Os jornais já anunciam: “Deu-se início à temporada do Oscar“. A premiação da Academia de Artes e Ciências de Hollywood está longe de ser a mais séria ou respeitável premiação do cinema mundial, mas indiscutivelmente, é a mais famosa e a de maior impacto comercial e social.

Embora Cannes, Berlim e Veneza tenham Festivais de Cinema mais criteriosos, a mídia mundial persegue os nominados ao Oscar e faz grande cobertura de seus antecedentes.

Nos últimos dias, foram “finalmente” anunciados os candidatos para a próxima premiação. Para quem acompanha o circuito de festivais do cinema norteamericano não há grandes surpresas, além daqueles já destacados no Globo de Ouro (aparentemente mais sério do que o Oscar) ou nos prêmios dos Diretores ou dos Críticos, percebe-se que lançamentos mais recentes, como O Discurso do Rei, terminam tendo mais favoretismo do que aqueles lançados há mais tempo, como A Origem.

Todavia, o HQRock não quer fazer uma análise do Oscar, apenas comentar como as adaptações de quadrinhos estão em alta em meio à “crítica séria” de Hollywood. Não são poucos os nominados que têm ligações estreitas com filmes desse tipo.

É interessante pensar que há apenas alguns anos, filmes baseados em quadrinhos eram tratados com desdém pela crítica e os chamados “atores sérios” ou mesmo “atores famosos” fugiam velozmente desse tipo de adaptação. Isso mudou.

Embora Homem de Ferro 2 seja o único “filme de quadrinhos” indicado entre todas as categorias do Oscar 2011 – ao prêmio de Melhores Efeitos Visuais – todos os prêmios importantes se ligam a eles.

Christian Bale
O Batman Christian Bale concorre a Ator Coadjuvante

Indicados a Melhor Filme e Melhor Diretor – os prêmios mais disputados – temos películas como A Origem, de Christopher Nolan (diretor do Batman) e Cisne Negro de Darren Aronovsky (que dirigirá Wolverine 2).

Entre os atores, Christian Bale (o Batman em pessoa) está indicado à categoria de Melhor Ator Coadjuvante por O Vencedor. Nunca é demais lembrar que ele venceu o Globo de Ouro 2011. (Só um lembrente: Bale ganhou o Globo de Ouro tendo Andrew Garfield [o novo Homem-Aranha] como concorrente).

Também James Franco (que interpretou Harry Osborn nos três Homem-Aranha) está indicado a Melhor Ator pelo filme 127 Horas. Jeff Bridges (o vilão Obadiah Stane em Homem de Ferro) concorre por Bravura Indômita; Natalie Portman (amada dos nerds por ter feito os episódios I, II e III de Star Wars e a adaptação de quadrinhos V de Vingança) por Cisne Negro; Jeremy Renner (que fará o Gavião Arqueiro no futuro Os Vingadores da Marvel) por Atração Perigosa; e Mark Ruffalo (que fará o Hulk também em Os Vingadores) por Minhas mães e meu pai.

Os super-heróis estão bem contados em Hollywood.