
[Este post foi publicado originalmente em 2011, e desde então, sofreu algumas poucas alterações. Informações foram atualizadas, mas optamos por manter o texto original.]
O HQRock já publicou um post em duas partes com os principais membros dos Vingadores nos quadrinhos – leia aqui a Parte 01 e a Parte 02 – mas com a proximidade do filme, vamos detalhar os personagens do filme em posts separados.
Começamos com a mortal Viúva Negra.
História da Viúva Negra nos Quadrinhos

Criada por Stan Lee, Don Rico e Don Heck, ela apareceu pela primeira vez em Tales of Suspense 52, de 1964, revista que publicava as aventuras do Homem de Ferro. Stan Lee não gostava muito do “vingador dourado”, apesar de tê-lo criado, e sempre designava suas histórias para outras pessoas, como seu irmão Larry Lieber ou outros como Don Rico.
Talvez por isso, as histórias do Homem de Ferro eram aquelas do Universo Marvel onde mais dominava o clima da Guerra Fria e seu tema básico eram os pequenos confrontos ideológicos entre os EUA e a URSS. Em certo sentido, isso confere importância às revistas, por causa de seu conteúdo político.

Neste sentido, foi apresentada a história em que a Viúva Negra apareceu pela primeira vez. A URSS envia dois agentes secretos, Bóris Turgenoff e Natasha Romanova, para matarem o cientista Anton Vanko, que tinha criado a armadura do Dínamo Escarlate. O Homem de Ferro tenta impedir, mas Turgenoff veste a armadura do Dínamo Escarlate e, no fim das contas, ele e Vanko são mortos na batalha.

A Viúva Negra consegue escapar. Meses depois, ela reapareceu em Tales of Suspense 57, agora aliciando um aventureiro mascarado chamado Gavião Arqueiro (que aparecia pela primeira vez). Clint Barton não é retratado nem como herói nem como vilão, mas um habilidoso arqueiro que, inspirado pelo Homem de Ferro, decide usar um uniforme para ganhar algum dinheiro, mas a espiã russa percebe a ingenuidade do rapaz e decide manipulá-lo para cumprir sua missão de matar o vingador dourado e Tony Stark (que eles não sabem ser a mesma pessoa!). Porém, a dupla é derrotado pelo herói e foge.
Viúva Negra e Gavião Arqueiro atacam novamente em Tales of Suspense 60, de 1964 (por Stan Lee e Don Heck), na qual Natasha Romanoff lê no jornal que Tony Stark está desaparecido e envia o relutante Clint Barton para ir à fábrica do empresário e roubar segredos industriais. Enquanto o Homem de Ferro é acusado por Pepper Potts (que também não sabe sua identidade secreta) de ter matado Stark, o Gavião Arqueiro entra na fábrica e a toma como refém. Os Vingadores sabem do ocorrido e contactam o Homem de Ferro, que decide ir sozinho detê-lo. Ao ficar sabendo da confusão, Romanoff decide ir para lá também, mas quando sai em sua missão é atacada e sequestrada por um espião soviético. No fim da história, quando o Gavião Arqueiro consegue escapar da luta contra o vingador dourado, vemos a Viúva Negra decolando em um avião ao lado de seu captor.

