Homem-Aranha: há um ano da estreia do primeiro, a sequência já tem data.

De fato, o mercado de filmes de verão em Hollywood baseados em franquias começa a ter algumas atitudes e consequências engraçadas. Ainda falta um ano para que O Espetacular Homem-Aranha, o reinício da franquia do escalador de paredes da Marvel Comics tocado pela Comlubia Pictures, estreie nos cinemas e a data de estreia de sua sequência, O Espetacular Homem-Aranha 2, já está marcada para daqui há três anos: 02 de maio de 2014.

Até aqui, já era considerado uma extravagança que filmes como Lanterna Verde e Capitão América – O Primeiro Vingador tivessem contratados roteiristas para suas sequências meses antes de sua próprias estreias, mas esta do Homem-Aranha é um pouco demais.

Assim como Peter Parker, parece que Hollywood está de ponta-cabeça.

O fato é que a lógica da produção de Hollywood está mudando. Antigamente, o fracasso nas bilheterias – ou mesmo uma arrecadação boa, mas abaixo do esperado – eram suficientes para enterrar uma franquia inteira. Veja o próprio caso do Batman: a bilheteria baixa e as críticas ruins acerca do execrável filme Batman & Robin de Joel Schumacher, em 1997, simplesmente cancelaram aquela franquia que nasceu tão promissora por meio do primeiro filme de Tim Burton oito anos antes. Ainda no campo da dobradinha Warner-DC Comics, Superman – O Retorno arrecadou quase US$ 400 milhões em 2006 – o que é um número respeitável mesmo nos dias de hoje – mas como era abaixo do que o estúdio esperava a nascente franquia do homem de aço morreu prematura e dará origem a outra em 2013.

Todo mundo sabe que o Tio Ben vai morrer, mas será que ele volta para a sequência?

O jogo, agora, parece estar mudando. Se se confirmar, de fato, que a Warner Bros. irá mesmo produzir Lanterna Verde 2, apesar do fracasso de seu primeiro filme (que sequer estreou no Brasil, lembrem-se), teremos um novo paradigma instalado. A simples promessa de sucesso futuro por meio de uma sequência e todo marketing e mershandising que nasce a partir disso parecem já justificar a manutenção de uma franquia, ou ao menos a tentativa de melhorá-la. Antes, Hollywood não perdoava erros (não esqueça que a Universal chegou a devolver os direitos pelo personagem do Hulk ao Marvel Studios, que fez outro filme dele e o colocou em Os Vingadores, independente de duas baixas bilheterias).

Agora, talvez até como fruto da crise, Hollywood é mais condescendente.

Dirigido por Marc Webb (de 500 Dias com Ela) e escrito por James Vanderbilt (de Zodíaco), o elenco de O Espetacular Homem-Aranha  reúne Andrew Garfield (Peter Parker), Emma Stone (Gwen Stacy), Rhys Ifans (Dr. Curt Connors), Dennis Leary (Cap. George Stacy), Sally Field (May Parker), Martin Sheen (Ben Parker), Irrfan Khan (Nels Van Adder/Proto-Duende), Annie Parisse (Mrs. Van Adder), Campbell Scott (Richard Parker), Embeth Davidtz (Mary Parker) e C. Thomas Howell (Ray). Sua estreia será em 03 julho de 2012.