Sexo. O que vende mais do que Sexo? O que rende mais notícias na internet do que sexo? E por que nos quadrinhos seriam diferentes? Uma nova revista da Marvel Comics chamada X-Men 01 traz (ainda que discretamente) uma novidade picante: Ciclope, Jean Grey e Wolverine formam um trisal. Um casal de três!

Na revista, uma sequência às minisséries House of X e Power of X, que estão mudando completamente a ambientação das histórias dos mutantes da Marvel, os X-Men estão vivendo na Lua e aparece uma planta da casa da família Summers. Mas o desenho deixa muito claro que o quarto de Jean Grey está exatamente no meio entre os de Scott Summers (o Ciclope) e o de Logan (Wolverine). E não somente isso: o quarto dela tem portas de ligação com ambos – ao contrário dos outros quartos da casa, que são independentes.
É a consolidação de uma complicada relação, em muitos momentos um triângulo amoroso, que dura décadas nas histórias da Marvel. Ademais, se relaciona com as mudanças de atitude e de moral que os mutantes liderados por Scott Summers estão adotando em House of X e Power of X.

Os comentários na internet, além disso, ainda acrescentam que o trisal ainda pode virar um quarteto, incluindo Emma Frost, a Rainha Branca, como parceira de Ciclope.

Nos quadrinhos clássicos dos X-Men, nos anos 1960, Scott Summers e Jean Grey formaram um casal. Quando a equipe foi reformulada nos anos 1970, com a inclusão de novos membros – dentre os quais Wolverine – o namoro continuou, mas enquanto a Garota Marvel saiu da equipe, Ciclope continuou a liderá-la. Na trama de histórias que mostraram Jean Grey se tornando a Fênix, é mostrado que Logan tem uma “queda” pela menina, mas após a morte dela como Fênix Negra – HQ (muito) ligeiramente adaptada ao cinema em X-Men – Fênix Negra (leia a Resenha do HQRock para o filme aqui) – começou-se a explorar que Wolverine era intensamente apaixonado por ela e até começou a se inserir retroativamente (porque isto não estava nas histórias originais) um certo interesse de Jean nele também.

Ninguém fica morto por muito tempo nos quadrinhos. Menos ainda Jean Grey, cujo nome mais comum é justamente Fênix! Ainda nos anos 1980, a heroína voltou à vida em uma versão mais madura, mas as histórias exploravam que, como ela tinha “morrido”, Scott Summers tinha seguido em frente e estava até casado! Enquanto a relação Scott-Jean ficava mais complexa (ele deixou a mulher para ficar com ela), ao mesmo tempo, se voltou a explorar – agora de modo mais efetivo – a paixão latente entre Jean e Logan.
Mas pelo menos nas HQs, apesar de Jean e Logan terem chegado a “ficar” algumas vezes, no fim das contas o casal Scott-Jean se manteve até a morte dela (de novo) no início dos anos 2000. Com ela morta, Scott se envolveu em um longo romance com Emma Frost, a Rainha Branca.

Nem vou explicar o status quo dos X-Men nas HQs da atualidade, tão grandes são as transformações, mas o fato é que Jean Grey está viva de novo e Ciclope morreu e voltou dos mortos. Se o casal se reuniu, agora, parece que vai adotar uma postura mais “colorida” em sua vida sexual: o poliamor.
Que moderno!

E para encerrar, o leitor deve ter notado que quase nada disso apareceu na versão dos X-Men nos cinemas. X-Men – O Filme mostra Scott e Jean como um casal e Logan flertando com ela. X-Men 2 começa a diminuir o papel de Ciclope e colocar o bromance Logan-Jean como foco. Em X-Men – O Confronto Final (uma fracassada tentativa de adaptar A Saga da Fênix Negra, de uma maneira ainda pior do que Fênix Negra faria 12 anos depois), Ciclope é praticamente tirado da jogada (algo literalmente) e é investido no peso emocional do amor Logan-Jean; enquanto a morte dela atormenta o mutante canadense em Wolverine – Imortal, seu segundo longa solo. O bromance é novamente citado de leve ao fim de X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido. Para fazer um pouco de justiça aos quadrinhos originais, tanto X-Men – Apocalipse quanto X-Men – Fênix Negra têm um foco um pouco maior na relação Scott-Jean.

Só piora….
GostarLiked by 1 person
Vcs acham q isso pode acontecer? Na minha opinião eu acho q não? Pq não faz sentido
GostarLiked by 1 person
Pois é, acho que já tá acontecendo. A intenção do Hickman parece clara, está levando de forma (não tão) sutil os X-Men para um novo alinhamento narrativo, para uma nova agenda sendo mais direto.
Nos anos 60 Stan Lee disse que não havia planejado, porém caira no colo dele o espelhamento dos X-Men com a luta pelos diretos civis dos afro-americanos, com o qual ele concordava plenamente de forma pessoal e editorial, e provavelmente a totalidade dos leitores da Marvel tb – pra não dizer a maioria da sociedade norte-americana à época.
Agora os tempos são outros e a pauta tb é outra – vai desagradar alguns (muitos?) e poderá atrair outros (tantos?) – mas pelo visto a Marvel-Disney está bem disposta a bancar essa aposta.
GostarLiked by 1 person