e-w viuva-negra-29set2011
A Viúva Negra em poster para Os Vingadores.

O HQRock já publicou um post em duas partes com os principais membros dos Vingadores nos quadrinhos – leia aqui a Parte 01 e a Parte 02 – mas com a proximidade do filme, vamos detalhar os personagens do filme em posts separados.

Começamos com a mortal Viúva Negra.

História da Viúva Negra nos Quadrinhos

blackwidow
Abordagem moderna da personagem: femme fatale.

Criada por Stan Lee, Don Rico e Don Heck, ela apareceu pela primeira vez em Tales of Suspense 52, de 1964, revista que publicava as aventuras do Homem de Ferro. Stan Lee não gostava muito do “vingador dourado”, apesar de tê-lo criado, e sempre designava suas histórias para outras pessoas, como seu irmão Larry Lieber ou outros como Don Rico.

Talvez por isso, as histórias do Homem de Ferro eram aquelas do Universo Marvel onde mais dominava o clima da Guerra Fria e seu tema básico eram os pequenos confrontos ideológicos entre os EUA e a URSS. Em certo sentido, isso confere importância às revistas, por causa de seu conteúdo político.

black widow tales of suspense 52
A estreia da Viúva Negra, ainda sem uniforme. Capa de Jack Kirby.

Neste sentido, foi apresentada a história em que a Viúva Negra apareceu pela primeira vez. A URSS envia dois agentes secretos, Bóris Turgenoff e Natasha Romanova, para matarem o cientista Anton Vanko, que tinha criado a armadura do Dínamo Escarlate. O Homem de Ferro tenta impedir, mas Turgenoff veste a armadura do Dínamo Escarlate e, no fim das contas, ele e Vanko são mortos na batalha.

black widow tales of suspense 57
A primeira aparição do Gavião Arqueiro ao lado da Viúva Negra em “Tales of Suspense 57”, de 1965. Capa de Don Heck.

A Viúva Negra consegue escapar. Meses depois, ela reapareceu em Tales of Suspense 57, agora aliciando um aventureiro mascarado chamado Gavião Arqueiro (que aparecia pela primeira vez). Clint Barton não é retratado nem como herói nem como vilão, mas um habilidoso arqueiro que, inspirado pelo Homem de Ferro, decide usar um uniforme para ganhar algum dinheiro, mas a espiã russa percebe a ingenuidade do rapaz e decide manipulá-lo para cumprir sua missão de matar o vingador dourado e Tony Stark (que eles não sabem ser a mesma pessoa!). Porém, a dupla é derrotado pelo herói e foge.

Viúva Negra e Gavião Arqueiro atacam novamente em Tales of Suspense 60, de 1964 (por Stan Lee e Don Heck), na qual Natasha Romanoff lê no jornal que Tony Stark está desaparecido e envia o relutante Clint Barton para ir à fábrica do empresário e roubar segredos industriais. Enquanto o Homem de Ferro é acusado por Pepper Potts (que também não sabe sua identidade secreta) de ter matado Stark, o Gavião Arqueiro entra na fábrica e a toma como refém. Os Vingadores sabem do ocorrido e contactam o Homem de Ferro, que decide ir sozinho detê-lo. Ao ficar sabendo da confusão, Romanoff decide ir para lá também, mas quando sai de sua missão é atacada e sequestrada por um espião soviético. No fim da história, quando o Gavião Arqueiro consegue escapar da luta contra o vingador dourado, vemos a Viúva Negra decolando em um avião ao lado de seu captor.

Tales_of_Suspense_Vol_1_64
A Viúva Negra estreia seu uniforme. Capa de Jack Kirby.

