Batman: nunca um filme rendeu tanto falatório, heim?

Que interessante: estamos assistindo a uma disputa entre “fontes infiltradas” nas produções de Hollywood, quando o caso é o próximo filme do homem-morcego, The Dark Knight Rises.

Num post de ontem (20/03 – leia abaixo) informamos que a revista Variety assegurava, de acordo com suas fontes infiltradas na produção, que o personagem interpretado pelo ator Joseph Gordon-Levitt (de A Origem) seria Alberto Falcone, o filho do chefão da máfia que se transforma no serial killer conhecido como The Holiday Killer ou Feriado.

Joseph Gordon-Levitt será o Máscara Negra?
Ou Alberto Falcone? Ou nenhum dos dois?: guerra de informantes!

Por sua vez, hoje, a Entertainment Weekly contestou a informação da rival, afirmando que o personagem de Gordon-Levitt NÃO é Alberto Falcone.

Outra pista foi dada há alguns dias pelo ator Gary Oldman, que faz o Comissário James Gordon nos filmes dirigidos por Christopher Nolan. Ele afirmou que o vilão da história é um “personagem das antigas”. Se isso é verdade, complica, pois da lista de especulações, Alberto Falconi ou Máscara Negra, ou mesmo o confirmado Bane (interpretado por Tom Hardy) e a ainda especulativa Tália Al Ghul (que talvez seja a atriz Marion Cotillard) são todos personagens relativamente recentes no panteão de Batman.

A menos que Oldman se referisse à Mulher-Gato (Anne Hathaway), que surgiu em 1940 na revista Batman 01, criada por Bob Kane e Bill Finger.

Então, a pergunta continua: quem Joseph Gordon-Levitt interpretará em Batman: A Ascensão do Cavaleiro das Trevas?

Veja as maiores especulações na internet:

Alberto Falcone/Feriado: mesmo com as negativas, é um candidato forte porque faz muito sentido dentro do contexto mafioso da série cinematográfica atual do Batman.

Máscara Negra: ainda aparece muito nos rumores, mas é um personagem muito “novato” pouquíssimo conhecido dentre os não-fãs das histórias em quadrinhos originais. Além disso, o grande destaque da personagem é sua máscara com formato de caveira, algo que com absoluta certeza Nolan jamais usaria. Sem ela, ele vira um mafioso comum e o elenco dos filmes já os têm de sobra.

Charada: o maluco que comete crimes e deixa pistas para a polícia (e Batman) decifrarem foi negado verbalmente pelo diretor Nolan, mas continua aparecendo nos rumores. E ele é um personagem antigo (de 1948) e bastante conhecido de outras adaptações (séries e filmes).

Hugo Strange: psiquiatra amoral que faz experimentos com seres humanos e, depois, se torna obcecado pelo Batman, também é muito citado. Mas é um personagem mais velho (Gordon-Levitt é bem jovem) e a cinessérie atual já teve seu “psiquiatra maluco” na figura de Jonathan Crane/Espantalho, vivido pelo ator Cillian Murphy. Mas Hugo Strange é um dos personagens mais antigos (de 1939), antes de Coringa, Mulher-Gato ou qualquer outro que frequente as ruas de Gotham hoje em dia.

Pinguim: personagem pitoresco e popular não combina com o porte físico do ator, mas nada que maquiagens e truncagens não resolvam. Nos quadrinhos atuais, ele é um gangster que não se envolve diretamente com os crimes, portanto, não pode ser preso. Também se encaixaria no contexto dos filmes. Seu nome, Oswald Cobblepot, pode até colocá-lo como um mafioso estrangeiro, russo, por exemplo. E surgiu em 1941.

Crocodilo: um mafioso com pele cheia de escamas que termina se transformando em um crocodilo de verdade é muito fantasioso para o universo dos filmes de Nolan, mas há uma corrente de fãs que gosta dele e o coloca nos rumores.

Silêncio/Hush: vilão mais recente do Batman (surgiu em 2001) é um dos principais personagens das histórias atuais e têm uma ligação com a infância de Bruce Wayne, o que poderia ser bem explorado em um filme. Mas também é um personagem recente e pouco conhecido.

Capuz Vermelho: não um vilão, mas um anti-herói, este personagem tem um background complexo demais para ser introduzido no filme. Ele requer a história dos Robins antes, mas mesmo assim, aparece em rumores. Também é bem recente e foi usado na animação em longametragem lançada em DVD Batman contra o Capuz Vermelho.

Coringa: embora improvável, não raro o palhaço assassino aparece nos rumores. Desse modo, Gordon-Levitt substituiria o falecido Heath Ledger. Parece impossível, já que o próprio Nolan afirmou, certa vez, que não traria o Coringa de volta, porque isso não o deixa a vontade.

Outros rumores mais bizarros falam que Gordon-Levitt poderia ser o Robin! O pirralho parceiro mirim do Batman não apareceu nem deixou pistas nos filmes de Nolan. Alguma possibilidade? Eu diria baixa. Não faz muito sentido dentro do universo realista dos filmes. Mas nunca se sabe…

E você, o que acha?