Os Beach Boys em 1967, na época em que Brian Wilson saiu da banda.

A banda norteamericana The Beach Boys vai comemorar os seus 50 anos de atividades em 2012. E vai comemorar da melhor maneira possível: o conjunto – que ainda faz shows pelo mundo – vai se reunir ao fundador e maior compositor, Brian Wilson. Será a primeira vez em 20 anos que o compositor de hits como Good vibration, God only knows e California girls vai se juntar à banda que fundou com seus irmãos Carl e Dennis Wilson. Os outros dois irmãos Wilson já faleceram, mas os Beach Boys seguem na ativa por seus outros membros originais, Mike Love e Al Jardine, mais Bruce Johnson (que entrou para a banda em 1965) e David Marks.

A gravadora Capitol anunciou que a banda voltará aos palcos em 2012 e gravará um novo álbum. Inclusive, liberou um curto vídeo da banda gravando a canção Do it again que integrará o novo disco. Esta canção já foi lançada pela banda em 1967 e, portanto, não se sabe se o material do álbum será de canções inéditas ou regravações.

Veja o vídeo abaixo:

Brian Wilson se reúne à banda que fundou.

Recentemente, a banda voltou à mídia com o lançamento do álbum Smile, um audacioso projeto que não chegou a ser concluído em 1967, o que ocasionou no afastamento de Brian Wilson do grupo. O compositor lançou sozinho uma versão “acabada” do disco em um álbum duplo de 2006, mas agora a gravadora Capitol lançou o material das gravações originais em uma edição especial.

Além disso, há produções cinematográficas em curso sobre a banda, uma das mais importantes da história do rock nos Estados Unidos e a única do país que foi capaz de bater de frente com os Beatles em meados dos anos 1960. Além de um filme sobre Brian Wilson, também está sendo planejado um filme sobre o baterista Dennis Wilson, que, inclusive, pode ser interpretado por Aaron Eckhart (o Harvey Dent de Batman – O Cavaleiro das Trevas).