
Está chegando às lojas dos Estados Unidos a edição de número 900 de Action Comics, a mesma revista que, em seu primeiro número, em junho de 1938, trouxe a primeira aparição do Superman. Desde então, são 73 anos publicando aventuras do homem de aço mensalmente.
Com o passar do tempo, o último filho de Krypton ganhou uma revista chamada Superman, que inicialmente era trimestral, mas depois também ficou mensal e, hoje, é o principal título do personagem. Outras inúmeras revistas publicaram (ou ainda publicam) histórias do Superman mensalmente, como aquelas dos anos 1950, Adventures Comics, World Finnest, Superman’s Pal Jimmy Olsen e Superman’s Girlfriend Lois Lane; ou as dos anos 1980, The New Adventures of Superman e Superman: The Man of Steel, mas Action Comics sempre foi o mimo da editora DC Comics por ser sua revista de quadrinhos mais antiga em publicação – e também a mais antiga dos Estados Unidos.

Para comemorar o feito, Action Comics 900 terá 100 páginas! (As revistas americanas normalmente têm apenas 24). E será recheada de “brindes” especiais. O arco de histórias corrente – chamado Black Ring (Anel Negro), que mostra Lex Luthor em busca de uma perigosa fonte de poderes para combater o homem de aço – concluí nesta edição, escrita pelo inglês Paul Cornell e desenhada por Pete Woods, num capítulo especial de 50 páginas.
Mas além da “história principal”, Action Comics 900 também terá uma série de aventuras curtas do Superman escritas e desenhadas por alguns dos maiores nomes dos quadrinhos atuais, dentre os quais: Dan Jurgens (o principal criador da saga A Morte do Superman, de 1992), Norm Rapmund, Rags Morales (o desenhista de Crise de Identidade) , Ardian Syaf, Jamal Igle, Jon Sibal, Gary Frank (desenhista do recente sucesso Origem Secreta, que reconta o início da carreira do homem de aço) e Jesus Merino.

Tambem participam nomes de outras mídias que mantêm algum contato com os quadrinhos, como o roteirista dos filmes do Batman, David S. Goyer; o diretor de Superman – O Filme (1978), Richard Donner (e que, para quem não sabe, escreveu, junto com Geoff Johns um famoso arco de histórias do personagem, em 2006); e o cocriador de Lost, Damon Lindelof (que escreveu a famosa minissérie Hulk vs Wolverine).
Outro destaque são as várias capas alternativas da edição. A principal fica a cargo de David Finch (atualmente, um dos artistas do Batman), mas vale uma olhada a homenagem do desenhista-pintor Alex Ross, que fez uma releitura da famosa cena de Action Comics 01 na qual o Superman ergue um carro.
No Brasil, seguindo o intervalo de tempo “de segurança” estabelecido pela Panini Comics, o conteúdo de Action Comics 900 deve demorar cerca de um ano para ser publicado.

