
Com o início das filmagens de Os Vingadores em Albuquerque, no Novo México, o épico do Marvel Studios que reunirá, pela primeira vez, a principal equipe da Marvel Comics em um filme, ganha uma quantidade cada vez maior de boatos e rumores. Algumas imagens do set já foram divulgadas (veja aqui no HQRock), mas mostram apenas cenários.
O que se sabe de concreto sobre o longametragem até aqui é que Homem de Ferro, Capitão América, Thor e Hulk serão reunidos sob o comando de Nick Fury e a organização Shield, juntamente a dois agentes desta, a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro. O vilão a ser combatido é Loki, o meioirmão e arquiinimigo de Thor.

A esta altura já pode ser dito que a cena pós-créditos de Thor mostra o vilão Loki (Tom Hiddleston) controlando o cientista Dr. Selvig (Stellan Skargsgard) quando Nick Fury (Samuel L. Jackson) lhe mostra o Cubo Cósmico, artefato que, no Universo Marvel dos quadrinhos é uma fonte de poder praticamente inesgotável e pode alterar a realidade. Já se sabe que o Cubo Cósmico aparece de modo destacado no vindouro Capitão América – O Primeiro Vingador (estreia em julho), visto as imagens divulgadas dele nas mãos do vilão Caveira Vermelha (Hugo Weaving). Foi justamente nas mãos do Caveira Vermelha que o Cubo Cósmico apareceu pela primeira vez nos quadrinhos, numa história de Stan Lee e Jack Kirby.

Os rumores que falam do filme da superequipe agora afirmam que Loki manipula o Cubo Cósmico para trazer à Terra os alienígenas Skrulls, que já “visitam” os rumores há tempos (o HQRock também já comentou isso algumas vezes). Entretanto, novas informações falam que outro vilão cósmico também dará as caras na produção: Thanos.

Nos quadrinhos, Thanos é um alienígena de Titã, uma das Luas habitáveis de Saturno, criado pelo escritor e desenhista Jim Starlin nas aventuras do Homem de Ferro. Como Starlin foi um dos principais roteiristas da Marvel dos anos 1970, ele rapidamente transformou a personagem em uma das maiores ameaças do Universo Marvel, o que lhe pôs em confronto com todo o principal elenco da editora, inclusive os Vingadores.
Entre aquela década e os anos 1990, Starlin escreveu uma série de histórias em que Thanos, determinado a dominar o universo, se apossa do Cubo Cósmico e quase não é derrotado. Ao manipular a realidade, o vilão termina conhecendo a entidade Morte, aquela responsável por levar as almas de todos os seres vivos. Apaixonado pela Morte, Thanos decide agradá-la indo em busca das Jóias do Infinito, gemas cósmicas de poder incomensurável. Numa busca que o pôs contra quase todo o elenco do Universo Marvel, o vilão consegue seu objetivo e reúne as seis gemas na Manopla do Infinito, se tornando, literalmente, um deus. Mas o poder é demais para ele – que é um mero mortal, lembramos – e Thanos é derrotado.

Isto é importante porque a Manopla do Infinito aparece em Thor. De maneira bem discreta, ela pode ser visualizada no filme, dentro do Cofre de Odin, onde estão armazenadas outras armas poderosíssimas, inclusive aquelas importantes para a trama daquele filme, como a caixa dos Gigantes de Gelo e o Destruidor.
Se pensarmos na forma como a Marvel vem divulgando imagens da Manopla do Infinito após o filme de Thor, não é estranho que ela apareça em Os Vingadores. Mas nós já não temos o Cubo Cósmico? Será que o diretor Joss Whedon (que também é roteirista do filme e escritor de quadrinhos) criou uma trama que envolve a formação dos Vingadores, os conflitos com o Hulk, Loki se apossando do Cubo Cósmico, os Skrulls chegando à Terra e Thanos com a Manopla do Infinito? Parece muita coisa para um filme só, mas algumas dessas coisas podem ser adaptadas e outras apenas introduzidas para desenvolvimento em outros filmes.

Os Skrulls, por exemplo, podem aparecer apenas como uma ameaça latente, construindo uma trama baseada, talvez, na Invasão Secreta (o HQRock tem um post sobre ela, dê uma olhada!), de modo que a ameaça principal deste primeiro longametragem seria Thanos.
Bom, mas tudo isso é especulação. Vejamos o que os próximos dias nos trazem.
Dirigido e escrito por Joss Whedon, Os Vingadores, estreia em 2012 reunindo um elenco estrelar: Samuel L. Jackson (Nick Fury), Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlet Johansson (Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Tom Hiddleston (Loki), Stellan Skargsgard (Dr. Selvig), Clark Gregg (Agente Coulson) e Cobie Smulders (Agente Maria Hill).

