X-Men – Fênix Negra encerra 19 anos da franquia dos mutantes na 20th Century Fox, que não terá mais sequência, pois o estúdio foi comprado pela The Walt Disney Company, que faz o Marvel Studios fundir os personagens ao seu consolidado universo dos Vingadores (o MCU) e é nele que os X-Men (e o Quarteto Fantástico) irão aparecer, agora, com nova roupagem e cronologia zerada.

Mas quem quiser compreender a (difícil) cronologia dos filmes dos X-Men, preparamos para você um pequeno guia.

Em primeiro lugar, é necessário dizer que, ao contrário do Marvel Studios e sua obsessividade cronológica de fazer tudo encaixar corretamente, a Fox nunca teve essa preocupação (ou habilidade) e sua cronologia é frouxa e cheia de furos. Muitos furos! Mas vamos tentar organizar o que dá.

O filme X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido criou uma mudança temporal (cronológica) na franquia, por isso, organizamos a lista abaixo pelo seguinte código:

  • L 0: Linha temporal zero, é a matriz de tempo na qual os filmes estão baseados. Pretensamente, são acontecimentos que não se transformaram de uma linha temporal para outra.
  • L 1: É a Linha do Tempo 1, aquela da Trilogia original dos filmes dos X-Men, e amarra especialmente X-Men – O Filme, X-Men 2, X-Men – O Confronto Final, assim como X-Men Origens – Wolverine e Wolverine – Imortal. De modo tênue, mas assertivo, também é a linha de X-Men – Primeira Classe, embora este filme contradiga muita coisa que foi afirmada na trilogia original.
  • L 2: É a Linha do Tempo 2, criada a partir de X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido, quando a ida de Wolverine para o passado modifica o futuro. Nunca ficou claro como essa linha afetou os eventos que vemos na Trilogia original, porque os filmes não chegarão até lá, já que X-Men – Fênix Negra se passa em 1992, oito anos antes de X-Men – O Filme.
  • L 3: Existe ainda a Linha do Tempo 3, que é aquela de Logan, que não fica muito clara se encaixar nem na L 1 nem na L2, e muito menos na L 0.

Tá confuso? Não se preocupe. Vai ficar ainda pior! Tente acompanhar a lambança cronológica que a Fox criou abaixo:

X-Men e Deadpool: mudanças!

1845

L 0: O jovem James Howlett (12 anos) presencia o capataz de sua fazenda matar seu pai e agredir sua mãe. Usando garras mutantes que nem sabia possuir, mata John Logan, e foge junto ao filho deste, Victor Creed. Eles serão Wolverine e Dentes de Sabre.

Logan e Creed são irmãos no cinema.

1917-1918

L 0: Já adultos (mas sem envelhecer por causa do fator de cura de ambos) James Howlett e Victor Creed lutam na I Guerra Mundial.

1942

L 0: James Howlett e Victor Creed lutam na II Guerra Mundial.

1944

L 0: Erik Lehnsherr (14 anos) e sua família são levados ao Campo de Concentração de Auschwitz, na Polônia, onde ele sofre experimentos do Dr. Schmidt, mais tarde conhecido como Bernard Shaw.

L 0: Charles Xavier (10 anos) descobre Raven Darkholme (7 anos) roubando na cozinha de sua casa e a “adota” como irmã.

1945

James Howlett (Wolverine) está prisioneiro dos japoneses em Nagasaki e testemunha a explosão da segunda bomba atômica, no que salva a vida do soldado Inchirõ Yashida.

Primeira Classe: sequência agora terá influência de Millar?

1962

L 0: Charles Xavier recebe o título de Doutor em Genética por sua tese sobre os mutantes, em Oxford, e é procurado por Moira McTagger, do FBI, para ajudar na caçada a Bernard Shaw, que montou o Clube do Inferno, uma organização de mutantes, com Emma Frost (Rainha Branca), Azazel e outros. A ação vai levar Xavier a conhecer Erik Lehnsherr e recrutar a primeiríssima versão dos X-Men, como Hank McCoy (Fera), Alex Summers (Destrutor) e Sean Cassady (Banshee), além de Xavier (Professor X), Erik (magneto) e Raven (Mística). Xavier, McCoy e Lehnsherr criam o protótipo do Cérebro.

