O novo visual de Batman pós-reboot na arte de David Finch.

[Este post foi escrito originalmente em 2011, antes do lançamento do reboot de Os Novos 52. De lá para cá, já houve outro reboot “de leve” na DC Comics, por meio do Rebirth (Renascimento) em 2017. Optamos por não alterar o texto original de modo profundo. Mas a maior parte das informações da Cronologia do Batman permanecem válidas, pois o personagem foi menos impactado por mudanças cronológicas do que outros da DC].

A DC Comics promete “mudar tudo” em sua alardeada “reformulação cronológica” que se inicia em agosto deste ano com o lançamento de Justice League 01, por Geoff Johns (Diretor Criativo da DC) e Jim Lee (Co-Publisher), nos roteiros e arte, respectivamente; seguindo no mês seguinte com o lançamento de outras 51 revistas a partir do número 01.

Em declarações, Johns e Lee – os dois principais coordenadores dessas mudanças – afirmaram que vão rejuvenescer as personagens da DC e reduzir a “carga cronológica” do Universo DC. O primeiro arco da nova Liga da Justiça mostrará a origem do grupo e o segundo avança cinco anos, para o presente. Um tempo de cinco anos é bem menos do que a DC construiu até aqui, inclusive pós-Crise nas Infinitas Terras.

Assim, antes de embarcar na nova cronologia do Universo DC, conheça um pouco como era a “velha” a partir do caso emblemático do Batman. A seguir, veja como era a cronologia do Batman a partir do que foi estabelecido depois de Crise nas Infinitas Terras e aperfeiçoado por Zero Hora dez anos depois.

O HQRock montou tal quadro a partir das informações divulgadas pela própria DC na época de Zero Hora e complementou com o que foi construído depois. Com isso, se percebe que faz 17 anos que Bruce Wayne se tornou o Batman, em seu “ano um”. Como é definido que ele iniciou a carreira com 25 anos de idade, o homem-morcego teria, hoje, 42 anos. Veja como foi essa trajetória:

ORIGENS

batman-year-one_parents deaths
Os pais de Bruce Wayne são assassinados quando ele tem apenas oito anos. Arte de David Mazzucchelli.

Bruce Wayne é filho de Thomas e Martha Wayne, representantes da alta sociedade de Gotham City e membros de duas das famílias mais tradicionais e ricas da região. Thomas Wayne herdou a fortuna da família e, além de ser o Presidente da Wayne Interprises, exerceu a profissão de médico, inclusive, contribuindo com algumas horas semanais de atendimento gratuito na clínica beneficente da Dra. Elise Thompkins, sua colega de faculdade e grande amiga. Martha Wayne vem da família Kane e se dedicou a vida inteira a causas sociais, usando de sua fortuna pessoal para fomentar programas de assistência.

death-of-thomas-and-martha-wayne-earth-1-2
Martha e Thomas Wayne.

Thomas e Martha são assassinados quando Bruce tem 08 anos de idade. A família tinha ido assistir A Marca do Zorro numa sessão de cinema nostálgica numa região de Gotham que começava a entrar em decadência e enquanto caminhavam até o carro foram abordados por um criminoso comum, Joe Chill, que é preso na mesma noite pela política. A morte dos Wayne causa grande impacto em Gotham e a região em que morreram passa a ser chamada, desde então, de Beco do Crime.bruce wayne's parents death by bob kane

Bruce é criado por Alfred Pennyworth, o mordomo da família Wayne, com a supervisão da Dra. Elise Thompkins (que era médica do Serviço Social Federal). Oficialmente, a guarda do garoto é dada a Phillip Wayne, seu tio, irmão de Thomas; mas Phillip tem personalidade reclusa e temperamento distante, vendo o sobrinho pouquíssimas vezes.

bruce-wayne-juramento
Bruce Wayne criança fazendo seu juramento. Arte de Andy Kubert.

Durante o funeral de seus pais, Bruce jura vingar a morte deles e passa a dedicar sua vida a fazer a justiça com as próprias mãos. Quando termina o colegial, tenta ser agente do FBI, mas vê que, ali, não conseguiria realizar seus objetivos. Aos 17 anos, resolve partir de Gotham City e viajar pelo mundo atrás do conhecimento que precisa: passa por várias universidades norte-americanas e europeias, aprendendo só o que lhe interessa; faz uma incursão pelo mundo do crime, aprendendo tudo o que pode e conhecendo grandes criminosos; torna-se assistente do assassino de aluguel mais caro do mundo, David Cain; também trabalha ao lado da lei, estuda com os maiores detetives do mundo, especialmente o francês Henri Ducard (que anos mais tarde, se tornará um mercenário de aluguel). Aos 21 anos, vai para o Oriente, onde aprende diversas artes-marciais com vários professores diferentes, com destaque para o Mestre Yuro no Tibet.

ANO UM

Batman Year One Facekick
No início de carreira, Batman é perseguido pela polícia. Arte de David Mazzucchelli.

