Batman em imagem da revista Entertainment Weekly.

Mais detalhes da matéria de capa da Entertainment Weekly sobre Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan, continuam a sair. Agora, temos acesso a alguns trechos da reportagem em si, onde o diretor Christopher Nolan fala sobre alguns assuntos.

Christopher Nolan: explorando aspectos complexos para a trama do filme.

Um deles é sobre a polêmica voz de Bane (Tom Hardy), que alguns fãs acharam de difícil compreensão, por causa da máscara que ele usa e abafa sua voz. Sinceramente, parece que o principal problema é que as pessoas assistiram ao Prólogo de seis minutos do filme – lançado como trailer antes de Missão Impossível – Protocolo Fantasma em cinemas com telas IMAXem gravações de baixa qualidade de som e imagem pelo YouTube e similares. Com isso, fica difícil mesmo de entender o que o vilão fala; mas as cópias originais no cinema deixam o conteúdo muito mais claro.

Ainda assim, uma pequena polêmica está no ar e o diretor afirma que não acha problemático se o público não entender 100% do texto do vilão, desde que suas ações, seu plano e sua personalidade fiquem clara, sem falar no trabalho do ator, Hardy:

Acho que quando o público vir o filme, as coisas ganharão um foco. Bane é um personagem muito complexo e muito interessante, quando as pessoas virem o filme pronto, ficarão bastante entretidas por ele.

O roteirista Jonathan Nolan.

O irmão do cineasta, Jonathan Nolan – que também é roterista de todos os filmes do Batman, juntamente com David S. Goyer – acrescentou algo sobre o tema em entrevistas para divulgar a série de TV da qual é um dos criadores, Persons of Interest:

Acho que Tom Hardy está fazendo um trabalho espetacular. Eu tenho o privilégio de já ter visto mais do que o público nesse sentido. É bem espetacular.

Sobre o que motiva o filme, Christopher Nolan falou uma coisa muito interessante. Em Batman Begins, Bruce Wayne (Christian Bale) diz a Rachel Dawes (Katie Holmes) que seu plano é acabar com o crime em Gotham City e, depois, tentar viver uma vida normal; algo que ele vislumbra no início de Batman – O Cavaleiro das Trevas. O cineasta afirma que a grande questão de Ressurge é: e se ele conseguir, o que acontece?

Christian Bale como Bruce Wayne: a cicatriz no braço é a mesma do filme anterior? Parece.

Jonathan Nolan diz:

Se o plano do Batman era acabar com o crime, o novo filme pergunta: E se o plano funcionou?

Christopher Nolan responde:

Ao menos superficialmente. O filme lida com a ideia de que se você encobre as rachaduras, está simplesmente resolvendo os problemas de uma forma que pode não durar no futuro.

Parece que a riqueza de Bruce Wayne será um dos temas do filme.

Em outro ponto, mais sobre a cidade de Gotham City, que parece vir a ser um personagem do novo filme, o diretor responde questões sobre outro ponto que foi bastante comentado: as gravações em Nova York durante o mesmo período em que o movimento Ocuppy Wall Street protestou no mesmo lugar. Christopher Nolan ressalta que quis filmar na região pelo mesmo motivo do movimento, embora não tenha planejado isso, pois os protestos são recentes e o filme vem sendo planejado há anos:

A verdade é que queríamos filmar em Wall Street pelo mesmo motivo que o movimento Occupy escolheu o local: É um símbolo da riqueza americana e do capitalismo. Eu estou tentando contar a história de um herói que é um multimilionário, o que levanta algumas questões que acho que são importantes no mundo de hoje, sobre o uso e abuso do que é o único poder de Bruce Wayne, a sua extraordinária riqueza.

Tendo isso em mente, é oportuno lembrar a frase de Selina Kyle (Anne Hathaway) no trailer do filme. (veja abaixo).

Para aprofundar essa questão, o cineasta diz ter criado toda uma demografia para Gotham City e para os cidadão que a habitam, inspirando-se em referências clássicas: a obra Um Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens; e o filme Metropolis, de Fritz Lang, ambos dissecando cidades e suas camadas populacionais e sociais.

O vilão Bane: voz difícil?

O diretor deve mesmo explorar isso, afinal, desta vez usou várias cidades diferentes para retratar a fictícia Gotham City: Londres, Glasgow, Pittsburgh, Los Angeles, New Jersey e Nova York. O resultado disso nas telas deve ser estonteante.

Quem quiser ter um vislumbre, relembre abaixo o trailer legendado do filme.

http://www.youtube.com/watch?v=xEiDsnFtVhc

E para quem gosta – tem gosto para tudo – há também a recém-lançada versão dublada!

Com história de David S. Goyer e Christopher Nolan; roteiro de Christopher Nolan e Jonathan Nolan; dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Batman/Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s Al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham, Anthony Garcia), Matthew Modine (Nixon), Alon Abutbul (Dr. Leonid Pavel), Aiden Gillen (agente da CIA), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.