Em uma entrevista ao jornal britânico The Sun (via Deadline), a filha do ator e fisiculturista David Prowse, Rachel Prowse, informou que seu pai morreu vítima da Covid-19. O ator, famoso por ter interpretado a incorporação física de Darth Vader nos filmes originais da franquia Star Wars faleceu neste domingo, aos 85 anos.

David Prowse como Darth Vader nas gravações de O Império Contra-Ataca, ao lado de Harrison Ford.

Rachel Prowse disse que o pai vinha sofrendo de Alzheimer, mas contraiu o novo coronavírus duas semanas atrás e precisou ser internado. Ela lamentou que, por causa das restrições devido ao risco de contágio, a família não pôde visitá-lo e ele terminou por falecer na manhã do dia 29 de novembro.

Prowse foi um famoso fisiculturista britânico que ganhou por três vezes o campeonato mundial de levantamento de peso, no início dos anos 1960, e depois passou a realizar trabalhos no cinema e na TV em papeis que demandassem seu porte físico musculoso e sua altura de 1,98 metros, dentre os quais um papel em Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, em 1971, e como o Monstro de Frankenstein nos filmes de terror da Hammer. Mas foi como a encarnação física de Darth Vader nos três filmes da trilogia clássica – Uma Nova Esperança (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983) – que ficou mais conhecido, ainda que seu rosto nunca seja visto e que sua voz tenha sido substituída pela do ator James Earl Jones.