Nas histórias atuais, o Superman namora a Mulher-Maravilha e, embora exista o encantamento de Lois pelo último filho de Krypton, a relação dela com Clark é fria e distante. Bom, talvez, isso comece a mudar agora…
No contexto de suas histórias atuais, o Superman ficou um tempinho sem seus poderes, após esgotá-los em uma grande batalha. (Veja mais aqui). Isso levou ao fato do fotógrafo Jimmy Olsen descobrir a identidade secreta do herói. Nas últimas edições, Clark vem recuperando lentamente seus poderes e agora é alvo de uma grande corporação tecnológica e mafiosa que quer um grande segredo dele. Ao lado de Lois e Jimmy, Clark é atacado por ninjas feitos de luz sólida (não pergunte…) e tem sua identidade descoberta por Lois.
Embora a revelação seja o caminho mais óbvio, as histórias do Superman estão caminhando para a eliminação de sua identidade secreta, algo que provavelmente irá acontecer no cinema também. Afinal, o lance dos óculos de Clark Kent é o maior calcanhar de Aquiles do homem de aço e parece que a DC está disposta a abrir mão disso. Bom, pelo menos até o próximo reboot.
A própria DC já revelou em uma revista especial distribuída gratuitamente no Free Comic Book Day, em abril, qual será o próximo passo: Lois Lane irá revelar ao mundo a identidade secreta do herói. (Noticiamos isso na época, veja aqui). A atual edição é o início desse processo.
Superman 42 já está à venda nos EUA.
Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938, estreando na revista Action Comics 01, e desde então é publicado pela DC Comics.



Faz todo sentido, ou melhor, não faz mesmo mais sentido que um personagem como o Superman sustente uma identidade secreta na base do óculos & franja em plena era da superexposição midiática no séc XXI.
GostarGostar
Exatamente, Jorge. Falou e disse. Um abração!
GostarGostar