Até retratada como uma mera espiã, a Viúva Negra sofreu seu primeiro up grade na aparição seguinte, na qual estreia seu primeiro uniforme! Em Tales of Suspense 64, de 1965 (por Lee e Heck de novo), Natasha Romanoff está de volta e reencontra Clint Barton, que está testando novas flechas. A espiã conta para ele que foi sequestrada de volta à União Soviética e que seus superiores ameaçaram matar sua família se ela não cumprisse sua missão de matar o Homem de Ferro. Para torná-la mais eficiente, a equiparam, então, com um uniforme especial, que lhe dava não somente a capacidade de escalar paredes (como uma aranha), mas também de disparar uma rajada chamada por ela de “picada” capaz de imobilizar seus alvos, em menção ao aracnídeo que lhe deu nome.

Feliz de estar reunido com seu amor, o Gavião Arqueiro topa a missão e a dupla sequestra os amigos de Stark, Pepper Potts e Happy Hogan (no momento em que este pede a outra em casamento!), pedindo como resgate os planos das armas do empresário. O Homem de Ferro vai combatê-los e, apesar de quase derrotado pelas flechas do Gavião Arqueiro, consegue derrubar a Viúva Negra. Temendo pela vida da namorada, Barton, então, a toma nos braços e foge.

Esta seria a última aparição da dupla nas aventuras do Homem de Ferro nessa primeira fase, mas foi um passo importante na virada da Viúva Negra para se tornar uma heroína. A trama da revista a mostra como alguém forçada a tomar aquelas atitudes por um regime opressor e a espiã demonstra descontentamento com a situação, o que lhe põe no lugar de vítima e não de uma fria assassina. Isso seria retomado no futuro breve.

Em seguida, o Gavião Arqueiro termina se regenerando e se tornando um herói, renegando sua aliança com a Viúva Negra e buscando os Vingadores para ser aceito como um membro em Avengers 16, de 1965, por Stan Lee e Jack Kirby. Na trama, os membros originais do time, Homem de Ferro, Thor, Gigante (Hank Pym, ex-Homem-Formiga) e Vespa estão todos querendo sair da equipe, e decidem aceitar novos membros. Apesar de suas lutas contra o arqueiro, o Homem de Ferro reconhece que ele tem boas intenções e que é habilidoso e endossa sua admissão. No fim das contas, uma nova equipe de Vingadores é formada, com Capitão América, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

Avengers_Vol_1_29
A Viúva Negra (pintada de verde) aparece numa capa dos Vingadores pela primeira vez, mas como uma inimiga. Arte de Don Heck.

A Viúva Negra, por sua vez, demoraria mais um tempo para aparecer. A espiã retornaem Avengers 29, de 1966, por Stan Lee e Don Heck (que deixou a revista do Homem de Ferro para virar desenhista da equipe), cuja trama revela que Natasha Romanoff  decidiu romper os laços com a União Soviética por seu amor pelo Gavião Arqueiro, mas é sequestrada pelo regime soviético e sofre uma lavagem cerebral, de modo que vira uma vilã mais uma vez, recrutando dois outros bandidos, o Espadachim e o Poderoso, para acabar com os Vingadores.

O trio de vilões é derrotado, mas escapa e um novo round é realizado em Avengers 30, mas dessa vez, o Gavião Arqueiro decide lutar sozinho contra a Viúva Negra, e após derrotar o Espadachim é subjugado pelo Poderoso, o que faz com que a espiã derrote o vilão e perceba que não pode machucar o Gavião porque o ama.

Avengers_Vol_1_33
A Viúva Negra não aparece na capa, mas luta ao lado dos Vingadores pela primeira vez nesta edição. Arte de Don Heck.

A partir de então, por um curto período de tempo, a Viúva Negra se torna uma personagem coadjuvante dos Vingadores, apesar de não ser um membro regular. Em Avengers 32, quando um grupo racista/ fascista chamado Filhos da Serpente sequestra um líder comunista em visita aos EUA, chamado General Chen, a espiã fornece uma série de informações valiosas ao Gavião Arqueiro, como uma forma de provar que está do lado dos “mocinhos”.

Mais importante ainda, ela luta ao lado dos Vingadores pela primeira vez em Avengers 33, indo atrás do grupo e libertando o Capitão América, que havia sido sequestrado pelo time de vilões, que descobre que o líder dos Filhos da Serpente é o próprio General Chen.