Até então retratada como uma mera espiã, a Viúva Negra sofreu seu primeiro up grade na aparição seguinte, na qual estreia seu primeiro uniforme! Em Tales of Suspense 64, de 1965 (por Lee e Heck de novo), Natasha Romanoff está de volta e reencontra Clint Barton, que está testando novas flechas. A espiã conta para ele que foi sequestrada de volta à União Soviética e que seus superiores ameaçaram matar sua família se ela não cumprisse sua missão de matar o Homem de Ferro. Para torná-la mais eficiente, a equiparam, então, com um uniforme especial, que lhe dava não somente a capacidade de escalar paredes (como uma aranha), mas também de disparar uma rajada chamada por ela de “picada” capaz de imobilizar seus alvos, em menção ao aracnídeo que lhe deu nome.
Feliz de estar reunido com seu amor, o Gavião Arqueiro topa a missão e a dupla sequestra os amigos de Stark, Pepper Potts e Happy Hogan (no momento em que este pede a outra em casamento!), pedindo como resgate os planos das armas do empresário. O Homem de Ferro vai combatê-los e, apesar de quase derrotado pelas flechas do Gavião Arqueiro, consegue derrubar a Viúva Negra. Temendo pela vida da namorada, Barton, então, a toma nos braços e foge.
Esta seria a última aparição da dupla nas aventuras do Homem de Ferro nessa primeira fase, mas foi um passo importante na virada da Viúva Negra para se tornar uma heroína. A trama da revista a mostra como alguém forçada a tomar aquelas atitudes por um regime opressor e a espiã demonstra descontentamento com a situação, o que lhe põe no lugar de vítima e não de uma fria assassina, como dava a entender nas aparições anteriores. Claro, isso já era uma jogada de Stan Lee para dar um outro papel a ela. Isso seria retomado no futuro breve.
Em seguida, o Gavião Arqueiro termina se regenerando e se tornando um herói, renegando sua aliança com a Viúva Negra e buscando os Vingadores para ser aceito como um membro em Avengers 16, de 1965, por Stan Lee e Jack Kirby. Na trama, os membros originais do time, Homem de Ferro, Thor, Gigante (Hank Pym, ex-Homem-Formiga) e Vespa estão todos querendo sair da equipe, e decidem aceitar novos membros. Apesar de suas lutas contra o arqueiro, o Homem de Ferro reconhece que ele tem boas intenções e que é habilidoso e endossa sua admissão. No fim das contas, uma nova equipe de Vingadores é formada, com Capitão América, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

A Viúva Negra, por sua vez, demoraria mais um tempo para aparecer. A espiã retorna em Avengers 29, de 1966, por Stan Lee e Don Heck (que deixou a revista do Homem de Ferro para virar desenhista da equipe), cuja trama revela que Natasha Romanoff decidiu romper os laços com a União Soviética por seu amor pelo Gavião Arqueiro, mas é sequestrada pelo regime soviético e sofre uma lavagem cerebral, de modo que vira uma vilã mais uma vez, recrutando dois outros bandidos, o Espadachim e o Poderoso, para acabar com os Vingadores.
O trio de vilões é derrotado, mas escapa e um novo round é realizado em Avengers 30, mas dessa vez, o Gavião Arqueiro decide lutar sozinho contra a Viúva Negra, e após derrotar o Espadachim é subjugado pelo Poderoso, o que faz com que a espiã derrote o vilão e perceba que não pode machucar o Gavião porque o ama.

A partir de então, por um curto período de tempo, a Viúva Negra se torna uma personagem coadjuvante dos Vingadores, apesar de não ser um membro regular. Em Avengers 32, quando um grupo racista/ fascista chamado Filhos da Serpente sequestra um líder comunista em visita aos EUA, chamado General Chen, a espiã fornece uma série de informações valiosas ao Gavião Arqueiro, como uma forma de provar que está do lado dos “mocinhos”.
Mais importante ainda, ela luta ao lado dos Vingadores pela primeira vez em Avengers 33, indo atrás do grupo e libertando o Capitão América, que havia sido sequestrado pelo time de vilões, que descobre que o líder dos Filhos da Serpente é o próprio General Chen.

Natasha aparece de novo (rapidamente) em Avengers 35, mas na edição 36 repete a dose lutando ao lado dos Vingadores contra os Ultroids, sendo a primeira vez em que aparece em uma capa da revista como parte da equipe, agora escrita por Roy Thomas, mas ainda com arte de Don Heck.

Em Avengers 36, na trama, Mercúrio é capturado e os Vingadores chamam todos para saírem ao resgate. Chamado no meio de um encontro, o Gavião Arqueiro termina levando a namorada, a Viúva Negra, e aproveita a ocasião para candidata-la a membro fixo do grupo. O Golias se apressa em ser contra – ainda magoado por ela ter atacado o grupo na edição 29 – porém, para a admissão, seria necessária a convocação de todos os membros e uma eleição e não há tempo para isso. A novela se estende por vários meses.

