O site Making Star Wars é um dos mais confiáveis sobre o universo da saga espacial criada por George Lucas e trouxe uma revelação importante ontem: qual o papel do Imperador Palpatine em Star Wars – A Ascensão Skywalker, junto com algumas outras revelações da trama.

Kylo Ren versus Rey no Episódio IX.

Não custa lembrar: as informações contidas aqui são SPOILERS em potencial e, portanto, só siga lendo se não se importa em saber segredos do filme antes de assisti-lo. Você foi avisado!

Darth Sidious, o Imperador Palpatine.

De acordo com suas fontes, o principal plano de Darth Sidious é unir Rey e Kylo Ren no que ele chama de Dyad, um balanço entre o Lado Sombrio e o Lado Luminoso da Força, e que os dois se tornem Imperatriz e Imperador da Galáxia, como uma forma de rejuvenescer o próprio Palpatine.

O Imperador terá algum sucesso nesse plano, pois ele será restituído em algum momento da trama e o MSW diz que quando isso ocorre um disparo de energia tão forte será emitido que derrubará uma nave da Resistência.

Além disso, o site acrescenta que a Primeira Ordem não sabe dos planos do Imperador nem que ele estava vivo após os eventos de Star Wars – Episódio VI: O Retorno de Jedi, filme que em termos cronológicos se passa 30 anos antes dos eventos da atual trilogia, que começou com O Despertar da Força, seguiu com Os Últimos Jedi e se encerra agora em A Ascensão Skywalker.

Ou seja, o plano de Darth Sidious é um segredo até para os vilões e isso deve incluir o próprio Kylo Ren.

Matt Smith: sim ou não?

O MSW também comenta que nunca ouviu nada sobre a participação do ator Matt Smith (de The Crown) no Episódio IX da saga. Os rumores eram que ele viveria o principal vilão do filme, depois apontado como um tipo de lacaio do Imperador e possível hospedeiro de seu espírito. Mas o nome dele não constava da lista oficial do elenco quando o longa foi anunciado na Star Wars Celebration. Smith chegou mesmo a ser contratado? Tudo não passou de um rumor? Ou há algo escondido aí?

Rey na capa da Vanity Fair.

Por fim, o site também dá uma revelação sobre o final do filme. Veremos Rey chegando ao planeta Tatooine e visitando a fazenda desértica na qual viveram tanto o jovem Luke Skywalker quanto seu pai, Anakin. Alguém lhe informa que faz muito tempo que ninguém anda por ali – os tios de Luke, Owen e Beru Lars, que o criaram desde a infância, foram chacinados pelas forças do Império em Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança – e se pergunta o nome de Rey, no que ela responde: “Skywalker. Rey Skywalker”.

Isso lança milhões de questões sobre a misteriosa paternidade da heroína!

Shmi Skywalker e o filho Anakin em A Ameaça Fantasma (Episódio I).

Há dois caminhos lógicos aqui. O primeiro e mais provável é que A Ascensão Skywalker deve referendar o obscuro plano de Darth Sidious quanto ao uso da Força, que resulta no fato dele ter manipulado a Força de tal modo a gerar por “transmissão” a gravidez de Shmi, a mãe de Anakin Skywalker, que teve o filho sem nunca ter tido um pai.

A ideia de Palpatine como um pai indireto de Anakin surgiu no roteiro de Star Wars – Episódio III: A Vingança de Sith, filme que encerrou a Trilogia Prelúdio, em 2005, última tentativa do próprio George Lucas em contar a história que criou. Mas talvez por achar a ideia ousada demais, o cineasta tirou essa parte do filme. Porém, a informação vazou e os fãs começaram a especular sobre o fato.

HQ da Marvel mostra Sidious “gerando” Anakin em Shmi.

No fim das contas, uma das recentes HQs da Marvel Comics baseadas no universo de Star Wars – e que são consideradas canônicas, ou seja, estão mesmo relacionadas aos filmes atuais – o plano foi explicitado pela primeira vez: Darth Sidious manipulou a Força de modo a gerar Anakin dentro de Shmi Skywalker. Daí, a profecia de que Anakin seria O Escolhido, o Jedi que traria o equilíbrio à Força, e o fato dele ser, de fato, o mais poderoso Jedi já conhecido.