Com 25 anos, Bruce Wayne retorna à Gotham City e torna-se o BATMAN. Seu plano de combate ao crime não está totalmente pronto. Durante dois meses testa diversas abordagens diferentes visando descobrir a melhor forma de agir, mas percebe que para ser mais eficiente deve deixar de ser um homem e se tornar uma lenda, tendo a ideia de vestir um uniforme que, ao mesmo tempo em que é tático e o protege, simula a silhueta de um morcego e causa terror naqueles que o vêm, especialmente na escuridão.

Como nunca é filmado ou fotografado, a população pensa que ele não passa de uma lenda urbana. O cavaleiro das trevas usa isso em seu favor, pois essa aura de mistério torna sua presença mais aterradora. Ele usa como transporte uma moto e uma asa delta motorizada, porém, mais tarde, criará um veículo especial: o Batmóvel.

batman-o longo dia das bruxas - gordon e dent no telhado e no filme
Harvey Dent, Batman e James Gordon.

O tenente JAMES GORDON transfere-se de Chicago para Gotham e tem problemas por ser um policial incorruptível num departamento totalmente corrupto. Ele se apaixona pela detetive Sarah Essen, mas, por ser casado e pai de um filho (James Junior), o romance é interrompido. O homem-morcego é perseguido pela polícia, mas logo faz um pacto secreto com o promotor HARVEY DENT para capturar criminosos e mantê-los presos. A ação conjunta de Batman, Dent e Gordon leva ao afastamento do Comissário Loeb, que tinha estreitas relações com a máfia, comandada pelo chefão Carmine Falcone. Com a prisão de Falcone, Gordon é promovido a Capitão.

Julie_Madison_Dark_Knight_Dynasty_002
Julie Madison: primeira grande paixão de Bruce Wayne depois do Batman.

Bruce Wayne tem um noivado com a socialite Julie Madison, mas ela se cansa de sua “vida de playboy”, a fachada que Batman constrói para dar a sua personalidade pública uma imagem frívola, ao mesmo tempo em que ajuda a “explicar” porque ele “some” todas as noites.

BruceWayne in the party 70s
A versão playboy dos anos 1970 na arte de Irv Novick.

Em seguida, ele se envolve com Selina Kyle que também é a MULHER-GATO. Os dois namoram por um tempo, mas o herói logo percebe que ela é a ladra uniformizada, o que termina por afastá-los. Surgem também os primeiros grandes inimigos de Batman: CORINGA, Hera Venenosa, Pingüim, Charada, o primeiro Cara-de-Barro (Basil Karlo) e, também, o segundo Cara-de-Barro (Matt Hagen), entre outros. A maioria é presa no Asilo de Arkham.

batman rogues gallery
Sr. Frio, Espantalho, Mulher-gato, Coringa, Duas-Caras, Charada, Pinguim e Hera Venenosa.

Os heróis Flash, Lanterna Verde, Aquaman, Canário Negro e Caçador de Marte fundam a LIGA DA JUSTIÇA,. Batman não participa, mas observa de perto os acontecimentos. Ocorre o primeiro encontro entre Batman e SUPERMAN, que se unem para combater a união do Coringa com LEX LUTHOR.

Histórias relativas ao Ano Um:

  • Ano Um
  • O Monge Louco
  • Os Homens-Monstros
  • O Homem que Ri
  • Acossado (Prey)
  • O Longo Dia das Bruxas (parte inicial)
  • Detective Comics 27 a 33
  • Primeiras histórias da Liga da Justiça (originais)
  • Liga da Justiça: Ano Um. 

ANO 02

Batman - Alberto Falconi as Holiday Killer
Alberto Falcone ganhou a fama do Feriado, mas não cometeu os crimes sozinho. Arte de Tim Sale.

Batman dá suporte logístico à Liga da Justiça.

Numa guerra de quadrilhas, Carmine Falcone é morto. O assassino serial chamado Feriado aterroriza a cidade. Batman prende Alberto Falcone (filho mais novo do mafioso), mas algumas mortes foram cometidas tanto por Harvey Dent quanto pela esposa deste, Gilda Dent. Em seu julgamento, o mafioso Sal Moroni joga ácido no rosto de Harvey Dent. Irremediavelmente deformado, Dent enlouquece e se torna o criminoso chamado DUAS CARAS. Surgem outros vilões: Sr. Frio, Hugo Strange, Espantalho e Chapeleiro Louco.

Bruce Wayne namora com Linda Page, Rachel Caspian e com Selina Kyle.

vicki vale and bruce wayne in red_robin_015
Vicki Vale: outro grande amor.

Bruce Wayne envolve-se, pela primeira vez, com a fotógrafa e jornalista Vicki Vale.

O Circo Haly, o mais famoso do mundo, chega a Gotham City cheio de atrações. Uma das principais são Os Greyson Voadores, uma família de trapezistas de origem cigana. O caçula Richard “Dick” Greyson, de 12 anos, termina assistindo sua família inteira ser assassinada a mando de um chefe criminoso chamado Tony Zucko, que queria intimidar o circo a pagar tributos à máfia. Bruce Wayne assiste a tudo e resolve tornar-se o tutor do garoto.

Histórias relativas ao Ano Dois:

  • O Longo Dia das Bruxas (metade final)
  • Vitória Sombria (parte inicial)
  • Ano Dois

ANO 03

Batman - Robin by Jim Lee standart
O adolescente Dick Greyson é adotado e se torna o Robin. Arte de Jim Lee.