A espiã se une ao grupo de novo em Avengers 38, em que o semideus grego Hércules – que já tinha estreado na revista do Thor como um aliado – é enfeitiçado pela vilã Encantor e se atira contra a equipe. O mal é desfeito e ele se une ao grupo, bem como a Viúva Negra e vão derrotar os vilões.
Infelizmente para os fãs, a Viúva Negra aceita a proposta de Nick Fury de ser uma agente dupla da SHIELD e se infiltrar na União Soviética, em vez de se tornar uma vingadora.

Mas a bem da verdade, a Viúva Negra, mesmo não sendo membro oficial do time, não tardaria a retornar ao título, numa importante história que iria, pela primeira vez, lançar as bases da origem da heroína. Avengers 43, de 1967, ainda escrita por Roy Thomas, mas já com o novo desenhista John Buscema, traz o início de um arco em que o Gavião Arqueiro descobre o paradeiro da Viúva Negra e decide ir atrás dela numa missão na China.

Levando Hércules consigo, encontram a espiã em uma instalação secreta em uma caverna e em confronto com o Coronel Ling e sua nova arma: O Guardião Vermelho, a contraparte soviética do Capitão América, que derrota o Gavião, enquanto Hércules é detido pela arma de Ling, o Psychotron, um poderoso raio. Mas tudo não antes do trio de heróis descobrir que o Guardião Vermelho é ninguém menos do que Alexis Shostakov, o “falecido” marido de Natasha!

A edição 44 traz o restante dos Vingadores indo resgatar seus companheiros e a batalha se torna ainda mais acirrada. Capitão América e Guardião Vermelho saem em combate, mas a luta não é justa: Ling eletrocuta a grade de aço sobre a qual o Capitão está e ele cai inconsciente, algo que irrita profundamente o Guardião. No fim das contas, quando o soviético percebe que Ling vai matar o Capitão que jaz indefeso, não acha isso justo e se lança contra o tiro, ficando mortalmente ferido. No fim, Shostacov termina sendo heroico ao destruir o Psychotron, fazendo a caverna desabar sobre si. Os Vingadores voltam aos EUA e levam a Viúva Negra ao hospital, onde ela conta a história de seu casamento com Alexis (ele era um piloto de testes e tinha sido dado como morto).
Natasha sai do hospital em Avengers 46, quando anuncia que está desistindo de ser a Viúva Negra, mas ela continuou aparecendo uma vez ou outra como namorada de Clint Barton, até que em Avengers 57, de 1968, por Thomas e Buscema, ela reverte a decisão e volta a ser a heroína. Ela embarca de novo nas missões da SHIELD e reaparece em Avengers 63, de 1969, por Roy Thomas e Gene Colan, na qual Nick Fury informa os Vingadores de que ela está desaparecida em missão. O Gavião Arqueiro termina descobrindo que ela está nas mãos de um grupo de vilões e, tendo seu arco quebrado, decide usar a fórmula de Hank Pym para crescer de tamanho e assumir a identidade de Golias e salvá-la.
Após breve aparição na edição posterior, a Viúva Negra passaria um longo período sem retornar até Avengers 76, de 1970, ainda por Thomas e Buscema, na qual ao retornar de uma missão, encerra seu romance com Clint Barton.
Era a deixa para o início de uma nova fase.
Repaginada

Em 1970, Stan Lee decidiu dar uma repaginada na personagem e a reapresentou para o grande público com um novo visual: usando uma roupa colante totalmente preta, os característicos braceletes com seu “ferrão” e os cabelos lisos e longos típicos dos anos 1970. A estreia do novo visual se deu em Amazing Spider-Man 86, a revista do Homem-Aranha, desenhada por John Romita, o criador do novo estilo.

Chamando a atenção do público, a heroína passou a estrelar aventuras próprias na revista Amazing Adventures 01 a 08, de 1971, em histórias escritas por Gary Friedrich e desenhadas pelo mestre John Buscema. A revista era um novo lançamento da Marvel destinado a publicar vários personagens, inclusive os Inumanos escritos e desenhados por Jack Kirby.
Mas como as histórias da Viúva Negra não emplacaram – era muito incomum heroínas terem suas próprias histórias – ela foi realocada na revista do Demolidor, com quem manteve uma parceria por muitos anos.

