
Poucas vezes na história do cinema houve um momento como o presenciado ao longo do mês de agosto em torno da produção de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan. Durante algumas semanas, o mundo todo e, particularmente, os fãs de cinema e de quadrinhos, puderam acompanhar quase “frame a frame” as filmagens externas do longametragem nas ruas de Pittsburgh, no Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos.
Geralmente, produções desse tipo procuram esconder o que estão fazendo, mas este não parece ter sido o caso do filme estrelado por Christian Bale. Mesmo mantendo alguns tipos de cordões de isolamento, a produção deixou ser fotografada e filmada quase a vontade, revelando detalhes de design e mesmo da trama. Como o HQRock já colocou em um post anterior, existe a sensação de que essa exibição é intencional e parte da campanha viral do filme. Em 2008, a campanha viral de Batman – O Cavaleiro das Trevas, segunda parte da trilogia, criou um fenômeno na internet com uma série de eventos e sites “falsos” relacionados ao filme, que mostravam os programas da TV local da fictícia cidade de Gotham City, o jornal impresso Gotham Gazette e a campanha do personagem Harvey Dent para Promotor Público. Não deve ter sido coincidência o filme arrecadar mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias e ser um dos filmes de maior sucesso da história.

Desta vez, parece que a campanha começou mais cedo, com a revelação da imagem de Bane (Tom Hardy) e depois o casamento entre as cenas externas e algumas revelações. Um fato que parece entregar que a exposição temalgo de intensional é o fato de que, enquanto corriam as gravações da luta entre Batman (Bale) e Bane nas escadarias da Universidade Carnegie Mellon (que no filme será um tribunal), uma dublê apareceu carregando uma suspeita máscara que remetia à Mulher-Gato, algo que foi noticiado pelo HQRock. No dia seguinte, o visual da Mulher-Gato foi revelado oficialmente por meio de uma imagem de Anne Hathaway montada em um batpod, a moto que o Batman usara no filme anterior. Em seguida, veio a filmagem da cena em que aquela mesma dublê aparecia vestida de Mulher-Gato e pilotando o batpod pelas escadarias, para depois, fazê-lo pelas ruas de Pittsburgh e por um elevado que termina em um túnel.
Por esse tipo de coisa, essas filmagens externas permitiram aos fãs estruturar mais ou menos a trama do longametragem e algumas das questões que irão aparecer. Tendo em vista o que já se pôde acumular até agora, vejamos um levantamento de informações que podem ser tiradas de lições a partir do que foi visto.

A trama
As filmagens em Londres e em Pittsburgh confirmam que o contexto da obra é o mesmo do arco de histórias A Queda do Morcego, o mais famoso dos anos 1990, na qual Bane cria um caos em Gotham City para enfraquecer Batman e derrotá-lo. Em Londres foram feitas cenas com manifestações populares e caos nas ruas, enquanto em Pittsburgh pudemos acompanhar uma fuga em massa da Prisão de Blackgate (filmada no prédio do Instituto de Engenharia de Software).
O teaser trailer divulgado mostra também o que parece ser a base da história: Batman “desaparece” por algum motivo, de modo que vai visitar o Comissário Gordon (Gary Oldman) em um hospital e este clama para que ele volte. O motivo do sumiço, presumivelmente, é que ele é derrotado por Bane em um confronto físico, pois o vídeo mostra um Batman bastante debilitado enfrentando um Bane ameaçador.
Batman quebrado?