Após um treinamento intensivo, Dick Greyson torna-se ROBIN. Ela já era um acrobata em nível olímpico (até mais ágil que o próprio Batman), mas é ensinado em diversas técnicas de luta e de investigação criminal. O Batman altera seu uniforme pela primeira vez e acrescenta uma elipse amarela em torno do morcego em seu peito. Como já não é mais uma figura tão “misteriosa” quanto antes, pensa que a nova figura serve como um alvo para a parte mais protegida de seu uniforme, o que lhe garante mais segurança.

infantino visual 02
Infantino mudou o visual do Batman em 1964, criando a elipse amarela.

A dupla dinâmica desmantela todas as velhas famílias mafiosas de Gotham.

James Gordon adota sua sobrinha, Bárbara Gordon, já adolescente, que ficou órfã após um acidente de carro.

Kathy Kane se torna a Batwoman e, pouco depois, sua sobrinha se torna a primeira Batgirl. Bruce Wayne e Kathy Kane vivem uma paixão intensa, mas ela decide se afastar do combate ao crime.

Histórias relativas ao Ano Três

  • Vitória Sombria (parte final)
  • Robin: Ano Um
  • Ano Três
  • Detective Comics a partir do número 38 e os anos 1940 e 50.

ANO 04

alex_ross_montage_2
Batman se filia à Liga da Justiça, que vive seu período mais clássico. Átomo, Gavião Negro, Aquaman, Flash, Mulher-Maravilha, Superman, Batman, Caçador de Marte, Lanterna Verde (Hal Jordan), Arqueiro Verde e Canário Negro.

Batman torna-se membro efetivo da Liga da Justiça, com Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Arqueiro Verde etc. Superman e Batman revelam suas identidades secretas um para o outro.

Os heróis adolescentes Robin, Kid Flash, Ricardito, Aqualad e Moça-Maravilha formam os Titãs, liderados por Robin.

Teen_Titans_v.1_23
Os Titãs, com Moça-Maravilha (Donna Troy), Kid Flash, Robin e Ricardito (Speed).

O Capitão Gordon é promovido a Comissário. Bárbara Gordon torna-se a BATGIRL: bibliotecária e ginasta olímpica, Barbara decide confeccionar uma fantasia de “batgirl” para “causar” numa festa à fantasia, mas ao presenciar um crime verdadeiro, o impede, gosta da sensação e decide se tornar vigilante.

batgirl
Barbara Gordon se torna a Batgirl.

Rapidamente, Batman deduz que a nova Batgirl é Barbara Gordon e, inicialmente, tenta convencê-la a parar, mas tal qual o Robin, a Batgirl se mostra incrivelmente capaz – além de fisicamente habilidosa, ela era inteligentíssima – e o cavaleiro das trevas termina aceitando-a e complementando seu treinamento pessoalmente.

batgirl_barbara_gordon_0014Após alguns meses, a confiança de Batman na Batgirl é tamanha que ele revela sua identidade secreta para ela. Barbara passa a agir juntamente à dupla dinâmica e até chega a namorar o Robin.

No segundo semestre, Dick Greyson vai cursar a Universidade de Hudson e apenas esporadicamente atua com Batman. Bruce Wayne muda seu QG temporariamente para a cobertura da Fundação Wayne.

Histórias relativas ao Ano Quatro:

  • Detective Comics e Batman dos anos 1960 (especialmente, entre 1964 e 1968)
  • Histórias da Liga da Justiça de 1961 a 1968
  • Histórias dos Jovens Titãs dos anos 1960 e 70
  • O Debute Milionário da Batgirl
  • Batgirl: Ano Um.

ANO 05

Batman - ras al ghul and talia from red hood
Batman conhece Ra’s Al Ghul e sua filha, Talia Head.

Batman se encontra pela primeira vez com Liga dos Assassinos, Lady Shiva e TÁLIA HEAD, uma mercenária com quem tem um caso de amor. Depois, conhece o pai dela: RA’S AL GHUL. Também surgem o Morcego-Humano, Aranha-Negra, Cara-de-Barro 3 (Preston Payne) e Vagalume. O corrupto Rupert Thorne se aproveita do vazio do submundo e se torna um gangster poderoso, mas é preso por Batman.

silver st cloud close up (original)
Silver St. Cloud: os fãs têm uma relação sentimental por ela.

Bruce Wayne namora com a socialite Silver Saint-Cloud, que descobre sua identidade secreta e se afasta.

teen-titans classic and new by george perez pin-up
A transição dos Titãs (Aqualad, Kid Flash, Robin, Ricardito e Moça-Maravilha) para os Novos Titãs (Ciborgue, Ravena, Mutano e Estrelar).

Após terem se desmantelado no ano anterior, novamente os heróis adolescentes se unem, dando origem aos Novos Titãs, ainda sob a liderança de Robin.

batman and Jason_Todd first encounter
Batman encontra Jason Todd.

Batman conhece o jovem morador de rua Jason Todd, um órfão de mãe que abandonou o pai por este trabalhar na quadrilha do Duas Caras. O menino tem 14 anos e vive de pequenos furtos (rouba pneus de carros para revender), mas no fundo, é um bom garoto, que odeia o pai por estar no crime organizado. Bruce Wayne adota o rapaz, mas como ele quer vingar-se do Duas Caras a todo custo, decide treiná-lo para canalizar sua raiva.