As tramas foram escritas por vários escritores, como Gerry Conway, Roy Thomas, Gary Friedrich etc. e desenhadas em sua maioria por Gene Colan. Entre as edições 81 e 124 de Daredevil, de 1971 a 1975, o Demolidor e a Viúva Negra se mudaram para São Francisco na Califórnia, agindo como uma dupla contra o crime. Na trama, claro, Natasha e Matt Murdock namoram, enquanto ela é assistida por Ivan Pietrovitch, que é um tipo de tutor dela.

Ao mesmo tempo, a heroína também ingressou nos Vingadores como membro efetiva a partir da edição Avengers 111, de 1973, escrita por Steve Englehart e desenhada por Don Heck.
Com o fim da parceria com o Demolidor, em 1975, a Viúva Negra voltou às bancas na revista The Champions, liderando uma estranha equipe de heróis chamada os Campeões, formada por ela mesma, Hércules (com quem namorou), o Motoqueiro Fantasma e dois ex-membros dos X-Men, Anjo e Homem de Gelo. As histórias foram escritas por Tony Isabella e desenhadas primeiro por Don Heck e, depois por John Byrne, mas a revista nunca emplacou, se encerrando no número 18, em 1978.
Mais sombria

Nos anos 1980, a Viúva Negra ganhou uma curta temporada com histórias escritas por Ralph Macchio e desenhadas e coescritas por George Perez em Marvel Fanfare, entre os números 10 e 13, de 1982 e 1983; mas depois, estrelou várias edições especiais e graphics novels, que exploraram aspectos sombrios de seu passado e mudaram seu visual: passando a usar cabelos curtos e um uniforme com decote e uma grande aranha nas costas.
Ao longo daquela década, a Viúva Negra ficou estabelecida como uma agente freelancer da SHIELD, aparecendo em muitas revistas da Marvel, por vezes acompanhada por Nick Fury. Também continuou aparecendo ocasionalmente na revista do Demolidor.
Numa história publicada em X-Men 268, de 1990, escrita por Chris Claremont e desenhada por Jim Lee é mostrado que uma Natasha Romanova ainda criança é salva por Wolverine e o Capitão América em início de carreira em 1941 na fictícia ilha de Madripoor em meio à II Guerra Mundial. Isso implica que ele sofreu um tipo de procedimento científico que a fez envelhecer muito devagar.
Biografia da personagem

O recurso retroativo de inserir dados do passado em revistas mais recentes foi muito usado para consolidar a versão corrente da origem da personagem: Ela teria nascido em 1928 em Stalingrado, na então União Soviética. Sua cidade sofreu um massacre e a garota agora órfã foi resgatada por Ivan Pietrovitch, que se tornou o tutor dela.
Por meio de Pietrovitch, Natasha foi admitida no Programa Sala Vermelha para a formação de agentes secretos a partir de órfãos. Enquanto fingia ser treinada como bailarina, ela se tornou uma mestra em artes marciais.
Foi nesse contexto em que quase foi raptada pela organização japonesa chamada Tentáculo, atenta às suas habilidades, mas foi resgatada pelo Capitão América em início de carreira e por Logan (o futuro Wolverine), ainda antes de ser um agente secreto canadense e ter os ossos revestidos por adamantium.

Ao longo dos anos 1950, Natasha passou por uma série de experimentos científicos que permitiram com que ela parasse de envelhecer e mantenha, ainda hoje, a aparência de uma mulher de 30 e poucos anos. Durante a Guerra Fria, começou a ser usada como agente secreta, sendo treinada pelo Soldado Invernal, que na verdade, era James Barnes, o Bucky, o ex-parceiro do Capitão América que foi dado como morto em um acidente de avião em 1945, mas foi resgatado pelos soviéticos e transformado em uma máquina de matar sem memórias.
A Viúva Negra e o Soldado Invernal tiveram várias missões juntos e se apaixonaram, de modo que ele foi o primeiro grande amor dela. Mais tarde, o Programa Sala Vermelha decidiu tirá-la de ação por um período e lhe arranjou um casamento com o piloto de testes Alexi Shostakov, que secretamente também era um agente secreto. Após alguns anos, Shostakov, sem o conhecimento de Natasha, foi transformado no Guardião Vermelho, uma versão russa do Capitão América, e o governo simulou sua morte para manter a identidade em segredo, fazendo o título Viúva Negra ter mais sentido.
Os caminhos de Natasha se cruzaram novamente com os de Logan, agora em lados opostos, quando, agora como agente secreto, este se uniu a Carol Danvers (a futura Miss Marvel) e a Ben Grimm (o futuro Coisa do Quarteto Fantástico), para roubarem os planos de um avião supertecnológico, no qual o trio foi bem sucedido.