Avengers_Vol_1_36
A Viúva Negra em meio aos Vingadores. Arte de Don Heck. 

Natasha aparece de novo (rapidamente) em Avengers 35, mas na edição 36 repete a dose lutando ao lado dos Vingadores contra os Ultroids, sendo a primeira vez em que aparece em uma capa da revista como parte da equipe, agora escrita por Roy Thomas, mas ainda com arte de Don Heck.

The Avengers 36 p-9 hwakeye and black widow
A Viúva Negra é indicada para membro e o Golias recusa.

Em Avengers 36, na trama, Mercúrio é capturado e os Vingadores chamam todos para saírem ao resgate. Chamado no meio de um encontro, o Gavião Arqueiro termina levando a namorada, a Viúva Negra, e aproveita a ocasião para candidata-la a membro fixo do grupo. O Golias se apressa em ser contra – ainda magoado por ela ter atacado o grupo na edição 29 – porém, para a admissão, seria necessária a convocação de todos os membros e uma eleição e não há tempo para isso. A novela se estende por vários meses.

black widow first costume
A Viúva Negra, na arte de Don Heck, em Avengers 36.

 

A espiã se une ao grupo de novo em Avengers 38, em que o semideus grego Hércules  – que já tinha estreado na revista do Thor como um aliado – é enfeitiçado pela vilã Encantor e se atira contra a equipe. O mal é desfeito e ele se une ao grupo, bem como a Viúva Negra e vão derrotar os vilões.

Infelizmente para os fãs, a Viúva Negra aceita a proposta de Nick Fury de ser uma agente dupla da SHIELD e se infiltrar na União Soviética, em vez de se tornar uma vingadora.

avengers 43-44 covers 1967
A Viúva Negra de volta em Avengers 43 e 44.

Mas a bem da verdade, a Viúva Negra, mesmo não sendo membro oficial do time, não tardaria a retornar ao título, numa importante história que iria, pela primeira vez, lançar as bases da origem da heroína. Avengers 43, de 1967, ainda escrita por Roy Thomas, mas já com o novo desenhista John Buscema, traz o início de um arco em que o Gavião Arqueiro descobre o paradeiro da Viúva Negra e decide ir atrás dela numa missão na China.

avengers 43 hawkeye vs red guardian
Gavião Arqueiro contra o Guardião Vermelho, em Avengers 43.

Levando Hércules consigo, encontram a espiã em uma instalação secreta em uma caverna e em confronto com o Coronel Ling e sua nova arma: O Guardião Vermelho, a contraparte soviética do Capitão América, que derrota o Gavião, enquanto Hércules é detido pela arma de Ling, o Psychotron, um poderoso raio. Mas tudo não antes do trio de heróis descobrir que o Guardião Vermelho é ninguém menos do que Alexis Shostakov, o “falecido” marido de Natasha!

The Avengers 44 p-28 black widows red guardian story
Natasha conta a história de seu marido em Avengers 44.

edição 44 traz o restante dos Vingadores indo resgatar seus companheiros e a batalha se torna ainda mais acirrada. Capitão América e Guardião Vermelho saem em combate, mas a luta não é justa: Ling eletrocuta a grade de aço sobre a qual o Capitão está e ele cai inconsciente, algo que irrita profundamente o Guardião. No fim das contas, quando o soviético percebe que Ling vai matar o Capitão que jaz indefeso, não acha isso justo e se lança contra o tiro, ficando mortalmente ferido. No fim, Shostacov termina sendo heroico ao destruir o Psychotron, fazendo a caverna desabar sobre si. Os Vingadores voltam aos EUA e levam a Viúva Negra ao hospital, onde ela conta a história de seu casamento com Alexis (ele era um piloto de testes e tinha sido dado como morto).