Histórias relativas ao Ano Cinco:

  • Detective Comics e Batman de 1969 até 1985 (pré-Crise), incluindo as fases de Dennis O’Neil e Neal Adams e de Steve Englehart e Marshall Rogers.
  • Histórias sobre o Jason Todd em Detective Comics e Batman pós-Crise (sua origem foi mudada)
  • Histórias da Liga da Justiça dos anos 1970 (Fase do Satélite)
  • Os Contos do Demônio
  • Início das histórias dos Novos Titãs por Marv Wolfman e George Perez.

ANO 06

nightwing original costume
Dick Greyson se torna o Asa Noturna.

Batman rompe seus laços com a Liga da Justiça e forma Os Renegados, grupo de jovens heróis (Geoforça, Katana, Metamorfo, Halo e Raio Negro).

Após uma discussão com Batman, Dick Greyson abandona o uniforme de Robin e se torna o ASA NOTURNA.

Ocorre a CRISE NAS INFINITAS TERRAS, que resulta na morte do Flash. Surgem vilões como o MÁSCARA NEGRA, Crocodilo, Kobra e Lady Cara-de-Barro.

in love with talia by barr and bingham
Batman e Talia ficam juntos em “Filho do Demônio”, por Barr e Bingham.

Para derrotar um inimigo comum, Batman se alia a Ra’s Al Ghul. No período que passa com Tália, ela engravida, mas finge um aborto e dá a criança para adoção.

batman gives jason todd costume Robin_Jason_Todd_0021
Batman passa o uniforme de Robin para Jason Tood.

Apesar de alguma resistência de Batman, Jason Todd estreia como o SEGUNDO ROBIN. Tragicamente, um dos primeiros casos da nova dupla dinâmica é justamente contra a quadrilha do Duas-Caras. Para piorar, o pai de Jason é morto pelo vilão! Batman teme que o novo Robin mate o Duas Caras por isso, mas Todd se contém e entrega o bandido à polícia.

Barbara_Gordon_crippled
Barbara Gordon é baleada pelo Coringa. Arte de Brian Bolland.

Bárbara Gordon é baleada e aleijada pelo Coringa, numa tentativa de enlouquecer o Comissário Gordon. O vilão nem sabe que acabou com a carreira da Batgirl.

Os Renegados encerram suas atividades.

Histórias relativas ao Ano Seis:

  • Crise nas Infinitas Terras
  • Detective Comics e Batman pós-Crise, mas antes de 1988
  • Histórias da Liga da Justiça da fase A Liga de Detroit
  • Histórias de Batman e os Renegados
  • O Filho do Demônio
  • A Piada Mortal
  • Os 10 Dias da Besta.

ANO 07

batman and Robin_Jason_Todd_0017Tomado pela raiva e frustração, à medida que cresce, Jason Todd se torna mais displicente e violento a cada dia. A situação chega a um ponto limite e o Batman o destitui do papel de Robin. Jason, então, vai embora, fugindo.

joker kills jason todd by jim aparo
A cena brutal da morte de Robin na arte de Jim Aparo.

O Coringa consegue roubar um míssil nuclear e decide ir vendê-lo no Oriente Médio para lucrar com a guerra. Coincidentemente, Jason Todd descobre que sua falecida mãe era adotiva e que a verdadeira ainda está viva e morando no Oriente Médio. Partindo numa cruzada individual para achar a mãe, o caminho de Jason se cruza novamente com o do Batman, que está atrás do Coringa. Infelizmente, enquanto cumpriam missões separadas, o Robin é encurralado pelo Coringa e espancado até quase à morte. Sendo deixado junto à mãe com uma bomba relógio que explode e vitima os dois. É a morte do segundo Robin.

Batman - death of robin
Jason Todd é morto pelo Coringa: duro golpe para Batman.

Com a ajuda do empresário Maxwell Lord se funda uma nova Liga da Justiça, com Besouro Azul, Lanterna Verde (Guy Gardner), Capitão Marvel, Gladiador Dourado e outros. Batman lidera a equipe.justice league international hardcover 01

Bruce Wayne é acusado de ser um espião por um cartel criminoso que tomou conta da Wayne Interprises. Ele é julgado e inocentado, mas Henri Ducard descobre sua dupla identidade. Bruce Wayne se envolve novamente com Vicki Vale e quase revela seu segredo para ela.

Batman conhece o jovem TIM DRAKE, um fã do Robin que descobre sua identidade, passando a ajudá-lo com suporte de informática. Também conhece HAROLD ALLNUT, um gênio mecânico deformado e mudo  que passa a ajudá-lo na batcaverna como suporte tecnológico. Surge a CAÇADORA (Helena Bertinelle), filha de uma família mafiosa que resolve combater o crime. A detetive Sarah Essen volta a Gotham e retoma o relacionamento com o Comissário Gordon.

É formada a Quadra de Lama, grupo que reúne os quatro vilões chamados Cara-de-Barro. Surgem novos vilões, como Anarquia, Matadouro, e a “dupla” Scarface e Ventríloquo.