Magneto: filme solo?

L 0: Mas enquanto Xavier e Moira querem a paz, Erik decide matar Shaw e concretizar o plano deste de causar a Guerra entre os Estados Unidos e a União Soviética, criando a cisão entre os dois amigos. Na luta, Xavier fica paralítico e Raven vai embora com Erik e alguns outros mutantes.

1963

L 0: Xavier funda a Escola para Jovens Superdotados, em sua mansão em Winchester, Nova York, contando com a ajuda de McCoy, Summers e Cassady.

L 0: Magneto tenta impedir que John F. Kennedy seja morto, mas termina sendo acusado do crime. Uma grande perseguição a ele é travada e será preso após não se sabe quanto tempo.

1969

L 0: Xavier fecha a Escola para Jovens Superdotados após todos os seus alunos serem convocados para a Guerra do Vietnã. Ele passará alguns anos inativo, apenas bebendo.

Peter Dinklage como Bolivar Trask: brilha na tela.

1972

L 0: Bolivar Trask cria os Sentinelas após estudar vários mutantes, inclusive, Azazel, Banshee e Angel, e ter matado todos eles.

L 0: James Howlett e Victor Creed estão no Vietnã e são convidados pelo Major William Stryker a fazer parte da Equipe X, uma força-tarefa clandestina de mutantes usados pelo Governo dos EUA para missões de assassinato.

1973

L 1: Durante as negociações de paz pelo fim da Guerra do Vietnã, em Paris, Mística mata o cientista Bolivar Trask, que desenvolveu o projeto Sentinela para caçar os mutantes. Ela é capturada e o estudo de seu corpo e DNA permitirá à ciência criar no futuro a segunda versão dos Sentinelas.

As duas versões de Xavier em Dias de um Futuro Esquecido.

L 2: A mente de Wolverine vem do futuro para seu eu do passado e, com a ajuda de Xavier (mais McCoy e o jovem Pietro Maximoff, o Mercúrio), libertam Magneto da prisão para impedir Mística de matar Trask. Eles conseguem em Paris, mas ela foge disposta a continuar o plano, enquanto Magneto também se dispõe a matar Trask e o presidente Nixon, até ser impedido por Xavier, Fera, Wolverine e Mística, que muda de ideia e ajuda seu “irmão”. Essa ação revela publicamente a existência de mutantes superpoderosos, algo que na outra linha temporal (L 1) só aconteceria 30 anos mais tarde.

L 2: Mística foge e é considerada uma heroína; Magneto foge e é considerado o criminoso mais procurado da Terra; Wolverine cai nas mãos de William Stryker; e Xavier e McKoy retomam a ideia da Escola.

1976

L 1: Após uma desastrosa missão na Nigéria, James Howlett (Wolverine) abandona a Equipe X. Stryker recuperou um meteorito com um composto metálico inexistente na Terra, o Adamantium.

1978

L 1: Xavier e Magneto vão à casa de Jean Grey e a recrutam para a Escola. Ela é tão poderosa que Xavier precisa fazer uma lobotomia telepática para conter seus poderes.

L 2: Xavier admite Jean Grey (10 anos) como aluna em sua escola. Ela é tão poderosa que precisa fazer uma lobotomia telepática para conter seus poderes.

1983

L 1: Scott Summers está vivendo o despertar de seus poderes mutantes e é sequestrado por William Stryker como parte das ações do Programa Arma-X. Ele será libertado por Wolverine e liderará a fuga de prisioneiros mutantes até o professor Charles Xavier, que os acolhe e os leva à sua escola.

O vilão com Mística em mãos. Potencial para mais.

L 2: O despertar de En Sabbah Nur (Apocalipse) obriga Xavier a criar os X-Men, com os recrutas Scott Summers (Ciclope, irmão caçula de Alex) e Kurt Wagner (Noturno), além de sua aluna Jean Grey. A grande tragédia promovida pelo vilão leva a Mística reaparecer e se aliar ao irmão. No fim, os X-Men são oficializados com os veteranos Xavier, Mística, Fera e Mercúrio, mais os novatos Ciclope, Jean Grey, Tempestade e Noturno.

X-Men.

