
Dez dias atrás, a imprensa internacional divulgou que o guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, de 63 anos, havia sido diagnosticado com um câncer: um linfoma, em estado inicial. Isso preocupou muita gente, pois apenas dois meses antes, em 11/11/11, os integrantes da formação original da banda haviam noticiado que este ano voltariam a tocar juntos, fariam um novo álbum de estúdio – o primeiro com esta formação desde 1978! – e uma turnê mundial.
Agora, o baixista Geezer Butler tenta acalmar todos e se mostrar otimista, afirmando que os trabalhos da banda prosseguem e, até agora, não há nenhuma mudança nos planos. O grupo apenas moveu sua base de atuação dos EUA de volta à Inglaterra, terra natal de todos, para o músico prosseguir com seu tratamento.
Em seu site oficial, Butler afirmou:
Hoje [quinta-feira] nós reativamos os motores no estúdio da casa do Tony. Longe de estar para baixo e depressivo sobre o diganóstico do linfoma, Tony já tinha escrito a partitura para duas novas músicas, e devo dizer que isso nos deu um chute no traseiro – é ótimo ouví-lo tocando aqueles riffs novamente. (…) Vai precisar mais que isso para parar o Tony. Mal posso esperar para que todos vocês ouçam nosso trabalho, foi ótimo trabalhar nisso. (…) Quero agradecer todos os lindos emails enviados ao meu site com mensagens encorajando o Tony. Ajuda muito, não só a ele, mas a nós como banda, isso levanta nosso espírito!
Se os planos prosseguirem, o primeiro show da volta do Black Sabbath original será na Inglaterra em 10 junho, no Download Festival. A produção do novo disco é de Rick Rubin.
O Black Sabbath se formou em 1968, em Birmingham, na Inglaterra e lançou seu primeiro álbum em 1970, que foi sucesso imediato. A formação original tinha: Ozzy Osbourne nos vocais, Tony Iommi na guitarra, Geezer Butler no baixo e Bill Ward na bateria; e lançou oito discos até 1978, quando Osbourne saiu da banda e foi substituído por Ronnie James Dio. Várias outras formações apareceram nos anos 1980, inclusive com participações de Ian Gillan e Glenn Hughes, dois ex-membros do Deep Purple, nos vocais.
A formação original se reuniu algumas vezes, como em 1985 para o Live Aid e em 1998, quando gravaram um novo álbum ao vivo, mas o último encontro foi em 2005. No entanto, será a primeira vez que o quarteto lançam um novo álbum de estúdio em 34 anos, desde Never Say Die.

