Venom terá mesmo um filme solo em breve.
Venom terá mesmo um filme solo em breve.

Surpreendendo os fãs hoje, uma notícia relacionada a O Espetacular Homem-Aranha – A Ameaça de Electro, sequência do reinício da franquia do mais popular herói da Marvel Comics, comandado pelo conglomerado Columbia Pictures/Sony: o estúdio Sony confirmou que fará filmes de Venom e do Sexteto Sinistro em sequência ao terceiro filme da franquia, que sai em 2016.

Venom é um dos mais populares vilões do Homem-Aranha surgido nos anos 1990; enquanto o Sexteto Sinistro é a reunião de um grupo de inimigos do Homem-Aranha.

Existem várias versões de Venom e do Sexteto Sinistro e não se sabe com clareza que caminhos o estúdio irá tomar.

O uniforme negro na capa de "Amazing Spider-Man 252" de 1984. Arte de Ron Frenz.
O uniforme negro na capa de “Amazing Spider-Man 252” de 1984. Arte de Ron Frenz.

Nos quadrinhos, o vilão Venom é baseado no uniforme negro do Homem-Aranha, criado em1984 pelo então Editor-Chefe da Marvel, Jim Shooter, e o desenhista Mike Zeck na maxissérie Guerras Secretas. A roupa foi incorporada às revistas do personagem em Amazing Spider-Man 252, assinada por Roger Stern e Tom DeFalco nos textos e Ron Frenz na arte.

Nas histórias seguintes, DeFalco e Frenz criaram uma trama na qual Peter Parker descobre que sua nova roupa – que obedecia aos seus comandos mentais e podia se transformar em qualquer peça de roupa que ele imaginasse – era na verdade um simbionte alienígena que sugava a sua força vital.

Venom e Eddie Brock. Arte de Todd McFarlane.
Venom e Eddie Brock. Arte de Todd McFarlane.

Com ajuda do Quarteto Fantástico, o Homem-Aranha consegue se livrar da roupa, mas o alien ainda voltou outra vez para tentar sugar suas forças.

Anos mais tarde, em Amazing Spider-Man 299 e 300, de 1988, o escritor David Michelinie e o desenhista Todd McFarlane criaram uma história na qual a roupa aparece de novo, agora controlando o ex-jornalista Eddie Brock, que se torna o vilão Venom, o principal oponente do Homem-Aranha nos anos 1990. Esta trama foi parcialmente adaptada em Homem-Aranha 3.

Desde então, o vilão voltou dezenas de vezes e viveu muitas reviravoltas. Em histórias recentes, Venom deixou Eddie Brock para trás e passou a viver em Mac Gargan, que antes era o vilão conhecido como Escorpião. O novo Venom é ainda mais violento do que o anterior.

A versão heróica de Venom: superagente secreto.
A versão heróica de Venom: superagente secreto.

Mas em 2011 a Marvel criou uma versão heróica de Venom, quando o amigo de Peter Parker, Flash Thompson, que havia ficado paralítico em uma ação militar, é voluntário em uma experiência para uni-lo a uma versão controlada do simbionte e se transforma em um superagente secreto.

Bastante querido entre os fãs mais jovens, Venom apareceu no cinema em Homem-Aranha 3, de Sam Raimi; e desde então, correm rumores sobre um filme do personagem. Qual versão será?

Venom, o filme, será escrito por Alex Kurtzman, Roberto Orci e Ed Solomon; e será dirigido pelo primeiro.

O Sexteto Sinistro pelo brasileiro Mike Deodato Jr.
O Sexteto Sinistro pelo brasileiro Mike Deodato Jr.

Passemos então, ao Sexteto Sinistro. Nos quadrinhos, o Sexteto Sinistro se reuniu pela primeira vez na revista Amazing Spider-Man Annual 01, de 1964, numa história de Stan Lee e Steve Ditko. O grupo foi reunido pelo Dr. Octopus contando comHomem-Areia, Mysterio, Abutre, Electro e Kraven, o caçador.

Outras várias versões do grupo surgiram ao longo dos anos, contando com outros personagens, como o Duende Verde e o Duende Macabro.

A versão clássica na arte de John Romita.
A versão clássica na arte de John Romita.

The Sinister Six, o filme, será escrito Drew Goddard, o mesmo que acaba de assumir o comando da série de TV do Demolidor!

A grande pergunta é: quem o Sexteto Sinistro irá enfrentar? Parece que não é o Homem-Aranha, então: quem?

Kurtzman, Orci, Solomon e Goddard se unem a Marc Webb no planejamento da franquia do Homem-Aranha para a Sony. A intenção do estúdio é transformá-la em algo similar aos Vingadores do Marvel Studios, com vários filmes diferentes intercalados.

O que mais pode vir à frente?

O Espetacular Homem-Aranha 2 trará Peter Parker tendo que lidar com o fardo de ser um estudante normal durante o dia e o vigilante do crime Homem-Aranha à noite; enquanto tenta se manter afastado de seu grande amor, Gwen Stacy, por medo de envolvê-la nos riscos de sua vida. Ao mesmo tempo, o surgimento de um novo supervilão com poderes especiais, o Electro, pode tornar as coisas bem mais complicadas. Há também outro vilão: Rino. O filme introduz novos personagens à trama: o amigo Harry Osborn e o pai dele, o poderoso (e perigoso) Norman Osborn, dono da Oscorp, corporação na qual Gwen era estagiária no primeiro filme.

O Espetacular Homem-Aranha 2 é dirigido por Marc Webb (de 500 Dias com Ela), com história de James Vanderbilt e roteiro de Alex Kurtzman, Roberto Orci (de Star Trek e Transformers) e Jeff Pinkner. O elenco traz Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Jaime Foxx (Max Dillon/Electro), Chris Cooper (Norman Osborn), Shailene Woodley (Mary Jane Watson),  Dane DeHann (Harry Osborn), Colm Feore (papel não-divulgado), Paul Giamatti (Aleksei Sytsevich/Rhino), Sally Field (May Parker), B.J. Novak (papel não-revelado) e Felicity Jones (papel não-revelado).  As filmagens já terminaram. A estreia está prevista para 2 de maio de 2014.

O Homem-Aranha foi criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962, na revista Amazing Fantasy 15, da Marvel Comics. Ele é publicado até hoje na revista Amazing Spider-Man e outras e também é membro dos Vingadores.