Vislumbre do que Aquaman teria sido, com Justin Hartley.

Uma notícia animadora para os fãs de Smallville e para aqueles que gostam de ver personagens adaptados para outras mídias – inclusive, aqueles que não dão certo. A Warner confirmou que o piloto da série de Aquaman, não aprovado para ser desenvolvido, estará incluso no Box-Set das 10 temporadas de Smallville a ser lançado este ano. A data ainda não foi confirmada, mas já há prevenda no site da Amazon.

O Box-Set de "Smallville": 10 temporadas e muitos extras.

Para quem não conhece a história, um resumo: em 2004, na 4ª temporada de Smallville, o conglomerado Warner/DC Comics decidiu fazer um teste e trazer outro personagem “peso-pesado” para contracenar com Clark Kent (Tom Welling), o futuro Superman, em um episódio. Assim, o Flash fez uma participação especial, meio disfarçado, no episódio “4×05 Run” (veja os posts do HQRock com os melhores momentos da série!).

O Flash já havia tido uma série de TV nos anos 1990 (não lembra?) e, na época, se fala em um filme que até hoje não se realizou (mas continua nos planos da Warner. Há até um roteiro escrito por David S. Goyer, o mesmo roteirista dos filmes do Batman e que também iria dirigir o filme que seria estrelado por Ryan Reynolds, que, agora, é o Lanterna Verde). Por isso, em nenhum momento da série (nem naquele episódio, nem depois) ele é chamado de Flash, mas de Impulso, uma versão adolescente do Flash que existe nos quadrinhos.

Aquaman (Alan Ritchson) em "Smallville".

Como a inclusão deu certo, em 2005, na 5ª temporada, outra personagem da DC Comics apareceu junto a Clark Kent: agora, Arthur Cury, também conhecido Orin ou Aquaman, interpretado por Alan Ritchson. A aparição – no episódio “5×04 Aqua” – também fez sucesso (foi a melhor audiência de toda a temporada) e como não havia nenhum plano de desenvolvimento de um filme-solo da personagem, o canal WB decidiu bancar um Piloto para uma série do herói aquático produzida pela mesma equipe de Smallville, comandada pelos produtores Alfred Gough e Miles Millar.

Em 2006 foi produzido o Piloto da série que deveria se chamar Mercy Reef (o nome da cidade em que a personagem mora, assim como Smallville era a casa de Clark Kent), mas o nome terminou sendo mudado para o tradicional Aquaman mesmo. Alan Ritchson não foi cotado para repetir o papel, que coube a Justin Hartley. Além dele, o piloto tinha Lou Diamond Phillips (de La Bamba) como o pai do protagonista e Adrianne Palicki como a sereia Siren.

Justin Hartley como Arqueiro Verde em "Smallville": destaque no fim da série.

Porém, o canal WB se fundiu ao UPN formando o novo The CW que decidiu não desenvolver a série por não gostar do produto final. Ainda assim, depois, o piloto foi disponibilizado para download no iTunes e foi um sucesso, sendo bem avaliado pelos fãs. Como compensação, o ator Justin Hartley foi levado para Smallville, onde interpretou Oliver Queen, o Arqueiro Verde na 6ªtemporada, tornando-se, em seguida, parte do elenco fixo da série e um dos protagonistas das últimas temporadas.

Adrianne Palicki já havia aparecido em Smallville, na 3ªtemporada, como a falsa Kara Zor-El (a prima do Superman que veio de Krypton), e, depois interpretou a Mulher-Maravilha no recente piloto de remake da série da Princesa Amazona, que também não foi aprovado.

Agora, os fãs de Smallville e de Justin Hartley vão poder conferir o Piloto de Aquaman e tirar suas próprias conclusões, se a serie deveria ter sido produzida ou não.