Nos quadrinhos, Bane quebra a espinha do Batman em confronto, deixando Bruce Wayne aleijado. Este escolhe um sucessor, Jean-Paul Valley, o Azrael, que parte para enfrentar o crime como o novo Batman, mas se torna um mostro violento e sem controle, obrigando Wayne a se recuperar reassumir seu posto. Mas ele não estava paralítico? Ah, mas na “realidade” das HQ’s isso é um mero detalhe, a Dra. Shondra Kilsonving promove uma cura mística.
Nada disso deverá estar presente no filme. Dificilmente Christopher Nolan colocará uma “paralisia curada” na história calcada na realidade da série cinematográfica do Batman. Deverá haver apenas grandes danos físicos e psicológicos. E atenção a este último, que é um dos grandes interesses do cineasta e, tendo em vista que Bane foi treinado pela Liga das Sombras, provavelmente também foi aluno do mesmo Ra’s Al Ghul (Liam Neeson) que treinou Bruce Wayne, de modo que essa “herança” deverá ser explorada no filme. Taí o ator Josh Pence para fazer o jovem Ra’s Al Ghul, já que o “velho” faleceu em Batman Begins.

A cena de Batman e Gordon no hospital, no trailer, parece confirmar isso, pois embora o herói não apareça no vídeo (só escutamos a sua voz), as fotografias da filmagem em Londres mostarm um homem de terno e máscara saindo pela janela de um prédio que, dizem, é o Hospital Geral de Gotham no filme. Esse alguém dever ser Bruce Wayne. Andando, portanto.
A Mulher-Gato

Não está muito claro o papel da Mulher-Gato no filme, mas a tendência dos rumores até aqui é que ela não deve ser uma vilã. De concreto, temos que haverá um romance entre Selina Kyle e Bruce Wayne, pois foi captada uma cena na Mansão Wayne (na verdade, um castelo perto de Londres) na qual, sob a chuva, há um encontro entre os dois, uma rápida conversa, um beijo, os dois saem de mãos dadas e entram em um táxi.
Se o filme seguir a concepção dos quadrinhos, o que pode acontecer é o seguinte: Bruce Wayne conhece Selina Kyle na high society e os dois se apaixonam, mas paralelamente, ela é uma ladra que rouba os ricos, pois tem “bom coração”. O Batman chega a confrontá-la, mas a descoberta das identidades mútuas pode mudar as ações de Selina e ela virar um aliada.
Nas filmagens em Pittsburgh, a Mulher-Gato aparece pilotando um batpod, que pertence ao Batman, obviamente, de modo que muita gente diz que ela “roubou”. Além disso, ela parece perseguir os tumblers camuflados da Liga das Sombras. Considerando o aspecto montagem, as filmagens dão a entender que tanto a Mulher-Gato quanto o Batman em seu batwing estão atrás da Liga das Sombras. Ambos os veículos foram filmados no elevado que dá acesso a um túnel que, aparentemente, os tira da zona urbana. É possível supor que os carros da Liga das Sombras são perseguidos pelo batwing e a Mulher-Gato e o batpod seguem atrás.
As filmagens dão a entender que a Mulher-Gato realmente age como uma espécie de aliada do Batman e esta é a aposta que fazemos. Tendo em vista o contexto da Queda do Morcego nos quadrinhos, é possível que, no filme, quando Batman sai de cena, a Mulher-Gato termine assumindo a tarefa de combater o crime, mas a situação se torna tão grave com a ação da Liga das Sombras, que Batman decide voltar e cumprir sua missão. Desse modo, a Mulher-Gato do filme é algo como uma mistura de Azrael e Robin.
O caos

As filmagens em Pittsburgh deixam uma dúvida. As cenas da fuga em massa de Blackgate e a luta coletiva nas escadarias do tribunal se passam antes ou depois da “aposentadoria provisória” do Batman? Nos quadrinhos, Bane libera os criminosos do Asilo de Arkham para fazer Batman capturá-los todos e se cansar no processo e ser derrotado. Mas tendo em vista que parece haver uma conexão direta entre as cenas na escadaria e a perseguição com o batwing pelas ruas de Gotham e a Mulher-Gato no batpod, é possível pensar que isso se passa depois.
Seguindo uma lógica cinematográfica, o batwing só deve aparecer no terceiro ato, ou seja, no final do filme. O mesmo aconteceu com o batpod em O Cavaleiro das Trevas e, também, com o outro filme do homem-morcego que usou o batwing, Batman – O Filme, de Tim Burton, em 1989. Sendo assim, a “canseira” de Bane em relação ao Batman não deve envolver a fuga dos presos, já que isso ocorreria depois. Talvez, seja a fuga dos presos que motive Batman a voltar.
Se essa teoria for verdade, o plot do filme se aproxima demais de Batman: O Cavaleiro das Trevas, a revista, e não o filme. Na clássica história de Frank Miller, publicada em 1986 (veja nosso post sobre as melhores histórias do Batman). Na revista, é justamente essa a trama principal: um Bruce Wayne aposentado que retoma o combate ao crime quando a criminalidade de Gotham City chega a níveis insuportáveis.

