Já há algum tempo surgem rumores de que Thor – The Dark World (cujo título em português pode ser Thor – O Mundo das Trevas), sequência com as aventuras do deus do trovão da mitologia nórdica, adaptado como um super-herói dos quadrinhos pela Marvel Comics e levado aos cinemas pelo Marvel Studios, terá gravações na Islândia. Agora, parece que o ator Christopher Eccleston confirmou a informação.

Malekith e a Caixa dos Invernos Antigos.

Alguém tuitou que o ator britânico comentou o fato em meio ao The Times Cheltenham Literature Festival 2012, informa o site Comic Book Movie.

O diretor Alan Taylor já gravou na Islândia antes, na série de TV Games of Thrones. O país também serviu de locações para a base da Liga das Sombras no alto do Himalaia em Batman Begins. Em Thor, aparentemente, a locação servirá para retratar o Reino dos Gigantes de Gelo ou mesmo as consequências do vilão Malekith, o Maldito – papel de Eccleston – abrir a Caixa dos Invernos Antigos, artefato místico que traz um inverno eterno para onde é aberta.

Paralelamente, as gravações prosseguem em Londres. Curiosamente, há cenas externas nas ruas da cidade. Será que Londres mimetizará Nova York ou o filme terá sua história realmente baseada na Inglaterra? Em Thor, de 2011, os EUA são a base de atuação de Jane Foster (papel de Natalie Portman, interesse amoroso de Thor) e seus amigos, onde o deus do trovão termina caindo na Terra; mas em Os Vingadores é rapidamente citado que Foster foi transferida para a Europa como uma medida de proteção (sem que ela saiba).

Cenário que abrigou cenas de Thor: Londres na trama.

[Atualização 08/10: Saíram mais notícias sobre as gravações do filme em Londres. Hoje mesmo, pela manhã, foram gravadas cenas de segunda unidade (ou seja, sem a presença do elenco principal, apenas figurantes) em Butler’s Wharf, à beira do Rio Tâmisa, bem próximo da Tower Bridge, na região de Londres conhecida como The City.

A cena em questão tratava-se de um vôo de Mjolnir – o martelo de Thor – passando em meio à multidão. A gravação ocorreu por meio do ponto de vista do martelo, com uma câmera posicionada na frente de uma motocicleta que passa em meio aos transeuntes. Tendo em vista a localização da cena, com um dos maiores cartões postais de Londres ao fundo, a Tower Bridge, parece que O Mundo das Trevas vai mesmo ter sua história baseada na Europa e na Inglaterra. O que não deixa de ser interessante: Londres é uma cidade linda e sua exploração cinematográfica é sempre bem-vinda. Fim da Atualização].

Thor – The Dark World traz o elenco original de volta: Chris Hemsworth (Thor), Tom Hiddleston (Loki), Anthony Hopkins (Odin), Natalie Portman (Jane Foster), Jaime Alexander (Sif), Stellan Skarsgards (Dr. Selvig), Kat Denning (Darcy), Idris Elba (Heimdall),Zacharel Levy (Fandral), Ray Stevenson (Volstagg); e outros novatos, como Christopher Eccleston (Malekith), Alice Krige (Alflyse), Adewale Akinnuoye-Agbaje (Algrim/ Kurse), Richard Brake (o capitão do Einherjar) e Clive Russell (Tyr, o deus da guerra) . O diretor é Alan Taylor (de Games of Thrones) e o roteiro foi escrito por Don Payne (de Thor) e Robert Rodat (de O Resgate do Soldado Ryan). As filmagens já começaram, na Inglaterra, e a estreia está marcada para 21 de novembro de 2013. O filme também funciona como uma sequência de Os Vingadores e é parte da Fase 02 do Marvel Studios que conduzirá a Os Vingadores 2.

Baseado nas lendas da mitologia nórdica, onde é o deus do trovão, Thor surgiu nos quadrinhos em 1962, nas mãos de Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, estreando em Journey Into Mystery 83. Os quadrinhos mantiveram sua origem mítica, mas colocando-o em um contexto de super-heróis do presente. Ele seria um dos membros fundadores dos Vingadores e 1963 e continua até hoje sendo publicado pela Marvel Comics.