
O cantor, compositor e lenda-viva do rock, Bob Dylan, lançará um novo álbum este ano, no mês de setembro. Será o 35º álbum de estúdio do músico e servirá, ainda, para comemorar o 50º ano de lançamento de seu primeiro disco, Bob Dylan, de 1962.
O novo disco se chamará Tempest e contará com influências instrumentais mexicanas, inclusive, com participação especial do guitarrista David Hidalgo, da banda Los Lobos, famosa nos anos 1980 pela trilha sonora do filme La Bamba. A canção título de Tempest trata-se de uma épica canção de 14 minutos sobre a tragédia do Titanic, que completou 100 anos em 2012. Além disso, há um tributo a John Lennon na faixa Roll on John, que aparentemente citará trechos de letras do compositor, inclusive, algumas gravadas pelos Beatles, como A day in the life e Come together. Dylan e Lennon foram grandes amigos nos anos 1960, tendo se conhecido em 1964 quando os Beatles fizeram sua segunda turnê pelos Estados Unidos. John Lennon foi assassinado por um fã maluco em 1980.

Veja o set list do novo álbum:
“Duquesne Whistle”
“Soon After Midnight”
“Narrow Way”
“Long and Wasted Years”
“Pay in Blood”
“Scarlet Town”
“Early Roman Kings”
“Tin Angel”
“Tempest”
“Roll on John”
Tempest é o primeiro disco de Dylan após Together Through Life, de 2009, que vendeu mais de um milhão de cópias e chegou ao primeiro lugar da paradas dos EUA e da Inglaterra. O compositor tocou no Brasil em abril deste ano.
Nascido Robert Allen Zimmerman em Duluth, no Estado de Minnesota nos Estados Unidos, em 24 de maio de 1941, filho de descententes de judeus russos, Bob Dylan mudou de nome e se tornou um cantor de música folk ainda adolescente, chamando a atenção por sua interpretação forte de canções tradicionais. Seu primeiro álbum, Bob Dylan, de 1962, causou alguma sensação no universo folk, mas não atingiu as massas, porém, com The Freewheelin’ Bob Dylan, de 1963, onde dá vazão a sua veia de compositor, o músico se tornou um dos maiores fenômenos musicais dos EUA na década de 1960. Com sua voz fanhosa, violão e gaita e letras fortes e críticas, rapidamente virou o guru do público “cabeça” da época; mas deu uma guinada radical em 1965, quando abraçou o rock elétrico por influência dos Beatles e da Invasão Britânica.
Sempre relevante em seus 50 anos de carreira, é um dos mais importantes compositores da música popular no século XX (e além…). Leia a biografia do músico aqui.