Miranda Tate = Tália Head
Desde que a atriz francesa Marion Cotillard foi contratada para o filme, se supôs que seu papel era o de Tália, a filha de Ra’s Al Ghul. A produção manteve o suspense e depois revelou o seu papel: Miranda Tate, uma executiva da Wayne Interprises que tenta despertar o aspecto filantrópico em Bruce Wayne. Mesmo assim, ninguém se convenceu. E as filmagens em Pittsburgh parecem confirmar que ela deve ser mesmo Tália, já que ela está nitidamente aliada à Liga das Sombras num cena que pode ser em meio à fuga em massa ou ao combate na escadaria.

A trama de uma filha de Henri Ducard que vai a Gotham City vingar a morte de seu pai contra o Batman faz muito sentido para fechar uma trilogia de Christopher Nolan. Mas levanta questões aos fãs: nos quadrinhos, Tália é não somente um grande amor do Batman como a mãe de seu filho, Damian Wayne. Haverá no filme outro romance?
O caráter “infiltrado” de Tália, sob o nome Miranda Tate, também remete a outra personagem feninina e traidora dos quadrinhos de Batman: Jezebel Jet, uma modelo que se apaixona por Bruce Wayne como parte de um plano para enlouquecer e matar o Batman, comandada pela organização Luva Negra, nas histórias recentes de Grant Morrison e Andy Kubert.

Outra coisa interessante em relação aos quadrinhos é que, se no filme Bane e Tália são aliados, no material original, já houve um romance entre os dois. Teremos um casal de inimigos? Um triângulo com Batman (mesmo que proposital)? Um quadrado com a Mulher-Gato? Uau.
John Blake?
No entanto, mesmo com toda a exposição, O Cavaleiro das Trevas Ressurge ainda guarda alguns mistérios. Aparentemente, o mais importante é o personagem John Blake, de Joseph Gordon-Levitt. Assim como Cotillard, a contratação do ator gerou uma grande onda de boatos e muitos especulavam quem ele seria: o gangster Máscara Negra, Alberto Falcone (o filho de Carmine Falcone [Tom Wilkison], que comandava a máfia de Gotham em Batman Begins, e nos quadrinhos, é também o assassino serial Feriado de O Longo Dia das Bruxas), o vilão Charada, Hugo Strange, o Robin e até mesmo o Coringa, já que Heath Ledger faleceu depois de O Cavaleiro das Trevas.

A produção o confirmou como o policial John Blake, mas isso não parou os boatos, afinal, quem é John Blake? Este mistério, provavelmente, se manterá até a estreia do filme, pois Nolan gosta de segredos. Tudo o que os fãs podem fazer é especular. Duas cenas com Gordon-Levitt foram captadas nas externas de Pittsburgh e ambas são cheias de mistério, o que só aumenta as especulações. Na primeira, num cenário nevado, um tumbler camuflado da Liga das Sombras passa pela rua; em seguida, Blake vem pelo canto direito e atravessa o beco, uniformizado como policial e com um objeto nas mãos (um galão de gasolina? um kit de primeiros-socorros?); ele se dirige até próximo de um portão, pára e volta, olhando desconfiado para os lados.