L 0/ L 1/ L 2: James Howlett (Wolverine) passou os últimos seis anos vivendo em paz e escondido no Canadá e adotou o nome Logan, mas parte em busca de vingança contra Dentes de Sabre (que teria matado sua esposa, Kyla Silverfox), Wolverine aceita a proposta de William Stryker e é submetido ao Programa Arma-X.

L 1: Wolverine se liberta e luta contra Dentes de Sabre, mas descobre que Kyla não morreu, que tudo foi uma armação. Os irmãos meio que se reconciliam, enquanto Wade Wilson é transformado no Deadpool. Logan passará mais de 15 anos vagando pelo Canadá, sem memória e sem destino certo.

L 2: Wolverine é liberto do Programa Arma-X pela ação de Ciclope e os X-Men. Logan passará mais de 15 anos vagando pelo Canadá, sem memória e sem destino certo.

1992

L 2: Jean Grey manifesta os poderes da Fênix após uma missão espacial dos X-Men dar muito errado.

2000

L 1: Após o Congresso dos EUA endurecer leis contra a emergente ameaça mutante, Magneto reúne sua Irmandade de Mutantes (Mística, Dentes de Sabre, Groxo) para usar os poderes da jovem Marie (Vampira) e usar uma máquina que transforma homens em mutantes. A ação fará Wolverine se envolver com os X-Men (Xavier, Ciclope, Jean Grey, Tempestade). O fato de Wolverine e Dentes de Sabre não conhecerem um ao outro não é explicado. O ataque de Magneto à Conferência da ONU em Nova York revela a existência pública dos mutantes superpoderosos pela primeira vez.

2001

L 1: Xavier ajuda Wolverine a encontrar seu passado e Logan vai até a velha base do Arma-X no Canadá, mas não encontra suas respostas, mas William Stryker move um plano para dizimar os mutantes, usando seu próprio filho, Jason, para controlar outros mutantes e usar o Cérebro para matar a todos. Os X-Men se unem à Irmandade de Mutantes para detê-lo, mas a ação leva à morte de Jean Grey, esmagada pelo rompimento da represa do Lago Alkali.

A Fênix está de volta.

2002

L 1: O Governo divulga a existência de uma cura para os mutantes e divide a comunidade. Jean Grey renasce e mata Ciclope. Xavier e Magneto descobrem que Jean está viva e vão atrás dela, mas a Fênix está desperta e mata Xavier. Magneto é hábil de mantê-la ao seu lado num plano de contra-atacar o Governo e destruir a cura. O Fera se reúne aos X-Men (agora com Kitty Pryde, Homem de Gelo e Colossos ao lado de Tempestade) para impedir Magneto e, no fim, Wolverine é obrigado a matar Jean.

2003

L 1: Xavier conseguiu transferir sua mente para o corpo de um homem com morte cerebral. Ao despertar, se revela à amiga Moira McTagger.

Tao Okamoto fará Mercy Graves?

2004

L 1: Enquanto sofre o trauma de ter matado a mulher que amava, Logan é recrutado por Yukio para ir ao Japão reencontrar o velho amigo Inchirõ Yashida, mas termina se envolvendo com a filha dele, Mariko, e uma trama de conspiração. Ao fim, ele parte em uma vida de aventuras ao lado de Yukio.

2006

L 1: Wolverine é contactado por Magneto e Xavier em um aeroporto para ajudá-los a impedir os planos da reativação do Programa Sentinela.

2023

L 1: Os Sentinelas causaram praticamente a destruição da civilização e caçam os mutantes. Kitty Pryde consegue enviar a mente de Wolverine para tentar mudar o passado, mas todos os X-Men restantes (Xavier, Magneto, Tempestade) são mortos.

L 2: Como consequência de ter viajado a 1973, Logan desperta em uma realidade completamente nova, em que o programa Sentinela não existiu e Xavier, Fera, Tempestade, Ciclope e Jean Grey estão todos vivos e atuantes como os X-Men.

L 3: O descontrole dos poderes de Xavier leva à morte de quase todos os mutantes.

2029

L 3: Logan protege Xavier, que está quase senil, enquanto é caçado por um programa que tenta clonar mutantes e abriga a jovem Laura, que é seu clone. Logan morre no processo, mas consegue fazer com que Laura e os jovens mutantes escapem para o Canadá.