Darth Vader e Luke Skywalker diante do Imperador em O Retorno de Jedi (Episódio VI).

Enquanto a maioria pensou que a profecia era falsa quando Anakin sucumbiu ao Lado Sombrio da Força, influenciado por Palpatine e se tornando Darth Vader antes mesmo de precisar das próteses mecânicas para sobreviver, o que lhe deixou com a aparência ainda mais maligna e aterradora; na verdade, a profecia se cumpriu décadas depois, quando ao tomar parte do plano do Imperador de cooptar seu filho perdido, Luke, para o Lado Sombrio, e ver o jovem Jedi ser torturado por seu mestre, Vader termina por matar Palpatine ao lançá-lo no gerador de força da segunda Estrela da Morte e também morrer – redimido – nos braços do filho, ao final de O Retorno de Jedi. Ao eliminar o último dos Sith, Vader/Anakin restaurou o equilíbrio da Força tal qual a profecia havia prenunciado.

Rey e Luke em Os Últimos Jedi (Episódio VIII).

A Trilogia Nova traz um novo desequilíbrio na Força, com os poderes opostos de Rey e Kylo Ren, nos lados luminosos e sombrio, respectivamente, seguindo seus mestres, Luke Skywalker e Supremo Líder Snoke.

Kylo Ren.

Então, A Ascensão Skywalker pode retomar a ideia da “paternidade” de Anakin e a ligação de Palpatine com a linhagem Skywalker, por meio de Anakin, Luke e Kylo Ren, que na verdade, é Ben Solo, o filho de Han Solo com Leia Organa, sendo esta também filha de Anakin e irmã gêmea de Luke.

Como Rey entra na história?

Retomamos o que dissemos antes. Na primeira hipótese lógica, ela pode ser uma variação ou sequência do plano de Palpatine e também gerada por ele justamente para se unir a Ben/Kylo no futuro. Isso somado ao fato dela ser herdeira da tradição de Luke, por ter sido treinada por ele, poderia fazê-la ser considerada da família e adotar o sobrenome no final.

A segunda hipótese seria desconsiderar tudo isso – sobre a geração “espontânea” de Anakin e as consequências disso para a saga e sua ligação com Palpatine – e a heroína adotar o nome Skywalker tanto por homenagem quanto como uma espécie de título – tal qual Jedi – para levar adiante o uso da Força na Galáxia.

Mara Jade nos quadrinhos.

Talvez, exista ainda um terceiro caminho, mais perigoso, mas que não pode ser abandonado, que é Rey ser efetivamente uma parente de Luke. Embora este seria o caminho “fácil” não é impossível que o Episódio IX aponte algo como Rey ser filha de Luke. Com o passado do Mestre Jedi praticamente em branco ao longo dos 30 anos entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força, não é muito difícil inserir que o herói chegou a ter um grande amor – Mara Jade, personagem que surgiu nos livros do Universo Expandido de Star Wars nos anos 1990 e que não são mais considerados canônicos, porém, a personagem ainda é bastante querida – e bolar uma trama para que ela tenha gerado esse filho em segredo de algum modo.

A criança ser entregue a um casal anônimo de catadores de lixo no distante planeta Jakku seria uma consequência.

A família Lars: Beru, Owen e Cliegg em A Vingança de Sith (Episódio III) quando recebem Luke bebê.

Outros rumores de Rey ser filha de Obi-Wan Kenobi – o Mestre Jedi tanto de Anakin quanto de Luke – também já circularam, mas isto parece menos provável; não tanto quanto Rey ser uma filha perdida do casal Owen e Beru Lars, afinal, Owen é filho de Cliegg Lars com Shmi Skywalker, que casou depois que o filho Anakin partiu para se tornar um Jedi. Embora tal ponto nunca tenha sido desenvolvido na saga, se a Força é forte na família Skywalker, Owen Lars poderia ter a Força dentro de si, embora provavelmente nunca a desenvolveu, vivendo como um fazendeiro em uma fazenda de umidade em Tatooine e – sabendo do segredo de Anakin/ Vader – tentando se manter o mais distante possível dos eventos políticos da Galáxia e querendo o mesmo para o sobrinho Luke que criou como se fosse seu filho.

Tudo é possível.

Star Wars – A Ascensão Skywalker é dirigido por J.J. Abrams e estreia em 20 de dezembro deste ano.