“Batman – O Cavaleiro das Trevas” está em segundo lugar entre os mais baixados.

Taí uma estatística inusitada. Pelo menos do ponto de vista legal. Segundo o Portal UOL, o site TorrentFreak.com fez uma estatística dos filmes mais “baixados” da internet, contabilizando o uso do aplicativo Torrent, um dos mais populares da web para fazer o download de conteúdo (filmes, músicas, livros, imagens etc.). Usando os protocolos do Bit Torrent desde 2006, o site fez um levantamento da quantidade de vezes em que um filme foi “baixado”.

Veja abaixo a lista dos filmes mais baixados desde 2006, o que indica também os maiores sucessos da internet desde então:

01 – Avatar (2009), de James Cameron: O filminho dos seres azuis digitais (não, não é o Rio, nem os Smurffs, mas parece) é o grande campeão, tendo sido baixado 21 milhões de vezes desde seu lançamento.

02 – Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan: O segundo lugar é o capítulo dois da trilogia do homem-morcego mais querido dos quadrinhos, com mais de 19 milhões de acessos. Este filme é mesmo singular, aparecendo nas listas de favoritos de público e crítica, sendo também a maior bilheteria da história envolvendo filmes de super-heróis ou adaptações de quadrinhos (Veja um post do HQRock sobre isso aqui).

03 – Transformers (2007), de Michael Bay: A primeira adaptação cinematográfica do desenho animado dos carrinhos que viram robôs é o terceiro lugar da lista, com aproximadamente 19 milhões de acessos.

04 – A Origem (2010), de Christopher Nolan: Este filme “cabeça” de ação coloca o cineasta Christopher Nolan como o único com dois filmes na lista (e entre os quatro primeiros!), com 18 milhões de downloads.

05 – Se Beber, Não Case (2009), de Todd Phillips: A inusitada comédia sobre uma louquíssima despedida de solteiro é o quinto lugar, com 17 milhões de downloads.

06 – Star Trek (2009), de J.J. Abrams: O reinício da queridíssima franquia de Jornada nas Estrelas vem em sexto lugar, com 16 milhões de acessos.

Kick-Ass: quadrinhos de sucesso, filme nem tanto, mas downloads quebrando tudo.

07 – Kick-Ass – Quebrando Tudo (2010), de Matthew Vaughn: Este aqui parece um azarão, mas a adaptação da minissérie da Marvel Comics sobre um “herói” no mundo real ficou em sétimo lugar, apesar de não ter sido um supersucesso de bilheteria, mas teve 15 milhões de downloads.

08 – Os Infiltrados (2006), de Martin Scorsese: Scorsese é o diretor de maior “grife” a aparecer na lista, o que indica que o gosto popular também está aberto ao chamado “cinema de alta qualidade” tão afeito ao círculo estreito dos críticos. Com 14 milhões de acessos, este filme também é o mais antigo do Top10.

09 – O Incrível Hulk (2008), de Louis Leterrier: Este talvez seja a maior surpresa da lista, pois nenhum dos dois filmes do Hulk foi bem na bilheteria – o outro foi Hulk, de Ang Lee (de O Tigre e o Dragão, O Segredo de Brokeback Montain, Aconteceu em Woodstock) – mas o segundo filme do Marvel Studios (o primeiro foi Homem de Ferro) parece ter um considerável público cativo on line, que fizeram aproximadamente 14 milhões de downloads ao filme. Deve ser por isso que o “verdão” da Marvel Comics continua seguindo em frente: estará em Os Vingadores e terá uma série de TV com atores em 2012.

10 – Piratas do Caribe – No Fim do Mundo (2007), de Gregor Verbinski: Por fim, fecha a lista este capítulo da multimilionária franquia da Disney sobre piratas estreladas por Johnny Depp, com também aproximadamente 14 milhões de acessos.

“O Incrível Hulk”: mais sucesso nos downloads do que nos cinemas. O que Hollywood pode aprender com isso?

O que uma lista desse tipo nos permite observar é que não há uma relação direta entre altas bilheterias e downloads, pois a lista combina filmes de muito sucesso nos cinemas (Avatar e Batman) ao lado de outros que não foram tão bem (Kick-Ass e Hulk). O mercado legal poderia aprender algumas lições com esses números. Talvez se os cinemas fossem mais baratos, filmes como Kick-Ass e O Incrível Hulk fariam mais sucesso de bilheteria, pois as estatísticas mostram que há uma curiosidade latente no mercado, mas aparentemente, esses “expectadores” não estão dispostos a gastar (muito) com isso.

O mercado poderia aprender algo e desenvolver soluções.

Além disso, três filmes baseados nos quadrinhos estão na lista, o que parece ser um bom resultado. É apenas curioso que grandes sucessos de bilheteria, como a franquia do Homem-Aranha, não estejam representados. Para se ter uma combinação, olhe o post do HQRock citado sobre as bilheterias e veja que os três filmes do aracnídeo dirigidos por Sam Raimi estão entre as quatro primeiras posições!

Por fim, é importante notar que o que realmente interessa ao internauta são os “lançamentos do verão” ou filmes novos, já que o mais antigo a encabeçar a lista foi Os Infiltrados, que é justamente de 2006, quando começou a contagem. Aparentemente, o número de pessoas indo atrás de clássicos ou mesmo um pouco mais antigos é muito menor do que àquele ávido por novidades.