Histórias relativas ao Ano Sete:

  • Detective Comics e Batman de 1988 a 1992, com as fases de Marv Wolfman e Jim Aparo e Alan Grant e Norm Breyfogle
  • A Quadra de Lama
  • Morte em Família
  • Justiça Cega
  • Liga da Justiça; Lendas
  • Liga da Justiça Internacional (início da saga).

ANO 08

Batman - Robin 3 classic by Tom Grummett
Tim Drake se torna o 3º Robin. Arte de Tom Grummett.

A mãe de Tim Drake é assassinada e, após muita relutância de Batman, o jovem torna-se o TERCEIRO ROBIN. A filha do vilão Mestre das Pistas, Stephanie Brown, decide combater o crime, tornando-se a SALTEADORA.

O Comissário Gordon se casa com Sarah Essen. Bárbara Gordon torna-se a ORÁCULO, especialista em informática que nutre o homem-morcego e a Liga da Justiça com informações. Ocorre a morte do Superman, mas o herói retorna pouco depois. Batman conhece o jovem Jean-Paul Valley, o AZRAEL. O jovem foi treinado desde criança por uma seita religiosa chamada Ordem de São Dumas, na qual o posto de protetor – o Azrael – é passado de geração para geração. Valley sofreu um tipo de lavagem cerebral, assim, apesar dos interesses malignos da Ordem, é um bom rapaz. Batman ajuda Azrael a romper com a Ordem e desmontá-la.

Azrael_Jean-Paul_Valley_Prime_Earth_001
Jean Paul Valley, o Azrael.

Tem início a QUEDA DO MORCEGO. O criminoso Bane nasceu em uma prisão no país caribenho de Santa Prisca e se tornou um homem de incríveis habilidades físicas e mentais, antes mesmo de ser submetido a um teste experimental na qual seu corpo é injetado pela droga conhecida como Veneno, que o deixa com força sobrehumana por um período curto de tempo. Decidido a se provar, Bane vai a Gotham City com uma única missão: derrotar o Batman. Sua primeira ação é libertar todos os prisioneiros do Asilo de Arkham para cansar Batman e derrotá-lo. O Coringa e o Espantalho sequestram o prefeito Armand Karol. Tomado pela fadiga, Batman é derrotado por Bane e fica aleijado. Desesperados para frear Bane, Alfred e Asa Noturna têm a ideia de fazer com que Jean Paul Valley assuma o uniforme do herói. Assim, Azrael torna-se o novo Batman.

Bane_breaks_Batman1
Bane derrota Batman.

Preso a uma cadeira de rodas temporariamente, Bruce Wayne organiza uma missão de resgate a sua namorada, da médica DRA. SHONDRA KILSONVING, e ao pai de Tim Drake, ficando vários meses afastado de Gotham.

Azrael-batman_01
Jean-Paul Valley se torna um Batman violento e assassino.

Enquanto isso, o novo Batman se transforma em um descontrolado e violento combatente do crime que mata o Matadouro, expulsa Robin e Harold da batcaverna e descobre o bat-trem, novo veículo que Harold havia construído. A ascensão de Bane leva a uma nova briga de quadrilhas que resulta na morte do maior chefão do crime na época: Tony Bressi. Com o fim dos Novos Titãs, Asa Noturna volta à Gotham para combater o novo Batman.

Histórias relativas ao Ano Oito:

  • Detective Comics e Batman de 1990 a 1995, e o início da fase de Chuck Dixon e Graham Nolan, além de Doug Moench e Jim Aparo
  • Minisséries do Robin III
  • Revista mensal do Robin (início)
  • A Morte do Superman
  • O Retorno do Superman
  • A Espada de Azrael
  • A Queda do Morcego
  • Bruce Wayne: A Busca
  • A Cruzada do Cavaleiro

ANO 09

batman vs batman - bruce wayne vs jean paul valley azrael
Batman (Bruce Wayne) versus Batman (Azrael/ Jean Paul Valley). Arte de Jim Ballent.

A Dra. Kilsonving consegue curar Bruce Wayne, que retoma o uniforme do Batman e derrota Azrael. Depois disso, Jean Paul Valley é submetido a um sério tratamento psiquiátrico e, antes do fim do ano, já está recomposto, novamente agindo como Azrael como um tipo de aliado relutante do homem-morcego.

Apesar da vitória, Bruce Wayne julga que não está fisicamente apto a continuar a ser o Batman após ter passado tantos meses em uma cadeira de rodas. Para voltar à velha forma, ele se submete a um treinamento com a vilã Lady Shiva, que é a maior lutadora do mundo. A vilã tenta se aproveitar da situação para submeter o homem-morcego a uma lavagem cerebral, mas é mal sucedida.

Durante o período que passa afastado de Gotham, Wayne nomeia Dick Greyson como o novo Batman. Greyson aceita relutantemente e combate criminosos como o Espantalho e Talião.

batman black costume by graham nolan
Bruce Wayne volta a ser o Batman com um uniforme totalmente preto. Arte de Mark Bagley.

 

Após alguns meses, Bruce Wayne volta a Gotham de novo e passa a usar um uniforme totalmente preto. Também nomeia oficialmente Dick Greyson como seu filho e legítimo herdeiro.

