Essa é uma das maravilhas das redes sociais: permite o contato direto entre público e artistas. Esses dias vimos um ótimo exemplo no Brasil: ao viralizar no Twitter uma dúvida sobre a letra da canção Eduardo e Mônica, da Legião Urbana, a resposta veio pelo próprio guitarrista da banda, Dado Villa-Lobos.

Uma usuária de nickname Enxaqueca perguntou direcionando a uma seguidora que sempre teve uma dúvida sobre a letra de Eduardo e Mônica: no verso “E a Mônica riu e quis saber um pouco mais sobre o boyzinho que tentava impressionar”, quem está tentando impressionar? O Eduardo ou a Mônica?

A questão levou a várias manifestações na rede até o próprio Dado Villa-Lobos vir a público e responder o seguinte:

Pela regra do português, a Mônica tentava impressionar o Eduardo. Senão, seria: … o boyzinho que tentava impressioná-la.

É a resposta oficial, já que Renato Russo, o líder da banda, morreu em 1996.

Dado não é coautor desta canção em particular, mas tem propriedade de sobra para a palavra final, pois foi o principal parceiro musical de Renato Russo, assinando ao lado dele a maior parte das canções do repertório da Legião Urbana.

Curiosamente, sobre o verso em questão, eu sempre pensei justamente o contrário. Embora a regra gramatical apontada pelo guitarrista esteja correta, e o Renato Russo sendo um exímio conhecedor da língua portuguesa, o contexto da letra sempre me fez interpretar aquilo como uma “licença poética” (figura de linguagem em que pode-se empregar a língua de modo ligeiramente incorreto a fim de manter o lirismo ou a métrica da letra ou poesia).

Como a letra diz que “o Eduardo só tinha 16 [anos]”, que “jogava futebol de botão com o avô” e “estava no esquema escola-cinema-clube-televisão”, enquanto Mônica “queria ver o filme do Godard”, “falava coisas sobre o Planalto Central, também magia e meditação”; depois informando que “ela se formou no mesmo mês que ele passou no vestibular”, sempre pensei que a Mônica não iria se esforçar para impressionar o Eduardo na festinha em que se conheceram, mas que ele tentava impressioná-la.

O site Metrópoles, que compilou a matéria, ainda traz a fala de um especialista em língua portuguesa que afirma que a construção da letra é dúbia e possuí dois sentidos.

Outro ponto para o Eduardo?

E você, o que acha?

A canção Eduardo e Mônica está em vias de se transformar em longa metragem, que está sendo filmado em Brasília, com direção de René Sampaio (que já adaptou outra canção da banda, Faroeste Caboclo, como filme) e será protagonizado por Gabriel Leone e Alice Braga. O lançamento deve ocorrer no ano que vem.

Enquanto isso, Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá estão prestes a realizar sua segunda turnê de celebração do legado da Legião Urbana, com uma série de shows em homenagem aos discos Dois (o que contém Eduardo e Mônica) e Que País É Este?, lançados em 1986 e 1987, respectivamente.