Natasha sai do hospital em Avengers 46, quando anuncia que está desistindo de ser a Viúva Negra, mas ela continuou aparecendo uma vez ou outra como namorada de Clint Barton, até que em Avengers 57, de 1968, por Thomas e Buscema, ela reverte a decisão e volta a ser a heroína. Ela embarca de novo nas missões da SHIELD e reaparece em Avengers 63, de 1969, por Roy Thomas e Gene Colan, na qual Nick Fury informa os Vingadores de que ela está desaparecida em missão. O Gavião Arqueiro termina descobrindo que ela está nas mãos de um grupo de vilões e, tendo seu arco quebrado, decide usar a fórmula de Hank Pym para crescer de tamanho e assumir a identidade de Golias e salvá-la.

Após breve aparição na edição posterior, a Viúva Negra passaria um longo período sem retornar até Avengers 76, de 1970, ainda por Thomas e Buscema, na qual ao retornar de uma missão, encerra seu romance com Clint Barton.

Era a deixa para o início de uma nova fase.

Repaginada

black widow and spider-man by john romita
A primeira aparição do novo visual criado por John Romita, em 1970.

Em 1970, Stan Lee decidiu dar uma repaginada na personagem e a reapresentou para o grande público com um novo visual: usando uma roupa colante totalmente preta, os característicos braceletes com seu “ferrão” e os cabelos lisos e longos típicos dos anos 1970. A estreia do novo visual se deu em Amazing Spider-Man 86, a revista do Homem-Aranha, desenhada por John Romita, o criador do novo estilo.

black widow in amazing adventures
A heroína ganha suas primeiras aventuras próprias em “Amazing Adventures”.

Chamando a atenção do público, a heroína passou a estrelar aventuras próprias na revista Amazing Adventures 01 a 08, de 1971, em histórias escritas por Gary Friedrich e desenhadas pelo mestre John Buscema. A revista era um novo lançamento da Marvel destinado a publicar vários personagens, inclusive os Inumanos escritos e desenhados por Jack Kirby.

Mas como as histórias da Viúva Negra não emplacaram – era muito incomum heroínas terem suas próprias histórias – ela foi realocada na revista do Demolidor, com quem manteve uma parceria por muitos anos.

black widow by gene colan
A Viúva Negra na bela arte de Gene Colan.

As tramas foram escritas por vários escritores, como Gerry Conway, Roy Thomas, Gary Friedrich etc. e desenhadas em sua maioria por Gene Colan. Entre as edições 81 e 124 de Daredevil, de 1971 a 1975, o Demolidor e a Viúva Negra se mudaram para São Francisco na Califórnia, agindo como uma dupla contra o crime.

Avengers_Vol_1_111
Em “Avengers 111” a Viúva Negra entra para os Vingadores.

Ao mesmo tempo, a heroína também ingressou nos Vingadores como membro efetiva a partir da edição Avengers 111, de 1973, escrita por Steve Englehart e desenhada por Don Heck.

Com o fim da parceria com o Demolidor, em 1975, a Viúva Negra voltou às bancas na revista The Champions, liderando uma estranha equipe de heróis chamada os Campeões, formada por ela mesma, Hércules (com quem namorou), o Motoqueiro Fantasma e dois ex-membros dos X-Men, Anjo e Homem de Gelo. As histórias foram escritas por Tony Isabella e desenhadas primeiro por Don Heck e, depois por John Byrne, mas a revista nunca emplacou, se encerrando no número 18, em 1978.

Mais sombria

black-widow in 80s
O novo visual “new wave” da Viúva Negra nos anos 1980.

Nos anos 1980, a Viúva Negra ganhou uma curta temporada com histórias escritas por Ralph Macchio e desenhadas e coescritas por George Perez em Marvel Fanfare, entre os números 10 e 13, de 1982 e 1983; mas depois, estrelou várias edições especiais e graphics novels, que exploraram aspectos sombrios de seu passado e mudaram seu visual: passando a usar cabelos curtos e um uniforme com decote e uma grande aranha nas costas.

