Paul McCartney na festa do Grammy 2012.

A revista Veja noticiou hoje que o ex-beatle Paul McCartney fará novamente shows no Brasil em 2012. Segundo a publicação, estão em negociação duas apresentações em Recife e uma em Florianópolis. Boatos também comentam que Brasília seria uma possibilidade.

Seria a primeira vez que o músico tocaria totalmente fora do eixo Rio-São Paulo.

Paul McCartney já esteve no país várias vezes, a primeira em 1990, depois em 1993 e de volta em 2010 e 2011. Em 2010, foram shows em São Paulo e Porto Alegre, voltando em 2011 para dois shows no Rio de Janeiro.

Nas duas últimas ocasiões, o músico trouxe a Up Coming Tour, que mescla canções de sua carreira solo com a obra dos Beatles, banda ao qual fez parte.

Paul McCartney nasceu em Liverpool, Inglaterra, em 1942, e chegou à fama com os Beatles, onde era baixista, em 1962, banda pioneira do rock inglês e responsável pela Invasão Britânica, que tornou o rock o principal gênero musical do mundo.

Os Beatles são normalmente apontados como a mais importante banda do rock clássico e foram uma influência enorme para a música contemporânea. E maior força do grupo era justamente as composições da dupla John Lennon e Paul McCartney.

A banda se separou em 1970 e McCartney saiu numa carreira solo de grande sucesso. Em 1973, formou a banda Wings com a qual se apresentou mundo afora pelos anos 1970 e se encerrou 1980. De volta à “carreira solo” continuou gravando discos de sucesso ao longo daquela década de da seguinte.

Paul McCartney acabou de lançar um novo disco, Kisses on the Bottom, na qual homenageia a música de estilo crooner dos anos 1940 e 50; e se apresentou na festa de premiação do Grammy, além de encerrar a festa com outra curta apresentação em que tocou canções dos Beatles.

Veja uma resenha do HQRock sobre o show de McCartney no Rio de Janeiro em 2011 clicando aqui.