O mundo ainda digere a partida de Stan Lee, o maior criador do Universo Marvel, que nos deixou em 12 de novembro do ano passado aos 95 anos bem vividos. Mas os fãs ainda tem o consolo de ver o velhinho simpático em suas participações especiais nos filmes da Marvel. Ele esteve lá em Capitã Marvel, por exemplo, lançado há poucas semanas e estará de novo em Vingadores – Ultimato. Porém, infelizmente, esta pode ser a última vez!

Com sua saúde debilitada nos últimos anos, a Marvel adotou a estratégia de gravar várias participações de Lee em um único dia, para que isso não fosse muito trabalhoso para o escritor. Então, em uma viagem de um dia até a Georgia, nos EUA, o The Man gravaria participações para Thor – Ragnarok, Vingadores – Guerra Infinita, Capitã Marvel e Vingadores – Ultimato, por exemplo.

Como ficou algumas vezes doente ao longo de 2017 e 18, Lee aparentemente não gravou sua participação em X-Men – Fênix Negra nem no (quase defunto) Novos Mutantes da Fox, que irão encerrar a produção deste estúdio ao personagens da Marvel que agora estão todos nas mãos da Disney.

Em uma sessão de perguntas e respostas no evento Marvel Índia, o codiretor Joe Russo (que produziu Ultimato ao lado do irmão Anthony) disse que acha que o quarto longa dos Vingadores, que irá encerrar a trama de 22 filmes do Marvel Studios, trará a última participação de Lee. Sem ter certeza, diz que acha que não houve tempo do escritor ter gravado sua participação em Homem-Aranha – Longe Demais de Casa. O que seria mesmo uma pena, pois todos sabem da ligação intrínseca do criador e sua criatura favorita.

Isso confirma um comentário de Kevin Feige, o presidente do Marvel Studios, de que haveria mais uma aparição de Lee após Capitã Marvel. Que pena.

Começando em X-Men – O Filme, de 2000, Stan Lee participou de quase todos os filmes de heróis da Marvel desde então, tanto daqueles feitos pela própria Marvel (no Marvel Studios), quanto aqueles realizados nos estúdios que detinham os direitos fragmentados dos personagens, como Fox (X-Men, Wolverine, Quarteto Fantástico e Demolidor), Sony (Homem-Aranha e Motoqueiro Fantasma) e até Universal (Hulk), sempre em participações curtas e engraçadas.

Stan Lee nasceu em 1922, em Nova York, e começou a trabalhar na Marvel quando tinha apenas 17 anos, como um “faz tudo”, mas logo começou a escrever e chegou ao cargo de Editor-Chefe da companhia quando tinha apenas 19 anos! E manteve o cargo por 30 anos! (À exceção dos três anos que precisou servir ao Exército durante a II Guerra Mundial). De início vacilante e com dificuldades no mercado, o escritor deu a grande virada em 1961, quando ao lado de Jack Kirby, criou e lançou o Quarteto Fantástico, dando origem ao Universo Marvel.

Nos anos seguintes, ao lado de Kirby, Don Heck, Steve Ditko, John Romita, Gene Colan, John Buscema e alguns outros, criou uma centena de personagens marcantes, como Homem-Aranha, Thor, Hulk, Homem-Formiga, Vespa, Homem de Ferro, Demolidor, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Pantera Negra, Inumanos, Surfista Prateado, Falcão, Vingadores, X-Men e muito mais.

Lee morreu em 12 de novembro de 2018, após passar mal em casa e ser levado às pressas para um hospital, onde teve uma parada cardiorrespiratória aos 95 anos de idade.

Conheça a vida e obra de Stan Lee aqui!

Conheça as Melhores Histórias de Stan Lee clicando aqui.