Asa Noturna se transfere para Blüdhaven, cidade vizinha à Gotham.

Histórias relativas ao Ano Quatro:

  • O Retorno do Morcego
  • Filho Pródigo
  • Advogado do Diabo
  • Revista mensal do Asa Noturna (início)
  • Revista mensal da Mulher-Gato (início)

ANO 10

O Comissário Gordon entra em confronto com o Prefeito Karol, que o demite do cargo, colocando sua esposa, Sarah Essen no lugar.

Vesper_Fairchild_001
Vesper Fairchild: romance e futuro trágico.

Bruce Wayne se envolve com a radialista VÉSPER FAIRCHILD pela primeira vez.

Ra’s Al Ghul, libera uma variante do vírus Ebola em Gotham, reduzindo a cidade à quase metade de sua população. Uma das vítimas é o prefeito Karol. Na eleição que se segue, James Gordon candidata-se, mas quem vence é a promotora Marion Grange, que recoloca Gordon como Comissário, no lugar de Andy Howe.

Gotham sofre um violento terremoto, que vitimiza quase um milhão de pessoas e deixa a cidade em ruínas. A ONU dissolve, oficialmente, a Liga da Justiça e a proíbe de agir.

Histórias relativas ao Ano Dez:

  • Contágio
  • Terremoto

ANO 11

nightwing-02f
De Robin a Asa Noturna.

O Governo dos EUA decide extinguir Gotham City. A cidade deixa de ser território dos Estados Unidos, todos os acessos são destruídos, mas uma parcela da população permanece, o que a transforma em uma Terra de Ninguém. Para conter a situação, Batman forma o Batsquad, com Robin, Asa Noturna, Azrael, Oráculo e a NOVA BATGIRL (Cassandra Cain, filha de David Cain). Caçadora e Salteadora (namorada de Robin) não são aceitas na equipe, mas também atuam. Sarah Essen é assassinada pelo Coringa.

Liga da Justiça - os sete grandes de grant morrison
A Liga da Justiça de Grant Morrison foi um grande sucesso de público e crítica.

Batman se envolve com a nova Liga da Justiça: Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash (Wally West), Lanterna Verde (Kyle Rider), Aquman e Caçador de Marte. Há um envolvimento amoroso entre Batman e Mulher-Maravilha. Também surge um outro grupo: Aves de Rapina, formado só por heroínas, liderado por Oráculo e com Canário Negro, Caçadora, Batgirl e outras.

Após uma intensa campanha no Senado Federal, Bruce Wayne convence o Governo dos EUA a reabilitar a cidade de Gotham, que volta a existir oficialmente e precisa ser reconstruída.

Histórias relativas ao Ano Onze:

  • Terra de Ninguém
  • Louco Amor
  • LJA de Grant Morrison.

ANO 12

Como símbolo do recomeço de Gotham, Batman deixa de utilizar a roupa totalmente preta e volta a usar seu uniforme original (sem a elipse amarela em volta do morcego). Gotham é recuperada e reconstruída por Lex Luthor, mas Bruce Wayne consegue tirar-lhe desse intuito. Outra coisa irrita Luthor: Wayne compra o Planeta Diário, principal jornal de Metrópolis. Em Gotham, Wayne e Vésper Fairchild voltam a namorar por curto período. O Comissário Gordon é baleado e se aposenta. O chefe Michael Atkins (de Metrópolis) assume seu lugar.

Superman lex-luthor for president
As histórias dos anos 2000 o tornam presidente dos EUA.

Lex Luthor é eleito presidente dos EUA. Como estratégia para se defender de Luthor, Batman consegue que Tália Head torne-se a diretora executiva da LuthorCorp.

Bruce Wayne assassino 01
Bruce Wayne é acusado de assassinato… e cabe a Batman inocentá-lo. Arte de Scott McDaniel.

Após sofrer um seqüestro, Bruce Wayne passa a ter SASHA BOURDEAUX como guarda-costas, imposta pela diretoria da Wayne Interprises. Apaixonando-se, permite que ela descubra seu segredo e os dois passam a patrulhar Gotham juntos. Vésper Fairchild é assassinada na Mansão Wayne e Bruce se torna o principal suspeito. Ele é preso, mas foge da cadeia. Batman descobre que a trama foi armada por Lex Luthor e executada por David Cain. O presidente queria se vingar e nunca soube que Wayne era o Batman, mas Cain, sim, e se aproveitou para se vingar por ele ter feito sua filha ser a nova Batgirl. Cain é preso e assume a autoria do crime. Wayne é inocentado. Sasha Bourdeux é dada como morta e passa a integrar a agência governamental secreta chamada Xeque-Mate.

Histórias relativas ao Ano Doze:

  • Bruce Wayne: Assassino
  • Bruce Wayne: Fugitivo
  • Penitência

ANO 13

Batman - hush vilian
Um novo grande inimigo: Silêncio.

Bane deixa de ser um criminoso e se regenera.