Em seguida, veio a missão da Viúva Negra de roubar planos de Tony Stark, o que a uniu ao Dínamo Escarlate contra o Homem de Ferro, fazendo a “ponte” com o início das publicações da futura heroína. Logo, ela conheceu o Gavião Arqueiro e o manipulou contra o “vingador dourado”, mas ela se apaixonou por Clint Barton e começou a revisar seu papel como espiã e cidadã russa.

Sabendo disso, o governo a sequestrou e fez a lavagem cerebral que a pôs contra os Vingadores, mas ela se recuperou, assumiu seu lado heroico, se uniu aos Vingadores, teve missões com a SHIELD e Nick Fury, e por fim, uniu-se ao Demolidor, também se apaixonando por ele e estabelecendo uma longa parceria.

Depois, vieram mais missões com os Vingadores, o namoro com Hércules e a formação dos Campeões. A partir do fim daquele grupo, a Viúva Negra concentrou-se fundamentalmente nas missões da SHIELD até voltar aos Vingadores.
Obviamente, toda essa biografia foi montada a partir de sua longa carreira nos quadrinhos, por escritores os mais diversos, e cheio de inserções posteriores.
Vingadora

Foi apenas nos últimos anos que a personagem passou realmente a estar mais vinculada aos Vingadores e, ainda assim, nos últimos tempos, dificilmente é vista como um membro integral.
Sua vinculação mais definitiva com os Vingadores é realizada nos anos 1990, quando passa a liderar a equipe por um período, com histórias escritas por Bob Harras (e depois Terry Kavanagh) e desenhadas por Steve Epting e, depois, pelo brasileiro Mike Deodato Jr. até o fim do primeiro volume da revista, no número 402.

Nos últimos anos, a Viúva Negra esteve mais envolvido no lado “legalista” da Marvel – veja a Guerra Civil – e atuou ao lado dos Poderosos Vingadores de Tony Stark, uma das subdivisões recentes da equipe, oposta aos Novos Vingadores do Capitão América.
Ao mesmo tempo, a personagem é uma das protagonistas da revista do Capitão América, voltando a atuar ao lado de James Barnes, que se livrou de sua lavagem cerebral e voltou a ser um herói, inclusive, substituindo o Capitão América original quando este foi dado como morto, numa série de excelentes histórias escritas por Ed Brubaker e desenhadas por Steve Epting e pelo brasileiro Luke Ross.
Nos cinemas

A Viúva Negra quase ganhou uma série de TV nos anos 1970 – veja aqui – onde seria interpretada pela modelo Angela Bowie, a esposa de David Bowie. Mas sua estreia mesmo no live action só se deu em 2010 em Homem de Ferro 2, interpretada por Scarlet Johansson e na qual é uma espiã russa que trabalha para a SHIELD a mando de Nick Fury (Samuel L. Jackson) para ficar de olho em Tony Stark (Robert Downey Jr.) e saber se ele está apto ao Programa Iniciativa Vingadores.
Pouco se sabe sobre sua história no Universo Marvel dos Cinemas, mas o filme dá a entender que ela é uma agente de ponta da organização, algo que os rumores sobre Os Vingadores confirmam. Porém, o filme da equipe também não deve trazer muitas informações sobre ela, já que precisa equilibrar muitos personagens.
[Atualizado: Em Os Vingadores, fica claro que Natasha tem um passado sombrio e Loki tenta manipula-la ao trazer à tona alguns eventos terríveis, como o que ela fez em São Paulo (isso mesmo, no Brasil) e um incêndio no hospital. O Gavião Arqueiro também faz referência a Budapeste, dando a entender que foi lá em que se conheceram.

