Foo Fighters: cinco prêmios no Grammy 2012.

O Grammy Awards está longe de ser o mais respeitável da música internacional. Isso porque, em sua longa trajetória, sempre privilegiou a “música de massa” em detrimento de uma real apreciação estética. Por isso, nomes como Michael Jackson são recordistas nessa premiação, enquanto outros, de infinita qualidade superior, ganharam bem menos.

Porém, desde os anos 1990, a premiação que é chamada pela imprensa de “o Oscar da música” tenta se aproximar do rock, um gênero que sempre subestimou. Por isso, desde então, foram dadas grandes quantidades de prêmios a nomes clássicos como Eric Clapton ou Bob Dylan, que anteriormente não tinham ganhado nada ou muito pouco. E passaram a dar mais atenção a coisas contemporâneas, como U2 ou Oasis ou The Strokes.

Os Beach Boys se apresentam no Grammy 2012, juntamente a membros de Maroon 5 e Foster the People.

A premiação do Grammy 2012 ocorreu ontem em Los Angeles e foi marcada por homenagens. As falecidas Amy Winehouse e Whitney Houston foram homenageadas, bem como a banda norteamericana de rock clássico Beach Boys, que está comemorando 50 anos de atividades e irá, este ano, gravar um novo álbum e fazer uma nova turnê.

As bandas Maroon 5 e Foster the People tocaram duas canções da banda, Surfer girl e Wouldn’t it be nice?, enquanto os veteranos em si, apresentaram a clássica Good vibration, com os membros dos anos 1960, Brian Wilson, Mike Love, Al Jardine e Bruce Johnson.

O ex-beatle Paul McCartney se apresentou duas vezes no Grammy.

O ex-Beatle Paul McCartney terminou tendo papel de destaque na noite, com a apresentação de sua canção My valentine de seu novo disco Kisses on the Bottom, na qual homenageia a música de estilo crooner dos anos 1940 e 50; além de encerrar a festa com uma curta apresentação em que tocou o célebre medley dos Beatles com Golden slumbers/ Carry that weight/ The End, sendo acompanhado por sua banda e, na última, pelas guitarras de convidados, entre os quais Dave Grohl.

Falando neste, no campo do rock, o Foo Fighters foi o grande destaque da noite do Grammy. Das seis indicações que tinha, ganhou cinco prêmios: Melhor Performance de Rock (“Walk”), Melhor Performance de Hard Rock/Metal (“White Limo”), Melhor Canção de Rock (“Walk”), Melhor Álbum de Rock (“Wasting Light”) e Melhor Filme Musical em Longametragem (“Foo Fighters: Back And Forth”).

É um ótimo incentivo para quem pretende ver o Foo Fighters, que tocará no Brasil em 07 de abril deste ano, no Festival Lollapalooza Brasil, em São Paulo.

A banda ainda apresentou no palco da festa a canção Walk, premiada na noite.

A única categoria em que a banda não levou foi a de Melhor Álbum do Ano, vencida por Adele, que foi a grande estrela da noite, com seis prêmios.

Por fim, uma nota importante para o Brasil no Grammy 2012: o compositor Antonio Carlos Jobim foi premiado pelo conjunto de sua obra.

Há mais de 40 anos, no Grammy 1968, Tom Jobim levou o prêmio de Melhor Canção por Garota de Ipanema, vencendo os favoritos da noite: os Beatles com Penny Lane. Viva o Brasil!