Tommy Elliot, amigo de infância de Bruce Wayne, torna-se o vilão SILÊNCIO. Enquanto isso, Harvey Dent faz uma cirurgia plástica e deixar de ser o Duas Caras. Batman e Mulher-Gato engatam um namoro firme que dura alguns meses, inclusive, com ele revelando sua identidade para ela. Batman descobre que o Charada descobriu sua identidade e a “vendeu” a Elliot. Silêncio mata Harold, mas consegue escapar.

Batman-hush-batman-2822029-450-337
Batman e Mulher-Gato finalmente vivenciam toda a intensidade de seu romance.

A assistente social Catalina Flores adota o nome e a identidade de Tarântula, usado antes por um criminoso, e passa a combater o crime com o Asa Noturna.

Batman descobre que, no passado distante (Ano 05), alguns membros da Liga da Justiça (Zatanna, Arqueiro Verde, Gavião Negro) apagaram uma parte de sua mente para que não se lembrasse de que o grupo tinha lobotomizado do vilão Dr. Luz. Batman rompe com o grupo ao mesmo tempo em que precisa investigar um serial killer que está matando pessoas ligadas ao grupo.

Histórias relativas ao Ano Treze:

  • Silêncio
  • Liga da Justiça: Crise de Identidade.

ANO 14

Lex Luthor consegue acusar o Superman de crime contra a humanidade. Batman e Superman se unem para desmascarar o vilão e o tiram da presidência do país. Bruce Wayne “se vinga” comprando a LuthorCorp., sem ele saber. O dinheiro fica com Tália.

Batman 636 cover with black mask
O Máscara Negra se torna o novo chefão do crime em Gotham.

Ra’s Al Ghul trama sua própria morte para que suas filhas Nyssa Raatko e Tália tornem-se suas sucessoras. Tália sofre uma lavagem cerebral de sua irmã mais velha e passa a considerar Batman seu inimigo. Ocorrem Os Jogos de Guerra, uma colossal guerra de gangues em Gotham, causada, sem querer, pela Salteadora e manipulada pelo Máscara Negra, que se torna o novo chefão da cidade.  A polícia de Gotham volta a tratar Batman como criminoso.

Batman-under-the-hood cover of comics detail
Jason Todd está de volta… e agora como o novo Capuz Vermelho.

Surge um novo Capuz Vermelho, que abala as estruturas do crime organizado de Gotham. Batman descobre se tratar do falecido Jason Todd, o segundo Robin, que foi trazido de volta à vida. Ele age como um antiherói e, depois, se torna o RED ROBIN.

Histórias relativas ao Ano Quatorze:

  • Superman e Batman: Inimigos Públicos
  • As Filhas do Demônio
  • Contagem Regressiva para Crise Infinita
  • Crise Infinita
  • Jogos de Guerra
  • Contra o Capuz Vermelho.

ANO 15

Superman, Batman e Mulher-Maravilha passam um ano desaparecidos, buscando maneiras de aperfeiçoar suas habilidades. Nesse meio tempo, Asa Noturna, Robin e Red Robin continuam agindo em Gotham e a Liga da Justiça é desfeita. Harvey Dent também combate o crime.

Histórias relativas ao Ano Quinze:

  • 52

ANO 16

JLA by ed benes
A Liga da Justiça na arte do brasileiro Ed Benes.

Bruce Wayne retorna a Gotham. E Harvey Dent volta ser o Duas Caras. Batman, Superman e Mulher-Maravilha se reúnem e fundam uma nova Liga da Justiça extremamente poderosa, com Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde Hal Jordan, Canário Negro, Mulher-Gavião, Raio Negro, Arqueiro Vermelho (ex-Ricardito), Víxen e Tornado Vermelho.

Batman e Robin by Grant Morrison (damian)
Bruce Wayne descobre que tem um filho com Tália Head: Damian Wayne. Ele é novo Robin, mas um tanto quanto impulsivo. Arte de Frank Quitely.

Tália Head reaparece e apresenta Batman a seu filho, Damian Wayne. O menino tem quase dez anos de idade (foi concebido no Ano 06) e é furioso e um lutador absolutamente talentoso. Treinado para ser um assassino pela mãe, Batman decide assumir a custódia do menino e. sem alternativas, o transforma no QUARTO ROBIN.

Batman - Jezebel Jet
Jezebel Jet: parte de um complô para derrubar o Batman. Arte de Andy Kubert.

Jason Todd volta a agir como o Capuz Vermelho e Tim Drake se torna o novo Red Robin.

red robin tim drake wings version
Tim Drake vira o Robin Vermelho.

A organização criminosa Luva Negra tem uma trama complexa para derrotar o Batman, utilizando a ex-modelo Jezebel Jet para se aproximar de Bruce Wayne, seduzi-lo e destruí-lo. Batman é testado até o limite pelo Dr. Hurt, mas vence.

Numa batalha da Liga da Justiça contra o vilão cósmico Darkseid, Batman é aparentemente morto, mas na verdade, sua consciência foi transferida para um limbo temporal.

Histórias relativas ao Ano Dezesseis:

  • O Filho do Morcego
  • Liga da Justiça de Brad Meltzer e Ed Benes
  • A Luva Negra
  • Descanse em Paz (RIP)
  • Crise Final

ANO 17

asanoturnaBG_img09_09092009
Com Batman “morto”, Gotham se vê protegida por Mulher-Gato, Silêncio, Asa Noturna, Capuz Vermelho e Robin.

