Desenho de fã na internet mostra o Superman com o rosto do ator Henry Cavill.

Falta aproximadamente um mês para o início das filmagens de Superman – O Homem de Aço, filme que reiniciará a franquia do maior dos super-heróis da DC Comics, adaptado pela Warner Bros. Curiosamente, a produção dirigida por Zack Snyder é ainda mais misteriosa do que a do seu “irmão” de editora, o Batman, cujas informações borbulham na internet, embora também envoltas em mistérios.

Não se sabe nada de concreto sobre Homem de Aço, apenas a lista dos personagens principais e seus respectivos atores. Mas isso deve mudar em breve.

Smallville parcialmente destruída. Zod? Meteoros?

O site Superman Homepage descobriu que a cidade de Plano, no estado do Illinois, servirá de dublê para Smallville, a “cidade-natal” de Clark Kent. O curioso é que as fotografias das casas cinematográficas mostram uma destruição.

Será que teremos cenas de ação em Smallville? Superman versus General Zod no interior?

Ou, melhor ainda, O Homem de Aço adaptará a cena da queda da chuva de meteoros que marcou a série de TV Smallville, que mostrou a juventude de Clark Kent antes dele se tornar o Superman e que se encerrou em maio deste ano após 10 temporadas? Não seria impossível, pois a chuva de meteoros foi uma criação da série que faz muito sentido e acrescenta elementos dramáticos interessantes ao cânone do último filho de Krypton (sua chegada à Terra é marcada por morte e destruição e, na série, pela morte dos pais de sua futura amada, Lana Lang) e certo aspecto realístico, que o novo filme parece buscar (afinal, a chuva de meteoros serve para esconder a chegada da nave espacial que traz o bebê Kal-El desde Krypton e é adotado pela família Kent, de modo que ninguém fica sabendo dela).

[Veja os posts  do HQRock sobre os melhores momentos de Smallville (em três partes) em https://hqrock.wordpress.com/2011/05/17/smallville-relembre-os-melhores-momentos-da-serie/; https://hqrock.wordpress.com/2011/05/18/smallville-os-melhores-momentos-da-serie-parte-2/; https://hqrock.wordpress.com/2011/05/19/smallville-os-melhores-momentos-da-serie-parte-3/]

[E também a resenha do último episódio em https://hqrock.wordpress.com/2011/05/15/resenha-do-ultimo-episodio-de-smallville/]

Na versão tradicional da origem  do Superman, a nave simplesmente aterrissa (durante o dia!) e ninguém percebe isso. O Governo dos EUA e seus radares superpotentes iriam deixar uma coisas dessas passar?

Harry Lennix: outro militar no filme.

Bom, mas tudo isso é especulação. Mais notícias devem sair em breve, pois o início das filmagens deve trazer algumas novidades. Além disso, o diretor Snyder prometeu que revelaria o visual do Superman antes das filmagens, para que não aparecesse antes em imagens de baixa qualidade na internet. (Para acompanhar as discussões sobre o visual do Superman para o filme, veja o post do HQRock sobre o assunto em https://hqrock.wordpress.com/2011/06/22/qual-visual-o-superman-deveria-ter-no-novo-filme/).

Por fim, em outra notícia relacionada à produção, foi confirmada a contratação do ator Harry Lennix (de Matrix Reload e Matrix Revolution) no papel de um militar chamado General Swanwick. Pelo que se pode ver pela lista do elenco, os militares terão um papel importante no filme. E Lex Luthor, será que aparecerá como um forncecedor de armas para o exército?

Dirigido por Zack Snyder (de 300 e Watchmen), escrito por David S. Goyer e produzido por Christopher Nolan (dupla dos filmes de Batman), Superman – O Homem de Aço já teve confirmado no elenco Henry Cavill (Superman), Amy Adams (Lois Lane), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Michael Shannon (General Zod), Antje Traue (Faora), Russell Crowe (Jor-El), Julia Ormond (Lara-El), Christopher Meloni (General Sam Lane), Harry Lennix (General Swanwick). A estreia será em dezembro de 2012 e as gravações começam em agosto.