O Superman de Earth One, na arte de Shane Davis.

Mais cedo, o HQRock comentou o preview de Batman: Earth One, volume de uma nova série de graphics novels da DC Comics para o mercado de livrarias e sem o peso da cronologia, do homem-morcego. Mas foi o homem de aço quem inaugurou a iniciativa, em 2010. Agora, saem mais novidades do Volume Dois de Superman: Earth One.

Superman: Earth One foi escrito pelo polêmico J.M. Straczynski e desenhada por Shane Davis. O nome de Straczynski está sempre envolto em discussões, pois foi o homem responsável pelas grandíssimas mudanças no status quo do Homem-Aranha da Marvel Comics, em decisões que irritaram (e muito) os velhos fãs, embora, tenham mantido o personagem como um dos maiores sucessos da grande concorrente da DC.

A capa do Volume Dois, anteriormente divulgada.

E ainda, a saída do escritor do título Amazing Spider-Man, em 2008, foi marcada por uma briga pública entre o escritor e o então Editor-Chefe da Marvel, Joe Quesada – que desenhou o último arco do autor: Brand New Day, Um Novo Dia no Brasil. Straczynski acusou Quesada de mudar o final de sua história e caiu fora da revista. Ainda assim, o escritor permaneceu na Marvel para uma temporada bastante elogiada na revista do Thor, o arco Renascer dos Deuses, que teve boa influência no filme do personagem, na qual Straczynski também é um dos roteiristas (sua carreira começou na TV).

Em seguida, foi para a DC, onde escreveu a Mulher-Maravilha e também causou estardalhaço com o arco de histórias Grounded (Solo, no Brasil), no qual o Superman atravessa os Estados Unidos à pé resolvendo pequenos problemas. A história teve recepção dúbia de público e crítica e os únicos elogios unânimes foram à arte do brasileiro Eddy Barrows, um dos grandes nomes em ascensão na editora atualmente. Este arco começou a a ser publicado no Brasil há pouco tempo, por meio da editora Panini Comics, que republica o material da DC no país, iniciando em Superman 108.

Contudo, Superman: Earth One foi não apenas bem recebido por público e crítica, como também, foi a graphic novel de maior sucesso em 2010. Tanto que o escritor sequer terminou Grounded, deixando-o para outros colaboradores, enquanto tratou de começar para valer os trabalhos no Volume 02 de Earth One.

Preview do Volume Dois...

A capa do novo volume já havia sido revelada e, agora, surgem duas páginas de ação – uma luta do Superman contra o Parasita – e uma interessante declaração do desenhista Shane Davis ao blog da DC Comics, The Source:

Nós não poderíamos apenas colher os frutos do sucesso. (…) Tematicamente, se o Volume Um era sobre Clark descobrindo aonde ele pertence, então, o Volume Dois é sobre o Superman tentando descobrir aonde ele pertence em tudo isso, enquanto o mundo faz o mesmo sobre ele. O quanto ele pode forçar seus poderes antes de se tornar algho diferente do que ele gostaria de ser? NO meio disso tudo, Clark ganha seu primeiro apartamento, se envolve com uma bela vizinha, Lois começa a tentar descobrir o que há sobre Clark que não aparece e nasce uma nova e incrivelmente forte versão do Parasita, que previamente foi um serial killer. E agora, o Superman tem que confrontar alguém que não somente é tão forte quanto ele; mas pode drenar os seus poderes completamente. Em consequência de uma dessas grandiosas batalhas que arrasam Metropolis, Clark descobque, pela primeira vez, o que é se sentir como um normal, ser um mortal, ser vulnerável… ser como nós. No fim, o Volume Dois é sobre poder: os usos e abusos e seu lugar no mundo, ser usado para o bem ou para o mal.

...mostra batalha contra o Parasita.

Trabalhar em Volume Dois me deu a chance de recriar um dos vilões do Superman, o Parasita. Eu decidi desenvolver o personagem em estágios na medida em que o livro avança. Haverá três estágios de evolução: do fraco ao mais poderoso vilão que o Superman já enfrentou. O Parasita de Earth One é um dos mais complexos e distintos personagens belamente construídos que já tive a oportunidade de fazer o design. No Volume Dois, eu desenvolvi mais um tipo de sentido cinematográfico, coreografando as cenas de luta diferentemente uma das outras, adicionando mais músculos ao Superman desta vez, porque ele já vem praticando como super-herói há algum tempo, enquanto desenhava o geek [nerd] Clark Kent, que adora um suéter. Eu sempre mantenho o velho em mente enquanto crio o novo. Superman: Earth One – Volume Dois será o livro de 2012, então, guarde essas palavras!

Tendo em vista os elogios ao primeiro volume, as declarações do desenhista parecem empolgantes. Se for outro sucesso, pode esperar uma forte candidatura do Parasita a um segundo capítulo da franquia cinematográfica de Clark Kent, que reiniciará em 2013 com Superman – O Homem de Aço, na qual o vilão é o General Zod.

Superman: Earth One permaneceu 37 semanas na Lista dos BestSellers do The New York Times.