Felicity Jones: vilã. Namorada do Duende. Mas quem?
Felicity Jones: vilã. Namorada do Duende. Mas quem?

Uma reviravolta interessante veio à tona acerca da trama de O Espetacular Homem-Aranha 2, sequência do reinício da franquia do mais popular herói da Marvel Comics, comandado pelo conglomerado Columbia Pictures/Sony. A atriz Felicity Jones, que vive uma personagem misteriosa no filme, revelou em uma entrevista que será a namorada do vilão. E o vilão é o Duende Verde!

Ao View London, a atriz britânica tentou fazer mistério e se esquivar, mas terminou revelando um pouco mais quando disse:

Está tudo cercado de mistério, mas sou a namorada do Duende [Verde]. Estou em um relacionamento com ele e sou cúmplice. Estou no lado negro.

Anteriormente, os rumores apontavam para que Felicity Jones interpretaria a Gata Negra, uma ex-vilã que se apaixona pelo Homem-Aranha. (Veja mais aqui).

Chris Cooper é Norman Osborn...
Chris Cooper é Norman Osborn…
... e Dane DeHann faz seu filho Harry.
… e Dane DeHann faz seu filho Harry.

A grande questão que se abate agora é – além de saber quem é essa “namorada” – descobrir quem é o namorado da moça. O que todos comentam na internet é que a idade de Jones a coloca como um par mais aceitável para o ator Dane DeHann, que vive Harry Osborn. Mas o Duende Verde é o pai dele Norman Osborn, vivido por Chris Cooper.

Ou será que não?

Já correram boatos anteriormente de que em O Espetacular Homem-Aranha 2, seria Harry quem assumiria o manto do Duende Verde, para colocá-lo como um oponente mais juvenil ao Homem-Aranha.

Homem-Aranha versus Duende Verde na arte clássica de John Romita.
Homem-Aranha versus Duende Verde na arte clássica de John Romita.

Nos quadrinhos, o Duende Verde já era o principal inimigo do Homem-Aranha quando este conheceu Harry Osborn e, depois, o pai dele Norman.

O Duende Verde foi criado em Amazing Spider-Man 14, de 1964, por Stan Lee e Steve Ditko. Harry Osborn aparece pela primeira vez em Amazing Spider-Man 33, em 1965; enquanto Norman Osborn somente em Amazing Spider-Man 37, de 1966. Ambas ainda por Lee e Ditko.

Segredos revelados. Arte de John Romita.
Segredos revelados. Arte de John Romita.

O Aranha descobre que Norman é o Duende em Amazing Spider-Man 39, de 1966, quando o vilão também descobre a identidade secreta do herói, numa história de Stan Lee e John Romita.

Mais tarde, Osborn matou a namorada de Peter Parker, Gwen Stacy, em Amazing Spider-Man 121, de 1973, (por Gerry Conway, Gil Kane e John Romita) mas o vilão terminaria morrendo na edição seguinte, em meio a um confronto com o herói.

Harry também foi o Duende nos quadrinhos. Mas depois.
Harry também foi o Duende nos quadrinhos. Mas depois. Arte de Sal Buscema.

Em seguida, Harry – que estava usando drogas pesadas, como LSD – descobriu o segredo do pai e, enlouquecido pelo abuso de substâncias, terminou pensando que ele era o Duende Verde, assumindo o manto maligno do pai. Depois de derrotado pelo Aranha, Harry seria submetido a um tratamento com hipnose e esqueceria de tudo isso.

Muito tempo depois, no arco A Criança Interior, (em Spectacular Spider-Man 178 a 184, 1991, por J.M. DeMatteis e Sal Buscema) Harry Osborn – já sabendo de tudo de novo – terminava não conseguindo lidar com as lembranças e se tornava um vilão de novo, terminando por morrer em uma batalha contra Peter em Spectacular Spider-Man 200, de 1993, pelos mesmos autores.

Ainda nos anos 1990, os escritores do Aranha trouxeram Norman Osborn de volta à vida, para se vingar do Homem-Aranha. (Saiba mais sobre Norman Osborn nos quadrinhos, clicando aqui. E sobre Harry Osborn, aqui).

The Spectacular Spider-Man trouxe nova abordagem sobre o Duende Verde.
The Spectacular Spider-Man trouxe nova abordagem sobre o Duende Verde.

Contudo, o desenho animado The Spectacular Spider-Man, trouxe uma abordagem diferente da trama: toda a história era conduzida para pensarmos que Harry Osborn era o Duende Verde. Só depois é que o telespectador descobre que, na verdade, além de Norman Osborn ser o Duende Verde, estava usando o próprio filho como cobaia no experimento que lhe conferiu suas habilidades especiais.

Será que O Espetacular Homem-Aranha 2 trará algo na mesma linha do desenho?

É possível.

O Espetacular Homem-Aranha, o filme, embora não apresente Norman Osborn diretamente, o personagem é citado diversas vezes, inclusive, que está com uma doença terminal. A trama do 2 deve explorar um experimento para curá-lo que, provavelmente, o conduzirá à transformação no Duende Verde.

E Harry pode ser parte disso.

O Espetacular Homem-Aranha 2 trará Peter Parker tendo que lidar com o fardo de ser um estudante normal durante o dia e o vigilante do crime Homem-Aranha à noite; enquanto tenta se manter afastado de seu grande amor, Gwen Stacy, por medo de envolvê-la nos riscos de sua vida. Ao mesmo tempo, o surgimento de um novo supervilão com poderes especiais, o Electro, pode tornar as coisas bem mais complicadas. Há também outro vilão: Rino. O filme introduz novos personagens à trama: o amigo Harry Osborn e o pai dele, o poderoso (e perigoso) Norman Osborn, dono da Oscorp, corporação na qual Gwen era estagiária no primeiro filme.

O Espetacular Homem-Aranha 2 é dirigido por Marc Webb (de 500 Dias com Ela), com história de James Vanderbilt e roteiro de Alex Kurtzman, Roberto Orci (de Star Trek e Transformers) e Jeff Pinkner. O elenco traz Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Jaime Foxx (Max Dillon/Electro), Chris Cooper (Norman Osborn), Shailene Woodley (Mary Jane Watson),  Dane DeHann (Harry Osborn), Colm Feore (papel não-divulgado), Paul Giamatti (Aleksei Sytsevich/Rhino), Sally Field (May Parker) e B.J. Novak (papel não-revelado).  Rumores escalam ainda a atriz Felicity Jones em papel não-revelado. As filmagens já começaram em Nova York. A estreia está prevista para 2 de maio de 2014.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.