Ao longo daquela década, a Viúva Negra ficou estabelecida como uma agente freelancer da SHIELD, aparecendo em muitas revistas da Marvel, por vezes acompanhada por Nick Fury. Também continuou aparecendo ocasionalmente na revista do Demolidor.

Numa história publicada em X-Men 268, de 1990, escrita por Chris Claremont e desenhada por Jim Lee é mostrado que uma Natasha Romanova ainda criança é salva por Wolverine e o Capitão América em início de carreira em 1941 na fictícia ilha de Madripoor em meio à II Guerra Mundial.

Biografia da personagem

Uncanny-x-men-268
A histórica revista com Wolverine e Capitão América na arte de Jim Lee.

O recurso retroativo de inserir dados do passado em revistas mais recentes foi muito usado para consolidar a versão corrente da origem da personagem: Ela teria nascido em 1928 em Stalingrado, na então União Soviética. Sua cidade sofreu um massacre e a garota agora órfã foi resgatada por Ivan Pietrovitch, que se tornou o tutor dela.

Por meio de Pietrovitch, Natasha foi admitida no Programa Sala Vermelha para a formação de agentes secretos a partir de órfãos. Enquanto fingia ser treinada como bailarina, ela se tornou uma mestra em artes marciais.

Foi nesse contexto em que quase foi raptada pela organização japonesa chamada Tentáculo, atenta às suas habilidades, mas foi resgatada pelo Capitão América em início de carreira e por Logan (o futuro Wolverine), ainda antes de ser um agente secreto canadense e ter os ossos revestidos por adamantium.

winter soldier
O Soldado Invernal foi parceiro da Viúva Negra na Guerra Fria. Arte de Steve Epting.

Ao longo dos anos 1950, Natasha passou por uma série de experimentos científicos que permitiram com que ela parasse de envelhecer e mantenha, ainda hoje, a aparência de uma mulher de 30 e poucos anos. Durante a Guerra Fria, começou a ser usada como agente secreta, sendo treinada pelo Soldado Invernal, que na verdade, era James Barnes, o Bucky, o ex-parceiro do Capitão América que foi dado como morto em um acidente de avião em 1945, mas foi resgatado pelos soviéticos e transformado em uma máquina de matar sem memórias.

A Viúva Negra e o Soldado Invernal tiveram várias missões juntos e se apaixonaram, de modo que ele foi o primeiro grande amor dela. Mais tarde, o Programa Sala Vermelha decidiu tirá-la de ação por um período e lhe arranjou um casamento com o piloto de testes Alexi Shostakov, que secretamente também era um agente secreto. Após alguns anos, Shostakov, sem o conhecimento de Natasha, foi transformado no Guardião Vermelho, uma versão russa do Capitão América, e o governo simulou sua morte para manter a identidade em segredo, fazendo o título Viúva Negra ter mais sentido.

Os caminhos de Natasha se cruzaram novamente com os de Logan, agora em lados opostos, quando, agora como agente secreto, este se uniu a Carol Danvers (a futura Miss Marvel) e a Ben Grimm (o futuro Coisa do Quarteto Fantástico), para roubarem os planos de um avião supertecnológico, no qual o trio foi bem sucedido.

black widow tales of suspense 53
A segunda aparição da Viúva Negra, em “Tales of Suspense 53”.

Em seguida, veio a missão da Viúva Negra de roubar planos de Tony Stark, o que a uniu ao Dínamo Escarlate contra o Homem de Ferro. Mais tarde, ela conheceu o Gavião Arqueiro e o manipulou contra o “vingador dourado”, mas ela se apaixonou por Clint Barton e começou a revisar seu papel como espiã e cidadã russa.

black widow tales of suspense 57
A primeira aparição do Gavião Arqueiro ao lado da Viúva Negra em “Tales of Suspense 57”, de 1965.