Bruce Wayne passa um ano inteiro viajando pelo tempo, tentando voltar à nossa era. Dick Greyson se torna o Batman outra vez, atuando ao lado de Damian como Robin.

Histórias relativas ao Ano Dezessete:

  • A Batalha pelo Capuz
  • Batman & Robin por Grant Morrison e Frank Quitely.

ANO 18

Batman-dark-knight by david finch new costume
Após um ano, Bruce Wayne volta e passa a usar um novo uniforme.

Bruce Wayne consegue retornar ao presente e volta a ser o Batman, mas Dick Greyson também continua agindo como Batman, de modo que temos dois Batmen agindo ao mesmo tempo. Bruce Wayne revela ao mundo que financia o Batman (sem dizer que é ele) e dá início à Batman Incorporation, uma empreitada que visa treinar vigilantes urbanos por todo o mundo.

Histórias relativas ao Ano Dezoito:

  • O Retorno de Bruce Wayne
  • Batman Inc. por Grant Morrison.

E neste ponto estamos. [Estávamos em 2011 quando o post foi originalmente publicado]

O que disso ainda é válido depois do reboot da DC ninguém sabe, mas os editores garantiram que fatos fundamentais do passado permanecerão. Por exemplo, Dick Greyson ter sido, Robin, Asa Noturna e Batman permanece. Damian Wayne ser o Robin atual também. Mas Barbara Gordon não está mais paralítica e continua agindo como Batgirl.

Como? Só a partir de setembro começaremos a entender.

Por fim, uma nota: o HQRock usou os dados pela própria DC Comics acerca da cronologia do Batman, mas em algumas ocasiões foram necessárias escolhas do autor. Parte da organização pós-Zero Hora também foi estabelecida pelo autor, mas leva em conta a própria lógica das histórias (“Bruce Wayne se afastou por um ano…”) e outros aspectos temporais, como a idade de Damian, por exemplo.

O HQRock espera que esse “resumo” lhe ajude a entender a “velha” cronologia do Batman e o que as mudanças irão trazer.

[Atualização:

Tendo em vista a longa passagem de tempo desde que o post foi publicado originalmente, decidimos fazer algumas considerações sobre o que veio depois.

OS NOVOS 52

batman court of owls cover by greg capullo
Batman versus o Garra.

O reboot de 2011 da DC Comics fundamentalmente trouxe duas grandes mudanças: tornar os heróis mais jovens e mudar a origem da Liga da Justiça. O primeiro ponto, para aproximá-los mais dos leitores mais jovens; o segundo porque algo que sempre incomodou alguns (muitos?) fãs da DC foi o fato de Batman e Superman (e Mulher-Maravilha) não serem membros fundadores da Liga.

Assim, a primeira revista de Os Novos 52 a ser lançada foi Justice League 01, por Geoff Johns e Jim Lee que estabeleceu o novo status quo da cronologia DC:

  • Os heróis só teriam surgido, em sua maioria há 5 anos atrás, sendo inicialmente temidos pela população;
  • O Batman teria aparecido um pouco antes disso e, portanto, era mais experiente do que os demais. Quanto tempo antes? Nunca ficou claro. Talvez uns dois anos? Quatro?
  • Somente com o surgimento da Liga da Justiça – que salva a Terra de uma invasão de Darkseid – é que os heróis são aclamados pela população, nascendo o termo “super-herói”;
  • A formação original da Liga foi: Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Aquaman e Ciborgue. (O que também já é diferente da versão original dos quadrinhos dos anos 1960).
justice league new 52 by jim lee complete image white background
Liga da Justiça nos quadrinhos. Arte de Jim Lee.

À princípio, a DC afirmou que a cronologia do Batman permanecia praticamente inalterada em relação à anterior, mas tendo que se adaptar ao novo status. Criou-se, por exemplo, uma pequena confusão sobre se Tim Drake teria sido o Robin algum dia ou passaria a apenas a ter sido sempre o Red Robin. Afinal, acomodar tantos Robins em apenas 5 (ou 6?) anos de cronologia era um dos grandes problemas.

bruce wayne new 52 with greyson damian and drake
Dick Greyson, Bruce Wayne, Damian Wayne e Tim Drake em cena da Batman 01 de Os Novos 52. Texto de Scott Snyder e arte de Greg Capullo.

Porém, a DC não fez muito esforço para solucionar isso e ainda complicou as coisas quando lançou a história Ano Zero, mostrando um confronto do Batman com o Capuz Vermelho (pretensamente o Coringa) antes do Ano Um e, com isso, contradizendo a origem mais famosa do personagem.

Rebirth

O novo reboot ainda está em curso e não está claro o que realmente ele está alterando. A edição especial Rebirth 01, escrita por Geoff Johns com vários desenhistas, mostra o ex-Kid Flash e Flash Wally West (que foi apagado da existência em Os Novos 52) navegando pelo espaço-tempo e percebendo que 10 anos do universo DC foram “roubados”, dando a entender que a DC irá transformar aqueles “5 anos” de cronologia em 15, mais ou menos revertendo ao status pós-Crise (e pós-Zero Hora e Crise Infinita).

Será?

Fim da Atualização].