A esta altura, o vídeo que mostrava o trailer completo de  Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan, já saiu do ar. Este trailer sai junto às cópias de Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras, enquanto o Prólogo de seis minutos sai junto de Missão Impossível – Protocolo Fantasma.

O trailer compila diversas cenas. O HQRock apresenta uma descrição resumida do vídeo que tem menos de três minutos.

O vídeo começa com uma conversa entre Alfred e Bruce.

O trailer começa com uma conversa entre Bruce Wayne (Christian Bale) e Alfred Pennyworth (Michael Caine), na qual o mordomo dá um tipo de lição no homem-morcego, enquanto este responde um semblante que mistura tristeza e perplexidade. As palavras de Alfred são mais ou menos as seguintes: “Você é especial para mim quase do mesmo jeito que era para sua mãe e seu pai. Eu prometi a eles que cuidaria de você, mas não o fiz”. Segue-se cenas de uma espécie de evento público com a presença do Prefeito Anthony Garcia (Nestor Carbonell) e no qual o Comissário Gordon (Gary Oldman) se prepara para falar. Dois homens não-identificados conversam sobre o veterano policial: “O prefeito vai demiti-lo”; “Sério?”; “hum-hum”; “Mas o cara é um herói”; “Um herói de guerra, estamos em tempos de paz”.

Seguem-se cenas rápidas e confusas mostrando o que parece ser o Batman e depois Bane (Tom Hardy). Vem uma cena de uma festa em uma grande mansão que, presumilvemente, é a Mansão Wayne – houve rumores na época das gravações de uma cena de festa, onde fica a casa de verdade, na Inglaterra – e vemos Bruce Wayne dançando com Selina Kyle (Anne Hathaway). Há outras cenas se intercalando, como a moça colocando um colar de pérolas, se arrumando; usando uma máscara daquelas de baile de máscaras; e sussurrando algo no ouvido de Bruce, algo como “Você irá imaginar como pode ter tanto e deixar tão pouco para o resto de nós”.

Selina Kyle aparece em seu traje estilo anos 20.

Ao mesmo tempo, vemos o que parece a invasão de uma repartição pública – talvez a prefeitura de Gotham, segundo os rumores na época da reta final das gravações – Gordon passando por uma porta e havendo uma explosão atrás dele; um movimento que parece uma fuga da prisão de Blackgate com os ex-presos armados de AK-47 e chegando diante às pernas de Bane, que está em cima de um dos tumblers camuflados da Liga das Sombras.

John Blake aparece em ação.

Volta para festa e vemos Miranda Tate (Marion Cotillard) tirando uma daquelas máscaras de festa e se mostrando para Bruce, de um jeito meio dengoso e ele rindo. Corta rapidamente para a famosa cena de luta nas escadarias de um prédio – aquela que vimos ser gravada em Pittsburgh – e, em meio a uma grande confusão, Batman parado esperando para começar a lutar com Bane, que chega e os dois saindo na porrada. Um dos tumblers aparece armado de um canhão e dispara contra o prédio. Vemos o policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt) se jogando contra uma porta.

Há relances de Bruce treinando seu físico, o que pode ser uma cena de flashback. No que parece ser o mesmo cenário, vemos Bruce barbado – como no início de Batman Begins – ouvindo aquele já famoso canto misterioso por uma multidão. Ele se dirige ao vão formado por uma gigantesca escadaria, acompanhado por um senhor idoso não-identificado. Ele olha para baixo, onde parece haver muita gente gritando o canto, e pergunta ao idoso: “O que significa?”; e o outro responde: “Rise” (ascensão).

A cena da luta da escadaria também aparece.

Vemos Bruce – aparentemente vestido como Batman, não dá para ter certeza, mas sem máscara – com um profundo corte na testa e deitado no chão. Bane está sobre ele e diz: “Quando Gotham estiver em cinzas, você terá a minha permissão para morrer”.

Há uma cena fantástica, que mostra Bane caminhando no que parece ser o túnel que dá acesso aos jogadores para entrar no campo de um estádio e vemos uma partida de futebol americano – aquela gravada em Pittsburgh – e um jogador pega a bola e sai correndo, a câmera na frente, enquanto atrás, todo o campo simplesmente passa a explodir e afundar, num efeito fantástico, fantástico! Quando o jogador para e olha para trás, fica parado, sem saber o que fazer.

O batwing em movimento fica muito legal.

A mesma cena do batwing perseguindo os tumblers camuflados nas ruas de Gotham, que vimos no teaser após o Prólogo, aparece de novo, agora um pouquinho mais longa e o efeito da bave voando é muito legal, bem realista – afinal, como vimos nas gravações, a nave inteira está acima de um caminhão que corre de verdade atrás dos outros veículos. Também vemos aquele caminhão enorme das gravações.

Batman aparece rapidamente segurando aquela arma que aparece na capa da revista Empire, que ninguém sabe o que é – um teaser gigante? – e a mesma cena do teaser trailer na qual alguém – parece Bane – escala um poço – o que remete a mesma cena de Batman Begins na qual o pequeno Bruce Wayne cai no poço e depois o usa para descobrir a caverna.

Outra cena do teaser, com Batman e Bane no que parece ser a batcaverna também aparece. E o trailer termina com a mesma cena do teaser, na qual a câmera sobe em direção aos prédios estremencendo e formando o logo do morcego.

Não garanto que essa descrição esteja exatamente na mesma ordem das cenas, pois estou fazendo de memória, mas em grande medida, este é o trailer que veremos em qualidade melhor em alguns dias.

A cena do teaser trailer se repete.

Tudo muito legal e promissor! Tem mesmo o caráter épico que Nolan anda prometendo.

Esperemos pelo lançamento oficial, que garantirá assisti-lo em alta qualidade.

Enquanto isso, pelo menos um mistério parece ter sido resolvido. A misteriosa arma esférica de Bane parece ser realmente uma máquina de terremotos, tendo em vista a cena do estádio.

Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Batman/Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s Al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham, Anthony Garcia), Matthew Modine (Nixon),  Alon Abutbul (Dr. Leonid Pavel), Aiden Gillen (agente da CIA), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.