Há alguns meses, Venom ganhou um teaser que decepcionou os fãs porque não mostrava o principal: o simbionte alienígena que toma posse de Eddie Brock, transformando-o em um monstro terrível. Agora, foi lançado o primeiro trailer completo que finalmente traz Venom em sua glória.

Então… Bem, Venom – o trailer – não impressiona muito. Ainda não consegue tirar aquela imagem de filme de segunda, mesmo com bons efeitos especiais. Nem há terror o suficiente, nem drama, nem a ação impressiona. Claro, as filmagens terminaram há relativamente pouco tempo e os efeitos estão longe de estarem prontos, mas o maior problema é o quadro maio. Em sua essência, Venom aparenta ser apenas genérico.

venom eddie brock transformationO vídeo já entrega a trama: Eddie Brock (Tom Hardy) é um repórter obstinado que encontra algo estranho na Life Foundation, uma organização que captura uma estranha forma de vida semelhante a uma gosma negra, tirada de uma nave espacial caída. A empresa usa cobaias humanas para testar a criatura. Brock não consegue provar e isso parece destruir sua carreira, mas uma funcionária da organização lhe dá algum tipo de informação e lá vai Eddie invadir suas instalações, onde termina infectado pelo simbionte alienígena.

O simbionte começa a se comunicar com ele, e Brock começa a ficar transtornado até que lacaios da Life Foundation vão à sua casa para matá-lo e Venom começa a se manifestar para protegê-lo. Segue-se uma perseguição pelas ruas de San Francisco até que o alienígena se manifesta em sua forma definitiva.

Daí já se vai para o arco final, numa batalha no meio da floresta.

Aparentemente, o trailer já entrega de cara o 1º e o 2º Ato de Venom, mas tenta manter mistério sobre o que acontece depois. Mas nós já sabemos: surgirá outro simbionte para enfrentá-lo, o Carnificina. Mas disto não é mostrado nada no vídeo.

venom first posterAo assistir o trailer ficam muitas questões: o Venom funcionará mesmo a parte do universo do Homem-Aranha? Ou sem tê-lo como oponente? (é o que eu quero dizer). Transformar o simbionte em um tipo de antiherói é algo crível ou interessante?

Veremos em outubro

venom 2010 visual
Venom nos quadrinhos.

Venom é um vilão do Homem-Aranha, muito popular nos anos 1990 quando foi criado. O vilão estreou em Amazing Spider-Man 300, de 1988, após aparecer misteriosamente em poucos quadros da edição 298 e ser revelado em toda a sua aparência no último quadro da edição 299. Mas Venom em si era o reaproveitamento de uma subtrama mais antiga: na maxissérie em 12 edições Guerras Secretas, de 1983 e 1984, escrita pelo então editor-chefe da Marvel Comics, Jim Shooter e desenhada por Mike Zack, os principais heróis e vilões da Marvel são transportados para um outro planeta para se confrontarem sob a vigilância de uma entidade superpoderosa chamada Beyonder. Lá, o Homem-Aranha tem seu uniforme destruído em batalha e usa uma máquina para criar uma nova roupa, mas ela se forma preta em vez do tradicional azul e vermelho.

Amazing_Spider-Man_Vol_1_252
Capa de “Amazing Spider-Man 252” traz o novo uniforme do Aranha, por Tom DeFalco e Ron Frenz.

A partir de Amazing Spider-Man 252, de 1984, Tom DeFalco e Ron Frenz fazem a história em que o Homem-Aranha estreia o uniforme preto em sua própria revista e tem início a chamada Saga do Uniforme Negro, na qual aos poucos o herói vai descobrindo que há algo de muito errado com essa “roupa”. Na edição 258, de 1985, finalmente Peter Parker descobre que a “roupa” é na verdade um alienígena simbionte, que é derrotado com a ajuda do Quarteto Fantástico. Um capítulo final seria ainda adicionado na revista Web of Spider-Man na qual o simbionte escapa e luta de novo com o Aranha, até ser aparentemente destruído pelo som dos sinos de uma Catedral: ondas sonoras são seu ponto fraco.

AmazingSpider-Man258
Capa de “Amazing Spider-Man 258”: o uniforme é um parasita alienígena!

Dali veio o retorno em Amazing Spider-Man 300 quando se revela que o simbionte tomou posse do jornalista Eddie Brock, que teve a carreira arruinada sem querer pelo Homem-Aranha, quando este prendeu um criminoso que desmontou uma história na qual ele estava trabalhando, passando a odiá-lo.

venom in asm 300
Venom faz sua estreia: mais popular vilão dos anos 1990.

Venom se tornou um vilão recorrente e muito popular, chegando até a estrelar uma minissérie e uma revista própria, além de dar origem a vários personagens derivados.

Venom, o filme, estreia no Brasil em 04 de outubro.