O elenco de apoio do Batman: Mulher-Gato, Silêncio, Asa Noturna, Jason Todd (Capuz Vermelho) e Red Robin

Quando anunciou a “reformulação cronológica” (carinhosamente chamada de reboot pelos fãs) de seu universo ficcional há alguns meses, a editora DC Comics afirmou que o tempo cronológico de suas histórias seria reduzido para cinco anos. Ou seja, fariam apenas cinco anos que o Superman apareceu pela primeira vez, o que serve para rejunevescer seus personagens. (Na cronologia tradicional atual, Batman e Superman já são quarentões, pois agem há mais de 15 anos).

Falando em Batman, uma das primeiras perguntas que atingiu os fãs do homem-morcego foi: se só cinco anos se passaram desde que o Batman surgiu, como é possível ter havido cinco pessoas agindo como Robin?

Para quem não sabe, nos quadrinhos, o “cargo” de Robin já foi ocupado por cinco indivíduos ao longo do tempo: Dick Greyson (o original), seguido por Jason Todd (nas histórias dos anos 1980), Tim Drake (nos anos 1990), Stephannie Brown (uma menina, por pouco tempo) e Damian Wayne (o atual e filho de Bruce Wayne com Tália Head, filha do vilão Ra’s Al Ghul).

Dick Greyson, o Robin original, na arte de Jim Lee.
Jason Todd não se deu muito bem como Robin. Arte de Jim Aparo.
Tim Drake assume o manto. Arte de Tom Grummett.
Stephannie Brown fez do Robin um papel feminino. Atrás, seu visual como Salteadora.
O Robin de Damian Wayne na arte de Frank Quitely.

Ontem, em um programa de coletivas de imprensa interativa que a DC mantém girando pelo mundo, a DC Roadshow, em Londres, os editores informaram que isso é possível porque o título de Robin, na nova cronologia, é na verdade, um estágio, onde os jovens são treinados pelo Batman no combate ao crime.

A explicação já está redendo comentários irônicos dos fãs insatisfeitos e temerosos com os efeitos do reboot da DC, como por exemplo, com perguntas do tipo: “Ser Robin dá direito a Vale-Refeição ou Vale-Transporte?; É preciso ter experieência prévia?; Dá para ir de metrô?; Estrangeiros podem se candidatar?”.

O uniforme novo do Asa Noturna na arte do brasileiro Eddy Barrows.

Apesar das explicações, os problemas cronológicos continuam. Afinal, se Damian Wayne é adolescente e filho de Bruce Wayne com Tália, como é que o Batman só age há cinco anos?

Em comentários anteriores, os chefões atuais da DC, Geoff Johns, Jim Lee e Dan DiDio, haviam afirmado que Batman estaria “na estrada” há mais tempo do que os outros heróis da DC, mas era tido como uma “lenda urbana” e perseguido pela polícia. Os super-heróis só se tornariam públicos com a aparição do Superman, há cinco anos. Provavelmente, a explicação combina as duas coisas.

Dois momentos da vida de Tim Drake (com a Salteadora à esquerda), agora, como Red Robin.

Para entender mais a cronologia do Batman e a carreira dos Robins, leia o post especial do HQRock sobre o assunto.

Atualmente, Damian é o Robin, enquanto os demais ocupam outras identidades: Asa Noturna (Greyson), Capuz Vermelho (Todd), Red Robin (Drake) e Salteadora (Brown).

O reboot da DC estreia este mês, no dia 31, com o lançamento da nova Justice League 01, por Geoff Johns e Jim Lee.