Na iminência de um novo trailer e da prévia de seis minutos, ambas a serem lançadas em 16 de dezembro nos cinemas dos Estados Unidos, a produção de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan, continua gerando muitos boatos e rumores. Ainda continuam chegando à internet muitas imagens captadas nas filmagens dos últimos dois fins de semana na cidade de Nova York, cuja região de Wall Street – o principal distrito financeiro da cidade e do mundo – dublará o centro financeiro da fictícia Gotham City, região esta que, nos quadrinhos, é chamada de Diamond District.

Matthew Modine: político corrupto? Agente da CIA? Do FBI? Promotor Público?

O acompanhamento das filmagens por meio de captações de vídeos e fotografias permitem assistir a uma enorme batalha campal entre a força policial de Gotham e os mercenários da Liga das Sombras liderados por Bane (Tom Hardy), uma luta entre Batman (Christian Bale) e Bane, a Mulher-Gato (Anne Hathaway) no metrô, além de outras com o homem-morcego entrando no batwing no topo de um prédio. Entre essas filmagens, pudemos acompanhar o ator Matthew Modine cuja descrição oficial se refere a ele como Nixon, um “político corrupto e um vilão de grande importância na trama”.

Modine assume um papel de liderança em meio à polícia. Joseph Gordon-Levitt ao fundo.

Contudo, as imagens não sugerem nada disso: Modine aparece vestindo terno e sobretudo, gravando cenas ao lado de Gary Oldman (que faz o Comissário Gordon) e empunhando uma arma ao lado da força policial. Seu visual e postura sugerem muito mais o típico agente do FBI que é tão comum no imaginário dos norteamericanos. O site Comic Book News aposta que ele é um agente da CIA, mas esta agência de espionagem age fora do território dos EUA, embora sua presença possa ser justificada pelo caráter estrangeiro da Liga das Sombras. Outra hipótese é de ele ser o novo Promotor Público de Gotham, o terceiro da série (Finch em Batman Begins e Harvey Dent em Batman – O Cavaleiro das Trevas).

Modine usando uma farda policial na batalha campal em Wall Street.

Segundo as fontes do site, que vem acertando vários “palpites” nos últimos tempos, é possível que Nixon – se é que esse é seu nome, já que outra fonte afirma ter visto o nome “Fynch” no distintivo que ele usou em outra cena – venha a Gotham City como parte de uma missão (da CIA ou do FBI) para investigar o Batman, mas com o desaparecimento do Batman causado pela surra de Bane, a Liga das Sombras toma o controle em Gotham City, e Nixon termina sendo uma das forças de motivação – junto com o policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt) para que a força policial reaja.

Curiosamente, na cena da batalha campal entre a polícia e os mercenários, Nixon aparece vestido com uma roupa policial de alta patente.

Joseph Gordon-Levitt: vilão? Ou somente um policial?

Quanto ao policial John Blake, cada vez mais perdem força os boatos de que ele seria um personagem já conhecido do universo do homem-morcego (fala-se desde do Robin até vilões diversos como Alberto Falcone, Charada, Hugo Strange, Máscara Negra, Pistoleiro e até o Coringa). Aparentemente, a premissa oficial de que ele é “um policial das forças especiais encarregado de uma missão secreta por Gordon” ganha força. Segundo alguns boatos, John Blake seria o líder de uma unidade especial encarregada pelo próprio Prefeito Anthony Garcia (Nestor Carbonell) de caçar o Batman, acusado de matar Harvey Dent (Aaron Eckhart) em O Cavaleiro das Trevas. Isso seria feito pelo o que o prefeito julgaria reticência do Comissário, devido à amizade com o homem-morcego.

John Blake escolta Bruce Wayne na entrada da Wayne Enterprises.

Tendo em vista o que foi apresentado até aqui em rumores e imagens, parece-me que John Blake mudaria de ideia depois que a Liga das Sombras toma o controle de Gotham e Bane revela a público os crimes de Harvey Dent, que virou o vilão Duas Caras no terço final de O Cavaleiro das Trevas. As filmagens em Los Angeles sugeriram que Gordon encarregaria Blake de encontrar o Batman de alguma maneira, talvez até descobrindo sua identidade. Assim, Blake deve ter alguma participação na volta do homem-morcego, o que justifica o título Ressurge.

E as cenas de Blake escoltando Bruce Wayne na entrada da Wayne Enterprises? Ninguém sabe…

Um dos tumblers camuflados da Liga das Sombras diante do Trump Building em Wall Street.

Outro ponto é que o Comic Book News afirma que Nixon e Blake serão responsáveis pela reação da polícia na ausência de Batman e de Gordon, que é hospitalizado por Bane. Os dois liderariam pequenos ataques à Liga das Sombras, o que motivaria o reagrupamento da força policial para a batalha campal gravada em Wall Street. Esse comportamento meio “terrorista” ou “guerrilheiro” (do bem) poderia explicar as suspeitas gravações de Joseph Gordon-Levitt em Pittsburgh, no qual o policial John Blake aparece agindo de maneira estranha e desconfiada, ambas na presença dos tumblers camuflados da Liga das Sombras.

Fim do mistério?

Parte do elenco de "Ressurge". Muitos mistérios permanecem.

Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham, Anthony Garcia), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.