O diretor e roteirista Joss Whedon.

Nos últimos dias, Joss Whedon, o diretor e escritor de Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reunirá nos cinemas pela primeira vez a equipe formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk,  vem dando muitas entrevistas, porque está estreando outro filme com roteiro dele, o terror The Cabin in the Woods. Nesta fala, que ele deu à revista Entertainment Weekly, ele procura por uma pá de cal em cima dos boatos ainda insistentes de que os aliens do filme da Marvel seria os Skrulls.

Nem os Skrulls, nem os Krees, ele afirma.

Esses dois aliens são marcas da Marvel e têm uma gigantesca história própria. Não daria pra contar a história deles em um filme que já tem sete astros de cinema… Os Skrulls conseguem mudar de forma. Isso já é uma coisa. Eu já tenho Loki [o principal vilão], que mexe com mágica. Conseguir conciliar a mágica com Homem de Ferro e Viúva Negra [personagens mais realistas e tecnológicos] já é trabalhoso.

Um skrull na arte de John Buscema.

O argumento do diretor-escritor confere. De fato, já é complicado convencer o telespectador dos vários mundos em contato em Os Vingadores e já é preciso muito tempo de tela apenas para explicar quem é cada um do grupo, como se fosse mais ou menos a primeira vez.

Esse mesmo argumento enfraquece demais a possibilidade de que outros vilões apareceriam no filme, como Thanos, que é um dos maiores vilões do Universo Marvel e mereceria uma explicação e desenvolvimento à altura. O mesmo vale para o Caveira Vermelha, que também circulou em rumores como possível auxiliar/rival de Loki.

Os aliens misteriosos no trailer de Os Vingadores.

Mas ainda assim, Joss Whedon não disse quem são os vilões aliens do filme. Provavelmente uma raça secundária do Universo Marvel, como os Badoons. Ou simplesmente, são trolls genéricos de um dos nove reinos do universo de Thor.

Além das questões criativas, há a suspeita de que personagens como os Skrulls não poderiam ser utilizados pelo Marvel Studios porque estariam licenciados a outros estúdios, como a 20th Century Fox. Isso porque os Skrulls surgiram na revista do Quarteto Fantástico – precisamente em Fantastic Four 02, de 1961 – e é a Fox quem detém os direitos cinematográficos da equipe.

Contudo, algumas fontes já afirmaram que apenas o Super-Skrull, um membro da raça Skrull que é superpoderoso, estaria no poder da Fox, enquanto os Skrulls, enquanto raça, estariam nas mãos do Marvel Studios.

A mesma dúvida paira sobre os Krees, que também surgiram nas revistas do Quarteto Fantástico.

De qualquer modo, ninguém esclarece essas questões publicamente.

Dirigido e escrito por Joss Whedon, Os Vingadores, estreia em 2012 reunindo um elenco estrelar: Samuel L. Jackson (Nick Fury), Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlet Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Tom Hiddleston (Loki), Stellan Skargsgard (Dr. Selvig), Clark Gregg (Agente Coulson), Cobie Smulders (Agente Maria Hill) e Amanda Righetti (agente da SHIELD). Boatos têm “escalado” outros vilões do filme, como Thanos e o ator Jeffrey Wright foi vinculado a este papel em rumores passados. A estreia será em 04 de maiode 2012.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.