Ultron: um dos mais poderosos inimigos dos Vingadores.
Ultron: um dos mais poderosos inimigos dos Vingadores.

O painel da Comic-Con de San Diego hoje sobre Os Vingadores 2, a sequência do épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe de super-heróis da Marvel Comics formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk, revelou o título oficial do filme: Avengers – Age of Ultron. É a confirmação de que o robô Ultron será o vilão da aguardada sequência. O diretor Joss Whedon, inclusive, revelou um vídeo teaser sobre o novo filme, que sequer começou a ser gravado!

O vídeo exibe uma armadura dourada e vermelha sendo amassada, num efeito criado para se pensar que é, claro, o Homem de Ferro. Até a câmera subir e revelar a cabeça da armadura: com o típico rosto de Ultron: as lentes inclinadas para baixo e o sorriso macabro! Enquanto isso, frases de Os Vingadores preenchem o vídeo, especialmente aquelas sobre como o grupo não funciona direito, terminando com a frase do Dr. Bruce Banner (Mark Ruffalo) de que eles são “uma bomba relógio”.

A revelação de que Ultron será o vilão de Os Vingadores 2 logo levantou considerações acerca de Hank Pym, o Homem-Formiga, herói e cientista que, nos quadrinhos, é o criador do robô.

Ultron na arte de John Romita Jr.: maior ameaça ao universo Marvel?
Ultron na arte de John Romita Jr.: maior ameaça ao universo Marvel?

Contudo, o próprio Joss Whedon já tratou de negar a possibilidade: Hank Pym não estará no filme! Em um liveblog da Marvel após a revelação de hoje à tarde, o cineasta comunicou:

Por conta de existir um arco chamado Age of Ultron recentemente, muitas pessoas acharam que é isso que estamos fazendo, mas não é o caso. Estamos fazendo a nossa própria versão da origem de Ultron. Na história original, existe um Hank Pym, então muitas pessoas acharam que ele estará no filme. Ele não está. Basicamente estamos pegando as coisas dos quadrinhos para o que precisamos e podemos usar. Muitas coisas precisam ficar pelo caminho.

Ou seja, nada de Age of Ultron tal qual nos quadrinhos. Age of Ulton é o título de uma saga dos Vingadores contra Ultron que acabou de ser publicada pela Marvel nos EUA. Na trama desta, Ultron domina o mundo e extermina a maioria dos heróis, o que obriga os sobreviventes a viajar no tempo para o passado para tentar impedir Hank Pym de criar o robô. Mas Whedon já deixou bem claro que esta não é a trama do filme.

Homem-Formiga é o cientista que cria Ultron nos quadrinhos.
Homem-Formiga é o cientista que cria Ultron nos quadrinhos.

Nos quadrinhos, Ultron é um robô indestrutível e inteligente, criado por Hank Pym, que se volta contra seu “pai”. Sua primeira aparição foi em Avengers 54, de 1968, com texto de Roy Thomas e arte de John Buscema.

Na verdade, ele é uma inteligência artificial incrementada por meio de um superprograma de computador e alimentado pelas ondas cerebrais de Pym, dotando, sem querer, a máquina de vontade própria. Em uma aventura posterior, Ultron após ter seu corpo destruído, transferiu sua mente para uma rede de computadores e construiu um corpo mais poderoso, de adamantium, o metal mais resistente do universo.

(Curiosidade: o adamantium é o mesmo metal do qual são feitas as garras e o esqueleto de Wolverine).

A clássica Avenger 68, de 1969.
A clássica Avenger 68, de 1969.

Ao longo dos anos, Ultron se transformou em um dos maiores oponentes dos Vingadores, protagonizando algumas de suas melhores aventuras, como o arco Ultron Definitivo, de 2000, escrito por Kurt Busiek e desenhado por George Perez; além do primeiro arco da revista The Avengers, de 2010, com texto de Brian Michael Bendis e desenhos de John Romita Jr. É este último que sugere que, num futuro breve, Ultron dominaria a Terra, o que mobiliza o vilão Kang, o conquistador, a viajar do futuro para o nosso presente, afim de impedir aquilo de acontecer.