Ela regressa em Capitão América – O Soldado Invernal, aprofundando o aspecto frio de sua personalidade. Natasha também flerta com o Capitão e a dupla até se beija para se esconder da HIDRA durante uma perseguição, mas Steve a prefere como uma amiga. Neste filme, ela revela já conhecer o Soldado Invernal – o que aproxima da abordagem dos quadrinhos – e diz que numa missão para resgatar um cientista ucraniano, foi varada por um tiro de fuzil disparado pelo Soldado Invernal.

Em Vingadores – Era de Ultron mais de seu passado é revelado: por meio de um flashback, vemos o treinamento da jovem Natasha como bailarina (tal qual nas HQs) em meio a um programa também chamado de Sala Vermelha. A trama adiciona um elemento dramático: a espiã foi esterilizada para não gerar filhos. O longa também cria um romance entre Natasha e Bruce Banner, o que causou bastante estranheza dos fãs, ao mesmo tempo em que se esforça para mostrar que a relação com Clint Barton é apenas a de um “irmão”, com ela sendo chamada de “tia Natasha” pelos filhos dele.

Condizente com sua personalidade, a Viúva Negra desempenha um papel dúbio em Capitão América – Guerra Civil e termina exilada e fora da lei, como é mostrado na sequência em Vingadores – Infinita. Como consequência das ações de Vingadores – Ultimato, Natasha finalmente ganhará seu filme solo.
Viúva Negra deve ser o primeiro longa da Fase 4 do Marvel Studios, e focará em seu passado, contando sua origem. A trama se passará ainda antes dos eventos de Homem de Ferro 2 e, provavelmente, mostrará como deixou de ser uma agente secreta russa para ingressar na SHIELD.
No caso da Viúva, o retcon parece ter funcionado muito bem. Excelente matéria, Irapuan! Apenas acrescentando: em Iron Man 276-277 de jan/fev de 1992 a Viúva Negra volta a participar da revista onde foi lançada, ainda c/ o visual 80s, sendo a peça principal de uma boa estória de ação e espionagem com uma forte influência dos filmes de James Bond. Envolvendo um general soviético reformado que não se conforma com o mundo pós queda do muro de Berlin e que ainda pretende detonar um holocausto nuclear, cabe ao Homem de Ferro enfrentar a ameaça ao lado da Viúva na última contribuição de John Byrne ao personagem, c/ a ótima arte de Paul Ryan & Bob Wiacek.
GostarGostar
Obrigado pelo elogio, Jorge.
Lembro dessa história. Eu sempre adorei as histórias do Homem de Ferro dos anos 1980 e início dos 90, com Dennis O’Neil, David Michelinie e Bob Layton. Mas gostei demais da fase de John Byrne, que acho que trouxe coisas muito interessantes, como a Guerra de Armaduras II e a volta do Mandarim. Sem contar com as belíssimas artes de John Romita Jr. e Paul Ryan.
Boa lembrança!
Um abraço!
GostarGostar
estou profundamente triste pois nunca fui muito com a cara do gavião, e ele esta com a bobbi, a natasha deveria ficar com o bucky no filme, meu coração de shipper não aguenta.
GostarGostar
É verdade, a relação do Gavião e Viúva remonta aos 60s e 70s e já não faz mais tanto sentido após décadas cronologia, já os últimos anos do Brubacker c/ o Capitão/Sharon Carter e Bucky/Natasha foram simplesmente perfeitos em termos narrativos e desenvolvimento dos personagens, e deveriam ser levados em consideração no cinema tb.
GostarGostar
No filme vingadores faz citação, ao falar do passado da viuva negra, de um hospital incendiado em São Paulo, a viuva negra eo arqueiro, ja passaram pela nossa cidade?
GostarGostar
Sim, Edson.
Isso fica bem claro no filme: a Viúva Negra fez alguma coisa terrível em São Paulo em seu passado de mercenária e espiã antes de entrar para a SHIELD.
Infelizmente, não vimos essa ação detalhada. Quem sabe em um futuro filme explorando o passado da dupla e/ou da SHIELD?