O que é isso? Ele estava fingindo para o tumbler ou se escondendo dele? O que ele tem nas mãos?
Na segunda cena, em outro beco, Blake está em uma esquina juntamente a outro policial – o ator Daniel Sujatta -; os dois vêem a passagem de outro tumbler camuflado; permanecem mais um tempo na esquina; Blake pega (ou deposita) algo muito pequeno na parede; os dois saem caminhando na rua perpendicular. Mais mistério.
Blake seria um membro da Liga das Sombras infiltrado na polícia? Ou um aliado de Batman?

Hipóteses como ele ser o Máscara Negra (alguém que usaria sua posição na polícia para crescer como criminoso); o Charada (alguém que usaria suas habilidades dedutivas para aumentar ainda mais o caos em Gotham) ou Alberto Falcone (um filho de um gangster que vai se vingar) fazem sentido. Ele ser o Coringa tem menos, já que o próprio Christopher Nolan disse que não usaria o Coringa neste filme em respeito a Ledger. O diretor também negou a participação do Charada. Mas o ponto de vista dos fãs também tem algum tipo de sentido: Ledger e Gordon-Levitt são muito parecidos e o Coringa até se veste de policial no filme anterior. Mas não há as cicatrizes e isso é especulação. De qualquer modo: em meio a todo esse caos em Gotham, como explicar que o Coringa não vai participar de nada depois de tudo o que fez no capítulo anterior?
E uma curiosidade: Ledger e Gordon-Levitt atuam juntos – ainda bem jovens – na comédia romântica 10 Coisas que Eu Odeio em Você.
Nixon?


O ator Matthew Modine foi contratado para viver um político corrupto chamado Nixon. Nixon? O Presidente Nixon? Ou um outro Nixon que vai participar da política de Gotham?
Se for o presidente, bem que poderia ter uma cena dele com o jovem Ra’s Al Ghul não é mesmo? Afinal, Nixon foi Presidente dos EUA entre 1968 e 1974. Se for um político com esse nome nos dias atuais… um político corrupto… o Máscara Negra? Se os boatos que cercam a produção não são sempre descabidos – taí Marion Cotillard para provar – aqui estaria a versão do Máscara Negra do filme?
Ra’s Al Ghul?

É bem possível que Liam Neeson apareça no filme, embora seu nome não esteja nos créditos ainda. Os rumores são de que ele gravou suas cenas em Londres. De fato, a narração em off do teaser trailer de O Cavaleiro das Trevas Ressurge é dele e, embora parecida com suas falas em Batman Begins não são exatamente iguais e podem ter sido gravadas agora. Tendo em vista que Christian Bale gravou cenas em um monsteiro na Índia, é muito provável que aja cenas de flashback que mostrem novamente Ra’s Al Ghul, quem sabe, até sua relação com Bane.

Isso levando em consideração que Nolan não irá colocar Ra’s Al Ghul vivo em seu realismo, pois nos quadrinhos, o vilão é um imortal. E qualquer forma, há um Poço de Lazaro no filme, pois ele foi flagrado nas filmagens na Índia.
A espera

Nolan é conhecido por encher seus filmes de surpresas. Mesmo com tanto revelado até agora, tudo isso deve ser muito pouco dentro da história que ele criou. Outra de suas características é a complexidade das tramas, o que o grande número de personagens até agora confirmados parece estabelecer. Por fim, Nolan ainda gosta de trabalhar com tempos diferentes de modo concomitante, o que pode fazer Ressurge ter cenas no passado, no presente e no futuro. Logo no início das filmagens, Christian Bale foi flagrado andando com cabelos (artificialmente?) grisalhos, o que logo se pensou que veríamos um deslumbre de Bruce Wayne no futuro – embora isso pudesse ser para outro filme. A presença de Josh Pence nos mostra que haverá cenas no passado, inclusive com um Bane ainda criança, segundo rumores das gravações na Índia.

De qualquer modo, se todo esse interesse prévio no filme se converter em bilheteria, Ressurge pode ser um sucesso ainda maior do que seu predecessor.
Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.

