Gotham: renovada para terceira temporada.
Gotham: renovada para terceira temporada.

Foi anunciado oficialmente hoje que Gotham, a série de TV baseada no universo de personagens de Batman, da DC Comics, levada ao ar pelo conglomerado Warner Bros. e exibida pelo canal Fox, trazendo a história do jovem detetive James Gordon em paralelo às consequências das mortes dos pais de Bruce Wayne, foi renovada para uma terceira temporada.

A série conta com uma audiência de oito milhões de espectadores e é um grande sucesso para a Fox. Em sua segunda temporada, o programa investiu pesado na adaptação de personagens do universo do Batman para a telinha, mesmo com Bruce Wayne ainda na pré-adolescência.

Gotham tem produção executiva de Bruno Heller (de The Mentalist) e é produzida pela DC Entertainment, Primrose Hill e Warner Bros. Television, sendo exibida no canal Fox. A estreia do programa foi em 22 de setembro de 2014. Os episódios 1 e 2 foram escritos por Bruno Heller e dirigidos por Danny Cannon.

O elenco fixo traz: Ben Mckenzie (Detetive James Gordon), Donal Logue (Detetive Harvey Bullock), David Mazouz (Bruce Wayne aos 12 anos), Robin Lord Taylor (Oswald Cobblepot, o Pinguim),  Erin Richards (Barbara Kean), Sean Pertwee (Alfred Pennyworth),  Camren Bicondova (Selina Kyle aos 12 anos), Cory Michael Smith (Edward Nyga).

O Comissário James Gordon é o mais antigo personagem coadjuvante das histórias do Batman, tendo surgido junto com o herói em Detective Comics 27, de 1939, pelas mãos de Bob Kane e Bill Finger. Na trilogia Cavaleiro das Trevas foi vivido com extrema competência por Gary Oldman.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.