Homem-Formiga: filmagens ainda em 2012.

Já há alguns dias que o Marvel Studios – que acabou de estrear o megassucesso Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reúne nos cinemas pela primeira vez a equipe formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk – sinaliza que o há muito anunciado filme do Homem-Formiga poderia surpreender e entrar em desenvolvimento o mais rápido possível. Pois a notícia se confirmou: em um podcast, o diretor Edgar Wright (de Scott Pilgrim Contra o Mundo) confirmou que vai filmar Homem-Formiga ainda este ano. E ainda minimizou a demora da produção, já anunciada desde 2008, afirmando que todos os filmes dele demoraram três anos para sair do papel.

A Vespa foi esposa de Hank Pym.

Este projeto sempre atraiu a atenção porque, apesar da pouca significância do personagem para o grande público, o diretor prometia uma abordagem ousada ao gênero de super-heróis. Em declarações anteriores, Wright afirmou que gostaria de gravar uma comédia de ação e fazer um filme que se passasse em dois períodos de tempo, um com o Homem-Formiga original, Hank Pym, e outro com seu sucessor, Scott Lang.

Hank Pym como o Gigante na belíssima arte pintada de Alex Ross.

Nos quadrinhos, Hank Pym se tornou o Homem-Formiga ao descobrir uma fórmula especial que lhe permitia diminuir de tamanho ao mesmo tempo em que mantinha sua força normal mesmo quando diminuto. Juntamente com a namorada Janet Van Dyne, a Vespa, ele foi um dos membros fundadores dos Vingadores. Logo depois, inverteu a própria fórmula e passou a aumentar de tamanho, adotando a identidade de Gigante.

Após mudar o nome de novo para Golias, terminou se afastando dos Vingadores por um tempo e, quando voltou, já foi sob a identidade de Jaqueta Amarela. Por volta dessa época, Scott Lang passou a usar as “moléculas Pym” e agir como o Homem-Formiga II.

Como Jaqueta Amarela batendo na esposa.

Escritores dos anos 1970 exploraram o fato de Hank Pym ser esquizofrênico e por isso mudar de identidade o tempo todo. O problema, inclusive, o levou a bater na esposa, ao divórcio e à prisão.

Ele se reabilitou alguns anos mais tarde e, nos últimos tempos, agiu com o nome de Jaqueta Amarela até a Vespa ser morta em uma missão, quando assumiu o codinome da ex-esposa. Em inglês, The Wasp não tem sexo definido.

Hank Pym como O Vespa nos quadrinhos atuais.

Nas histórias atuais, Hank Pym é o coordenador da Academia Vingadores, um programa especial do Governo dos EUA dedicado a treinar jovens superseres para serem heróis.

Um filme do Homem-Formiga com Hank Pym, muito provavelmente trará também a Vespa. Se a produção começar este ano mesmo, contratações devem ocorrer em breve.

Hank Pym como o Gigante no desenho dos Vingadores.

Além disso, Hank Pym está como um dos membros da equipe no desenhado animado semanal Avengers – Mightest’s Earth Heroes, que passa na TV.

Hank Pym foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em Tales to Astonish 27, de 1962, e é membro fundador dos Vingadores.