A edição 01 da Marvel, em 1977: sucesso estrondoso.
A edição 01 da Marvel, em 1977: sucesso estrondoso.

Há muito tempo, numa galáxia distante, quando um jovem e desconhecido diretor chamado George Lucas resolveu lançar um ousado “faroeste capa e espada espacial” chamado Star Wars – Guerra nas Estrelas, tentou vendê-lo de diversas formas para torná-lo mais popular. O épico não apenas chegou aos cinemas em 1977, mas também foi lançado como livro e quadrinhos. E coube à editora Marvel Comics, casa de Homem-Aranha, X-Men e Vingadores, a honra de editar essas revistas. Agora, a Disney Company – dona tanto da Marvel quanto da saga Star Wars – anunciou que a editora voltará a publicar quadrinhos da saga.

A Marvel começou a publicar seus quadrinhos da saga já em 1977, na época de lançamento do filme, numa revista mensal editada por Archie Goodwyn e com roteiros de Roy Thomas e desenhos de Howard Chaykin. Os seis primeiros números adaptaram o primeiro filme Guerra nas Estrelas  – Episódio IV: Um Nova Esperança, enquanto as edições seguintes eram histórias originais. A revista fez muito sucesso e ajudou a empresa a passar por uma fase difícil de vendas. Em 1980, as edições 39 a 44 adaptara, o segundo filme Guerra nas Estrelas – Episódio V: O Império Contra-Ataca.

As vendas caíram após o fim da saga, em 1983, sendo canceladas em 1986.

Em 1992, a editora Dark Horse adquiriu os direitos da saga e, desde então, já publicou centenas de revistas baseadas na saga.

Agora que a Disney é dona tanto da Marvel quanto da LucasFilm, quer manter tudo dentro de casa. O contrato com a Dark Horse segue até o ano que vem, de modo que os novos quadrinhos da Marvel só devem aparecer em 2014. Não há nem cronograma nem planos exatos do que trarão. Contudo  a data o coloca bem ´próximo do lançamento do novo filme Episódio VII, no mesmo ano.

Star Wars é uma série de filmes que estreou em 1977, criada, escrita e dirigida por George Lucas. Foram produzidos os Episódios IV, V e VI primeiro (entre 1977 e 1983) e depois os Episódios I, II e III (entre 1999 e 2007), além de diversas outras produções para outras mídias, como quadrinhos, livros, games e a série animada Star Wars – Clone Wars, que faz bastante sucesso atualmente na TV.