
O órgão oficial de medição de vendas de discos na Grã-Bretanha, a Official Charts Company, revelou seu relatório de 2011 e confirma o que alguns jornais já especulavam: a banda Coldplay e o guitarrista Noel Gallagher, ambos britânicos, foram os maiores vendedores de álbuns do ano.
A banda Coldplay, ativa desde 1999, vendeu 908 mil cópias de seu quinto álbum, Mylo Xyloto o que é um número impressionante para o país – cuja população é bem menor do que a dos Estados Unidos, por exemplo – ainda mais no contexto atual.

O segundo lugar, bem mais atrás, ficou com o primeiro álbum solo de Noel Gallagher, ex-líder da extinta banda Oasis, High Flying Birds, que vendeu 492 mil cópias.
Entre os demais destaques, o ranking dos álbuns traz ainda as bandas Florence & the Machine e Foo Fighters, no terceiro e quarto lugares, respectivamente; mais Snow Patrol em oitavo e Arctic Monkeys em décimo. Esta última surpreende por estar tão abaixo do ranking.

Na parada de singles, o Coldplay aparece de novo em primeiro lugar, com a canção Paradise, que vendeu 410 mil cópias, e a banda também ficou com o quarto lugar, com a canção Every teardrop is a waterfall, com 247 mil unidades vendidas. Snow Patrol e Florence & the Machine também aparecem, em oitavo e nono lugares, respectivamente.
O ranking de compactos traz ainda, curiosamente, duas canções antigas em seu Top10: Iris do Goo Goo Dolls (de 1998), em segundo lugar; e Wherever you will go do The Calling (de 2001), em décimo. O motivo é a inclusão das canções no programa de TV X-Factor, grande sucesso na Inglaterra.
A Inglaterra é um país que ainda mantém boa força no mercado de singles, que já desapareceu de muitos países. No Brasil, o formato caiu em desuso no fim dos anos 1980, motivado pela pouca diferença entre os preços do compacto e do álbum!
Abaixo, as listas completas de álbuns e singles.



