
Enquanto prosseguem as filmagens de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o mais icônico dos personagens da DC Comics, em Vancouver, no Canadá, o ator Henry Cavill (Clark Kent/Superman) tem dado algumas entrevistas por causa do lançamento do filme Imortais, na qual também é o protagonista. Falando ao programa Fox All Acess, o ator britânico informou que o icônico Christopher Reeve não é a inspiração para a sua interpretação do último filho de Krypton.

Reeve interpretou o Superman nos quatro filmes originais da franquia – iniciada em 1978 e terminada em 1987 – e é a principal referência até hoje da imagem do homem de aço em “carne e osso”, apesar de vários outros atores já o terem interpretado depois disso, com destaque para Dean Cain, Tom Welling e Brandon Routh. E principalmente este último – astro de Superman – O Retorno, de 2006, último filme para o cinema do herói – baseou sua interpretação inteiramente no retrato preciso de Reeve.
Henry Cavill pretende seguir por outro caminho. Ele disse:
Eu me preocupei em concentrar os esforços apenas no material de base, nos quadrinhos. Eu acredito que focar na interpretação de outras pessoas deste mesmo material me distrairia e pioraria o meu desempenho e a minha interpretação. É uma oportunidade maravilhosa e há muito material para explorar. Ele já foi representado de tantas formas nos quadrinhos. Há muitas escolhas.

É uma fala interessante, já que realmente há um bom material do homem de aço disponível nos quadrinhos, como as visões de John Byrne, Mark Waid, Joe Casey, Grant Morrison, Geoff Johns etc. E de qualquer modo, o cinema não pode prosseguir simplesmente imitando Christopher Reeve até o fim dos tempos. Talvez a sua versão do Superman sempre seja a mais lembrada, mas o cinema precisa explorar outras vertentes e ângulos do personagem. Qual será a abordagem de Cavill e do diretor Zack Snyder?
Além disso, quem também vem dando várias entrevistas é Michael Shannon (General Zod), que faz o vilão do filme. Dentre as informações que vem discutindo, a mais importante nos últimos dias foi a de que Zod usará uma armadura, confirmando uma suposição que o HQRock fez alguns dias atrás – veja aqui – de que o dublê com roupa de captura de movimentos flagrado nas gravações na cidadezinha de Plano, em Illinois, poderia ser Zod usando uma armadura, talvez como aquela que usou no arco de histórias Pelo Amanhã, escrito por Brian Azzarello e desenhado por Jim Lee, publicado em 12 partes entre 2004 e 2005.
Em conversa com o Hollywood Reporter, ele afirmou:
São dois modelos. Um deles é a roupa a partir da captura de movimentos, porque se fosse uma roupa de verdade, eu não conseguiria me mover. É uma… coisa grande. Na verdade, eu não sei ao certo como vai ficar visualmente, só sei que é algo bem robusto. E a outra coisa que eu visto é um figurino de fato, bem simples.

O figurino a que se refere deve ser aquele preto no qual já foi flagrado em fotografias anteriores, uma roupa em estilo kryptoniano bem parecida com aquela do próprio uniforme do Superman.
É de se esperar que a tal armadura seja mais bonita visualmente do que o temerário modelo criado por Jim Lee.

Por fim, Shannon confirmou à revista Empire que vai haver mesmo uma luta (provavelmente no passado, em Krypton) entre Zod e Jor-El (Russel Crowe), o pai biológico do Superman e que ela durará menos de um minuto no filme.
Produzido por Christopher Nolan, escrito por David S. Goyer (dupla dos filmes de Batman) e dirigido por Zack Snyder (de 300 e Watchmen), Superman – O Homem de Aço já teve confirmado no elenco Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Michael Shannon (General Zod), Antje Traue (Faora), Russell Crowe (Jor-El), Ayelet Zurer (Lara-El), Christopher Meloni (Coronel Hardy), Harry Lennix (General Swanwick), Laurence Fishburne (Perry White). A estreia será em 14 de junho de 2013.

