A banda reunida pela última vez no O2 Arena, em 2007: agora nos cinemas.

Em comunicado oficial, a banda britânica Led Zeppelin anunciou que sua apresentação no O2 Arena de Londres em 2007 será lançada como um longametragem nos cinemas. O evento em questão era uma homenagem ao executivo Ahmet Ertegun, fundador da gravadora Atlantic e importante nome na história da soul music e do rock and roll, por serem dois gêneros divulgados pela companhia.

Ertegan começou investindo no R&B e terminou ajudando a consolidar o soul ao mesmo tempo em que desde cedo abriu portas para pioneiros do rock britânico nos EUA, como é o caso dos Rolling Stones. No fim dos anos 1960, a Atlantic se tornou a gravadora alternativa preferida dos roqueiros, lançando bandas de grande sucesso, como Cream (de Eric Clapton), Crosby, Stills, Nash & Young, Yes e, é claro, o Led Zeppelin.

O Led Zeppelin foi fundado pelo guitarrista Jimmy Page em 1968 a partir das cinzas de outra banda, The Yardbirds. A reunião de Page com Robert Plant (vocais), John Paul Jones (baixo) e o baterista John Bonham resultou em uma das mais explosivas combinações de instrumentistas da história da música. A banda encontrou o sucesso desde o início, com seus dois primeiros álbuns Led Zeppelin I e Led Zeppelin II, lançados em 1969. O grupo foi um dos maiores sucessos do rock ao longo dos anos 1970 e encerraram as atividades em 1980, após a morte de Bonham por excesso de álcool. Depois, os três membros remanescentes (e por vezes apenas Plant e Page) encenaram apenas reuniões breves.

A última dessas reuniões foi justamente no concerto de 2007. Na ocasião, Page, Plant e Jones tocaram com o apoio de Jason Bonham, baterista que é filho de John Bonham e que já havia se apresentado com o grupo em outras ocasiões.

E essa pode ter sido a última vez que o Led Zeppelin reuniu suas forças. Em entrevista de novembro do ano passado (veja aqui), Robert Plant afirma categoricamente que não quer mais reunir-se com o grupo.

O motivo deve ser o sucesso atual de sua carreira solo. O cantor se apresentará no Brasil em outubro, em uma turnê por seis capitais. (veja detalhes aqui).

O título do filme será A Celebration Day. Com seu som forte, pesado e poderoso, definitivamente, o Led Zeppelin é uma banda para se ver no cinema.