Demolidor, o homem sem medo.

Feliz coincidência! No post anterior, o HQRock comentou que, após os filmes relacionados aos Vingadores, o Marvel Studios se voltaria ao segundo e terceiro escalão da editora. Também falamos que os outros estúdios que têm os direitos de adaptação dos personagens estudavam como continuar suas franquias ou ampliá-las.

Pois bem, ontem a 20th Century Fox, por meio da revista Variety, anunciou que fará Demolidor 2, continuação do filme de 2003. Apesar de um bom resultado nas bilheterias; na época, a Fox investiu em uma continuação indireta por meio da coadjuvante (e namorada) Elektra, cujo filme foi um grande fracasso. Desde então, nem notícia de continuação na franquia.

Aparentemente, o sucesso contínuo dos personagens da Marvel no cinema animou a Fox a tentar mais uma vez. Outro motivo claro é que se o estúdio não fizer nada em breve os direitos de adaptação voltam para a editora, que com certeza o produziria por meio de seu próprio estúdio em vez de “terceirizar” com a Fox, a Sony ou a Paramount.

Demolidor: a versão dos cinemas. O uniforme ficou até bom, o filme nem tanto.

O anúncio diz que será uma continuação do filme de 2003, mas sem fazer referências a ele, o que abre a possibilidade de mudar todo o elenco, ao mesmo tempo em que livra o estúdio de fazer outro “filme de origem”.

O diretor também foi revelado: será David Slade, famoso por MeninaMá.com e por 30 Dias de Noite, embora também tenha feito Crepúsculo: Eclipse. Anteriormente, o roteirista tinha sido informado como sendo David Scarpa, do remake de O Dia em Que a Terra Parou, com Keanu Reaves, mas o novo anúncio não o cita.

O Demolidor (Daredevil em inglês) foi criado em 1964 por Stan Lee, Jack Kirby e Bill Everett e estreou em sua própria revista. Nas histórias, ainda criança, Matt Murdock sofreu um acidente radioativo que lhe privou da visão, mas ampliou todos os seus outros sentidos, permitindo-o ouvir sons e sentir odores a centenas de metros, bem como usar as ondas sonoras como um tipo de sonar, tal qual fazem os morcegos. Tais habilidades permitem a Murdock não somente viver quase como um homem normal (ou até melhor do que um), bem como o transformam em um lutador imbatível. Murdock é advogado e tornou-se o Demolidor para se vingar de criminosos que mataram seu pai, um velho boxeador.

O herói cego e seu maior inimigo, o Rei do Crime, em um momento de trégua.

O filme Demolidor foi dirigido por Mark Steven Johnson (o mesmo de Motoqueiro Fantasma) e estrelado por Ben Affleck (Demolidor), Jennifer Gardner (Elektra Natchios), Michael Clarke Dukan (Rei do Crime), Colin Farrel (Mercenário), Jon Favreau (Foggy Nelson) e Joe Pantolliano (Ben Urich). A probabilidade de qualquer um desses reprisar seu papel é praticamente nula.

O site Hollywood Repórter informou que a trama de Demolidor 2 se baseará no arco de histórias Born Again, chamado no Brasil de A Queda de Murdock.

Capa do encadernado "A Queda de Murdock" editado pela Panini.

Na trama original, uma velha namorada do Demolidor, Karen Page, decide tentar a vida como atriz de Hollywood, mas como não dá certo, termina virando atriz pornô e viciada em drogas. Por mais uma dose, ela termina vendendo a identidade secreta do “homem sem medo” e a informação caí nas mãos de Wilson Fisk, o Rei do Crime, o maior gangster da cidade. Usando sua influência e toda sua rede de contatos, Fisk simplesmente destrói a reputação de Murdock como advogado e lhe tira todos os bens. O herói cego quase vai à loucura até perceber que tudo não passa de um ataque de seu maior inimigo. Com isso, precisa retomar suas forças, reaver tudo o que é seu e derrotar o Rei do Crime.

Michael Clarke Dukan fez o Rei do Crime nos cinemas.

É uma história mais intimista, sem grandes pirotecnias, mas nas mãos de um diretor competente com bom roteiro, pode terminar como um filme sério, adulto e profundo, tipo Batman: O Cavaleiro das Trevas.

A Queda de Murdock foi publicada originalmente em 1985, na própria revista do Demolidor, escrita por Frank Miller e desenhada por David Mazzucchelli. Narrativa e arte em uma combinação explosiva! É simplesmente a melhor aventura do personagem e foi recentemente republicada no Brasil em um encadernado de luxo disponível nas livrarias.

E uma dica: apesar do Demolidor não ser famoso como outros personagens da Marvel, sempre teve a “sorte” de contar com histórias excepcionais. Além de Frank Miller (O Melhor do Demolidor, vol 01 ao 04, Demolidor: o Homem Sem Medo), procure as histórias de Kevin Smith (Demônio da Guarda) e as séries escritas, já nos anos 2000, por Brian Michael Bendis e Ed Brubaker, que estão entre as melhores coisas que a editora publicou desde sempre.