Vista externa do estádio.

Terminadas as sequências de gravações externas na Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, a produção de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan, mudou-se neste sábado para o Estádio Heinz Field, dos Pittsburgh Steelers. As gravações envolveram, inclusive, 11 jogadores do time, dentre os quais o astro quarterback “Big” Ben Roethlisberger, que farão os Gotham Rogues, time fictício da cidade fictícia.

Os jogadores em campo.

Como foram necessários centenas de figurantes para encher uma das alas do estádio de espectadores, estão disponíveis muitos vídeos na internet da filmagem. Eles mostram o público vibrando e, em seguida, uma série de explosões no gramado (que rendem uma reação espontânea da plateia, de gritos e pânico). Depois, Bane e a Liga das Sombras entram em campo carregando algum tipo de artefato metálico. O vilão palestra para o público. A voz do ator Tom Hardy, captada pelos microfones do estádio, está um pouco fraca – talvez a máscara atrapalhe o som – mas seu sotaque britânico não foi americanizado, o que deve servir para dar um tom “estrangeiro” ao personagem.

Uma placa falsa de gramado simula erosão: explosão ou terremoto? O tal artefato de metal está à esquerda.

As palavras de Bane conclamam a população a tomar o controle de Gotham City. Como vemos, a Liga das Sombras vai realmente criar o caos na cidade, como haviam tentado em Batman Begins. Curiosamente, alguns fãs na internet, por meio dos bate-papos, já perceberam que o papel de Bane em “criar o caos” é semelhante ao que o Coringa fez em Batman – O Cavaleiro das Trevas, o longametragem anterior. Será que Nolan vai dar uma dica de que o Coringa teria sido contratado pela Liga das Sombras para criar o caos (como haviam feito com Jonathan Crane, o Espatalho [vivido por Cillian Murphy nos dois filmes]) e o lunático personagem de Heath Ledger decidiu criar o “seu” próprio caos?

Os trumblers desfilam no campo: um comentador acha que não era parte da cena, apenas uma exibição para o público.

Alguns sites, como o Comic Book Movie, também comentam que o artefato que a Liga das Sombras leva ao estádio lembra de algum modo o gerador de microondas usado em Batman Begins, podendo ser um aperfeiçoamento da mesma. Tem quem aposte em uma máquina capaz de gerar terremotos, o que justificaria a imagem de prédios balançando e em pedaços que aparecem rapidamente no teaser trailer. Será? Outros afirmam que seria apenas uma bomba grande.

Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.