Sabendo disso, o governo a sequestrou e fez a lavagem cerebral que a pôs contra os Vingadores, mas ela se recuperou, assumiu seu lado heroico, se uniu aos Vingadores, teve missões com a SHIELD e Nick Fury, e por fim, uniu-se ao Demolidor, também se apaixonando por ele e estabelecendo uma longa parceria.

Painel dos Vingadores nos anos 1970 mostra a Viúva Negra em destaque, ao lado do Capitão América.

Depois, vieram mais missões com os Vingadores,  o namoro com Hércules e a formação dos Campeões. A partir do fim daquele grupo, a Viúva Negra concentrou-se fundamentalmente nas missões da SHIELD até voltar aos Vingadores.

Obviamente, toda essa biografia foi montada a partir de sua longa carreira nos quadrinhos, por escritores os mais diversos, e cheio de inserções posteriores.

Vingadora

Avengers_Vol_1_357
A Viúva Negra de volta aos Vingadores, nos anos 1990.

Foi apenas nos últimos anos que a personagem passou realmente a estar mais vinculada aos Vingadores e, ainda assim, nos últimos tempos, dificilmente é vista como um membro integral.

Sua vinculação mais definitiva com os Vingadores é realizada nos anos 1990, quando passa a liderar a equipe por um período, com histórias escritas por Bob Harras (e depois Terry Kavanagh) e desenhadas por Steve Epting e, depois, pelo brasileiro Mike Deodato Jr. até o fim do primeiro volume da revista, no número 402.

Avengers_Vol_1_385
Capa de “Avengers 385” com MIke Deodato Jr.

Nos últimos anos, a Viúva Negra esteve mais envolvido no lado “legalista” da Marvel – veja a Guerra Civil – e atuou ao lado dos Poderosos Vingadores de Tony Stark, uma das subdivisões recentes da equipe, oposta aos Novos Vingadores do Capitão América.

Ao mesmo tempo, a personagem é uma das protagonistas da revista do Capitão América, voltando a atuar ao lado de James Barnes, que se livrou de sua lavagem cerebral e voltou a ser um herói, inclusive, substituindo o Capitão América original quando este foi dado como morto, numa série de excelentes histórias escritas por Ed Brubaker e desenhadas por Steve Epting e pelo brasileiro Luke Ross.

Nos cinemas

homemdeferro2_38
A Viúva Negra em “Homem de Ferro 2”.

A Viúva Negra quase ganhou uma série de TV nos anos 1970 – veja aqui – onde seria interpretada pela modelo Angela Bowie, a esposa de David Bowie. Mas sua  estreia mesmo no live action só se deu em 2010 em Homem de Ferro 2, interpretada por Scarlet Johansson e na qual é uma espiã russa que trabalha para a SHIELD a mando de Nick Fury (Samuel L. Jackson) para ficar de olho em Tony Stark (Robert Downey Jr.) e saber se ele está apto ao Programa Iniciativa Vingadores.

Pouco se sabe sobre sua história no Universo Marvel dos Cinemas, mas o filme dá a entender que ela é uma agente de ponta da organização, algo que os rumores sobre Os Vingadores confirmam. Porém, o filme da equipe também não deve trazer muitas informações sobre ela, já que precisa equilibrar muitos personagens.

black_widow modern
A Viúva Negra dos quadrinhos.

Mas têm surgido boatos de que o filme deixará claro que há um “passado” entre ela e o Gavião Arqueiro (vivido por Jeremy Renner), tal qual nos quadrinhos. A atriz já manifestou o interesse em estrelar um filme solo da personagem, o que pode acontecer se a aceitação do público for muito boa.

Um filme focado nela poderia – mais do que mostrar sua complicada origem, que nem seria necessário – exibir os bastidores de espionagem do Universo Marvel nos Cinemas, além de mostrar mais da SHIELD e quem sabe, do Gavião Arqueiro e de Nick Fury.

Por fim, é possível que a personagem apareça de novo em Homem de Ferro 3, mas isso não foi confirmado.

Aguarde pelos próximos personagens do filme. A seguir: o Gavião Arqueiro!