jean grey as phoenix modern approach
Jean Grey como Fênix: sempre voltando dos mortos. 

A editora Marvel Comics divulgou hoje que a personagem Jean Grey, a Fênix, irá retornar ao mundo dos vivos e reaparecer nas HQs dos X-Men. A heroína está morta há 13 anos! A informação se deu por meio do pressrelease da edição especial Phoenix Ressurection Return Jean Grey 01, que chega às comic shops dos EUA em dezembro. 

Não há segredo no anúncio, então, isso não é um spoiler. O comunicado diz:

Ela irá retornar, como uma Fênix vinda das cinzas. Anos atrás, Jean Grey morreu e os X-Men sofreram por ela. Desde então, o mundo mudou, seus companheiros de equipe viveram sem ela e morreram sem ela. E agora, quando estranhos eventos começam a acontecer por todo o mundo, esses companheiros apenas poderão chegar a uma única conclusão: a verdadeira Jean Grey está de volta!

A Marvel, claro, manterá os detalhes de como a heroína voltará ao mundo dos vivos em segredo, mas há pistas. A maior delas é o fato de que, por ter sido hospedeira da Força Fênix – uma entidade cósmica consciente extremamente poderosa – Jean Grey foi habilitada a renascer já algumas vezes em sua vida não tão longa.

Digitalizar0103
Jean Grey (centro) se torna a Fênix em histórias eletrizantes de Claremont e Crockum, em 1976.

Sua primeira morte foi em 1976, quando se tornou a Fênix, depois, como culminância da Saga da Fênix Negra, Jean Grey se suicidou para salvar o universo, em 1981, mas ela retornou de novo em 1986, quando se uniu aos X-Men originais e fundou o X-Factor. Sua última morte se deu na fase do escritor Grant Morrison à frente dos mutantes na revista New X-Men, quando ela é morta por Xorn, em 2004.

new x-men by grant morrison
Os Novos X-Men de Grant Morrison: polêmicas, muitas polêmicas.

Será curioso, como diz o comunicado, ver como essa personagem tão icônica irá reagir ao encontrar o mundo tão diferente daquele que deixou: Charles Xavier está morto; Wolverine está morto e foi substituído por uma versão mais velha de um futuro alternativo, o Velho Logan; Magneto novamente transita na tênue linha entre os mocinhos e os vilões; Emma Frost, a Rainha Branca, namorou e amou o “viúvo” dela; e ele próprio, Scott Summers, o Ciclope, enveredou por um caminho de radicalismo político em prol da causa mutante que o transformou em um terrorista procurado que morreu também, em confronto com os Inumanos. E como tudo pode piorar: Jean Grey encontrará uma versão mais jovem de si mesma, ainda adolescente, vivendo no presente depois de ter sido “raptada” do passado juntamente aos outros membros dos X-Men originais, incluindo também um Ciclope adolescente.

x-men dark phoenix revelation
A Fênix Negra nos quadrinhos.

A Marvel Comics estará em meio a um grande evento chamado Marvel Legacy que procura resgatar a tradição (ou seja, o velho status quo) de seus heróis mais conhecidos e os anúncios da saga prometem o retorno de um ícone da editora. Quem será? O Capitão América original que já retornou? Wolverine retornando dos mortos? Ou é a própria Jean Grey?

Obviamente, tudo isso é uma grande jogada de marketing, tendo em vista que a 20th Century Fox está filmando X-Men – Fênix Negra, que irá adaptar o famoso arco de histórias focado em Jean Grey e a editora deve estar querendo capitanear em torno disso.