
O ex-beatle George Harrison, falecido de câncer em 2001, ganha hoje um novo álbum com canções inéditas. O disco, que se chamará Early Takes – Vol. 01, trará versões iniciais, predominantemente acústicas, de suas canções, além de algumas faixas realmente inéditas. Algumas delas já foram ouvidas na trilha sonora do documentário biográfico sobre o músico, Living in the Material World, lançado por Martin Scorsese no ano passado.
O novo disco é comercializado pela gravadora Universal Music e traz versões acústicas de canções como My sweet lord e All thing must pass.
Na ocasião de sua morte, Harrison tinha praticamente abandonado sua carreira musical – seu último álbum fora de 1987 – mas estava preparando um retorno, de modo que Brainwashed foi lançado postumamente em 2002 e muito bem recebido pela crítica. Em 2009, foi lançada uma coletânea chamada Let it Roll – Songs by George Harrison.
George Harrison nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 1943, e ingressou na banda de rock de John Lennon e Paul McCartney em 1958. Os Beatles lançaram seu primeiro disco em 1962 e se transformaram em um fenômeno comercial sem par na história da música. Segundo suas próprias declarações, Harrison sofreu bastante com a exposição e fama da banda, o que lhe levou a se aproximar das seitas orientais.
Artisticamente, era a guitarra solo dos Beatles, mas demorou um tempo para se firmar como compositor. Suas canções ganham maior qualidade a partir de 1965 e, dali em diante, iria compor alguns dos maiores clássicos dos Beatles, como Taxman, While my guitar gently weeps, Something e Here comes the sun.
Após o fim da banda, em 1970, George Harrison se lançou em carreira solo, onde conseguiu muito sucesso. Inclusive, entre aquele ano e 1973, os disco do cantor e guitarrista foram os de maior vendagem entre os ex-membros da banda, que também fizeram sucesso. Porém, com seu desencantamento com o showbusiness, sua carreira foi arrefescendo ao longo dos anos 1970 e o músico foi se tornando cada vez mais recluso. Ele ainda viveu uma outra fase de grande sucesso nos anos 1980, por causa de seu álbum Cloud Nine (de 1987) e da formação do supergrupo Travelling Wilburys, com ele mais Roy Orbison, Bob Dylan, Tom Pretty e Jeff Lyne, cujo primeiro disco, de 1988, foi um sucesso estrondoso de público e crítica.
Mas depois disso, Harrison permaneceu recluso e longe dos holofotes, aparecendo na mídia só muito ocasionalmente. Veja uma biografia do músico aqui no HQRock.