Um abraço!
GostarGostar
Achei um pouco antiquado o visuao da viuva negra
GostarGostar
Oi, Ivaneide,
Você diz o visual dos anos 1960 ou o dos filmes?
Nos anos 1960, aquela era a moda, né?
Agora, visto nos dias de hoje…
Um abraço!
GostarGostar
Oi,queria saber se a viuva negra ja se envolveu romanticamente com o capitao america? se sim,poderia ser mostrado no segundo filme do herói,onde a viuva é sua aliada?
GostarGostar
Não, Julia. A Viúva Negra já se envolveu com vários outros heróis (Homem de Ferro, Gavião Arqueiro, Demolidor, Hércules e até Bucky Barnes, o Soldado Invernal), mas não com o Capitão.
No filme é muito mais provável se mostrar um envolvimento do passado dela com o Soldado Invernal, que é o vilão do filme.
O Capitão deve se envolver mesmo é com a Sharon Carter.
Um abraço!
GostarGostar
Somente tendo aos filmes do Home de Ferro Thor Capitan America Hulk e nao tedo o flime da Viuva Negra e do Gaviao Arqueiro é um pouco injusto com o publico porque niguem sabe o que acotecel no passado delis antes deli entra para a Shield.
GostarGostar
Você está certa, Ivaneide. Mas o passado desses personagens podem ser explorados em outros filmes do Marvel Studios. Algo da Viúva Negra deve vir à tona em Capitão América 2.
O que será que ela fez em São Paulo?
Um abraço!
GostarGostar
A viuva negra tem fama de mudar de lado o tepo todo serar que ela vai fica do lado dos vigadores e nao pasa para o lado dos russos nos vigadores 2
GostarGostar
Sempre é uma possibilidade, Ivaneide…
E o Joss Whedon já disse que vai explorar a dificuldade dos Vingadores em SER uma equipe no próximo filme.
Um abraço!
GostarGostar
A viva negra trabolhado com o capitao america no prosimo filme da mavel é so pra mostra um pouco mais da pessonaje para o publico fica sabedo o que ocorreu no passado da viuva negra.
GostarGostar
A primeira parte dos Vigadores si nao estivese a metade do filme no porta aviao da shield teria muido mais bileteria por que em solo teria mais assao do que no ar e com sertesa atrairia as pessoas que estao acostumada co muita açao.
GostarGostar
A primeira parte dos Vigadores si nao estivese a metade do filme no porta aviao da shield teria muido mais bileteria por que em solo teria mais assao do que no ar e com sertesa atrairia as pessoas que estao acostumada com muita açao.
GostarGostar
Tem um longa metragem em desenho animado, creio que já produzido pela Disney, que se chama “Os Novos Vingadores”, onde mostra um futuro onde o Utron acaba com todos, e apenas Tony e Banner estão vivos…E lá tem os filhos do Pantera Negra, do Homem-Formiga com a Vespa, do Gavião Arqueiro, a filha do Thor e um ruivinho lá que diz que é filho do Capitão com a Natasha…Vai chegar o dia em que vai ser levado em consideração na cronologia, já está caminhando para isso ou é apenas uma história alternativa para atrair um público de uma geração diferente, talvez, sem nenhum valor histórico?
GostarGostar
Olá, Leonardo!
À princípio, aquele futuro é uma realidade alternativa, já que na cronologia padrão do Universo Marvel, a Viúva Negra tem relações mais firmes com outros personagens, como o Gavião Arqueiro, Demolidor, Bucky Barnes (Soldado Invernal) e Homem de Ferro. Contudo, em se tratando de futuro, tudo é possível, não é?
E no próximo filme do Capitão América haverá sim um envolvimento amoroso entre Natasha e Steve, pois foram flagradas cenas dos dois atores se beijando no que parece ser um shopping center.
Um abraço!
GostarGostar
A questao dos vigadores dentro da equipe nao confiar um nos outros pode atrapalhar quando elis tive em uma miçao juntos.
GostarGostar