Os Rolling Stones em 2010, em meio à campanha de relançamento de alguns de seus discos.

A revista norteamericana Rolling Stone jogou um balde de água fria nas expectativas dos fãs: a banda britânica The Rolling Stones, uma das mais importantes do rock clássico, só realizará sua turnê de comemoração pelos seus 50 anos de atividades em 2013 e não este ano como se esperava.

Foi a própria banda quem deu a notícia. Os motivos seriam, hipoteticamente, a saúde do guitarrista Keith Richards, embora não se tenha detalhes de por quê. O próprio músico afirmou o seguinte:

Basicamente, não estamos prontos. Acho que [2013] é mais realista. Os Stones na verdade sempre consideraram 1963 como o marco para 50 anos, porque Charlie Watts só entrou na banda em janeiro. 2012 marca o ano de concepção, mas o nascimentoé no ano que vem.

Keith Richards: sua saúde comprometeu a turnê de 2012?

É uma boa alegativa do compositor, mas a banda começou seus ensaios na primavera [do hemisfério norte] de 1962 e realizou seu primeiro show, em um clube de Londres, em julho do mesmo ano. A formação original da banda, contudo, só se firmou em 1963, com a entrada do baixista Bill Wyman e do baterista Charlie Watts.

Apesar de não voltarem à ativa oficialmente em 2012 – a última atividade oficial da banda foi em 2007, com o fim da turnê mundial A Bigger Bang Tour – os Rolling Stones estão se reunindo para ensaios desde dezembro do ano passado, conforme anúncios da época já indicavam.

Mick Jagger.

Richards também falou desses primeiros ensaios, que continuarão em breve:

Foi uma sessão bem “de volta às raízes”. Teve muita improvisação. No terceiro dia, Mick [Jagger, o vocalista] apareceu, o que foi uma alegria.

O guitarrista dá a entender, no entanto, que a presença de Mick Jagger, seu parceiro na dupla Jagger&Richards que assina os sucessos da banda, não era dada como certa, o que só alimenta boatos que nasceram a partir de declarações de Ron Wood, o outro guitarrista da banda, há algumas semanas atrás.

Jagger por sua vez falou que a reunião da banda foi muito boa:

Tocamos muito blues e versões de Some Girls [canção de sucesso que também dá nome a um dos discos do grupo, de 1978], coisas assim. Foi muito bom!

Os Rolling Stones ainda com Bill Wyman (dir.) nos anos 1980.

Uma grata surpresa é que o baixista Bill Wyman, membro original que deixou a banda em 1992, participou das sessões de dezembro e pode vir a fazer a turnê de 2013 juntamente com a banda:

Estamos em contato novamente [com Bill Wyman], o que é ótimo, porque eu não conversava com ele de verdade há anos. Acho que ele está a fim. Nós conversamos sobre isso. Te aviso assim que eu puder.

Por fim, Richards confirmou que a banda se reunirá de novo no mês que vem e que é possível a gravação de material novo.

Vamos apenas reunir os garotos de novo e quem sabe gravar alguma coisa. Tenho muita coisa na gaveta aqui, mas nada gravado.

Os Rolling Stones se formaram em Londres em 1962, dentro do circuito de R&B da cidade. Lançaram seus primeiros discos no ano seguinte e em 1964 alçaram o sucesso nacional. Em seguida, em 1965, veio o superhit (I can’t get no) Satisfaction e a aclamação mundial.

Desde então, é uma das principais e mais influentes bandas de rock ainda em atividade. Conheça a discografia da banda aqui, em um post especial do HQRock.