Como vimos, o tal futuro se concretiza em Age of Ultron, a revista, uma maxissérie em 10 capítulos, também escrita por Brian Michael Bendis e com desenhos de Bryan Hitch e outros.

Todavia, como Joss Whedon deixou bem claro, no cinema o caminho será ligeiramente diferente. O robô não será criado por Hank Pym – ou pelo menos ele não aparecerá no filme, já que só será introduzido no filme Homem-Formiga, que será lançado em 2015, mas depois de Avengers – Age of Ultron.

É bem provável que Tony Stark esteja envolvido com a criação de Ultron.
É bem provável que Tony Stark esteja envolvido com a criação de Ultron.

Pode apostar: no cinema, Ultron será criado por Tony Stark. Como o HQRock já comentou antes, já existe uma inteligência artificial ligeiramente autônoma no Universo Marvel dos Cinemas: é o JARVIS, que auxilia o Homem de Ferro em todas as suas aventuras e aparece nos três filmes do herói e também em Os Vingadores (dublado pelo ator Paul Bettany).

O teaser deixa bem claro: JARVIS ou uma variação dele se voltará contra seu criador e usará uma das armaduras criadas por Stark para fazer seu corpo robótico.

Eu até diria que, seguindo os quadrinhos, Stark tentaria incrementar o JARVIS com suas ondas cerebrais e o resultado seria Ultron. Ou a SHIELD poderia fazer isso a sua revelia?

Thanos e a Manopla do Infinito nos quadrinhos: trama para Os Vingadores 3.
Thanos e a Manopla do Infinito nos quadrinhos: trama para Os Vingadores 3.

Por fim, outra questão que emerge entre os fãs é: e Thanos?

Afinal, o supervilão cósmico já aparece em Os Vingadores e era esperado ser o grande vilão de Os Vingadores 2. Contudo, Joss Whedon também já havia dito que preferia guardar Thanos para um grand finaleOs Vingadores 3 – de modo que alguém teria que aparecer no segundo filme.

Mercúrio e Feiticeira Escarlate vêm complicar as coisas no filme.
Mercúrio e Feiticeira Escarlate vêm complicar as coisas no filme.

Whedon também já disse que o segundo filme seria mais intimista do que o primeiro e focado em quanto é difícil existir uma equipe como os Vingadores, com tantos seres poderosos e ególatras. Além disso, haverá a introdução dos irmãos Feiticeira Escarlate e Mercúrio, que pelo menos no início não serão aliados da equipe nem a favor dela.

Thanos deve aparecer nas sombras, armando algum plano que se resolverá no terceiro capítulo…

E para terminar: quem o ator Vin Diesel interpretará? O astro de ação de filmes como Velozes e Furiosos já foi quase confirmado em Os Vingadores 2, quer dizer, Avengers – Age of Ultron, mas quem ele fará? Será ele Ultron? Será Thanos?

Avengers – Age of Ultron será o fechamento da chamada Fase 2 do Marvel Studios, que se desenvolve em Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador e Guardiões da Galáxia. O filme envolverá a ameaça da inteligência artificial Ultron, um dos maiores vilões dos quadrinhos. O supervilão Thanos, que já apareceu brevemente no primeiro filme, também deve aparecer nas sombras.

Avengers – Age of Ultron será escrito e dirigido por Joss Whedon, começa as filmagens em 2014 e terá lançamento em 1º de maio de 2015, nos EUA. O elenco deve reunir novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlet Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra) e Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro). Aaron Johnson-Taylor (de Kick-Ass) está apontado como Mercúrio, mas ainda não foi confirmado. Vin Diesel também parece que está no filme.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.