
O site Comic Book Bin afirmou por meio de uma de suas fontes que a Marvel Comics estaria considerando realizar um reboot cronológico e editorial tal qual o fez sua concorrente direta DC Comics. Esta, casa de Superman, Batman & Cia. zerou todas as suas revistas em setembro de 2011 e conseguiu excelentes resultados, senão artísticos, pelo menos comerciais. Durante dois meses, a DC tirou a liderança do mercado das mãos da Marvel – que há anos é a n.º 01 em vendas.
Embora a Marvel já tenha retomado sua liderança no mercado no mês de dezembro, a DC fechou o ano com as revistas mais vendidas de 2011, conforme o HQRock já informou (veja aqui).

A fonte do site diz que isso poderia estar motivando a Disney, a dona da Marvel, a considerar fazer o mesmo. Contudo, é importante notar que os editores da Marvel já informaram antes, em entrevistas, que não tinham planos de fazer nada parecido e nomes como Tom Brevoort e Alex Alonso já deram declarações negativas à estratégia da concorrente.
O Comic Book Bin até relata vantagens em um reboot, como por exemplo, aproximar a cronologia dos filmes da Marvel daquela dos quadrinhos. E diz que a saga Avengers vs X-Men seria o pontapé da mudança.
Honestamente, a notícia mais parece um “conselho” do site do que um furo de reportagem. Ainda mais, não há modificações substanciais entre a cronologia da Marvel Comics com a do Marvel Studios. A única diferença realmente significativa é o fato de Nick Fury ser caucasiano nos quadrinhos e afrodescendente nos filmes e isso não é o suficiente para um reboot.

O fato da SHIELD estar por traz da formação dos Vingadores – algo que não existe nos quadrinhos, onde a formação é mais espontânea – também já vem sendo mudado lentamente nos últimos anos, com a criação de subtramas que mostram pequenos retcons (atos retroativos) que vão incluindo elementos disso dentro da cronologia padrão. Fora isso, a Marvel parece aproveitar melhor a onda de seus filmes, como por exemplo, mudar o uniforme do Gavião Arqueiro para algo mais próximo dos filmes ou criar uma revista dos Vingadores para mostrar a mesma formação do filme.
Apesar de ser bem mais jovem do que a DC, a Marvel conseguiu ao longo dos anos manter muito mais coerência dentro de sua cronologia do que a Distinta Concorrente, fato que a desobrigou de criar eventos como Crise nas Infinitas Terras, Crise Infinita, Crise Final e, o próprio reboot, e com isso, enfurecer os velhos fãs. Ao contrário, a Marvel faz os seus devidos ajustes cronológicos com parcimônia e descentralizados, dentro dos arcos específicos de seus personagens, sem precisar apagar a realidade e reescrevê-la como a DC faz a cada cinco anos.
Bem, pelo menos foi assim até agora.

