O poster oficial de O Homem de Aço.

Confirmando o que muita gente já suspeitava, Superman – O Homem de Açoo reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o mais icônico dos personagens da DC Comics, produzido por Christopher Nolan e dirigido por Zack Snyder, não usará a clássica trilha sonora do personagem composta por John Williams em 1978.

A marcha Superman, que embalou todos os cinco filmes para o cinema do último filho de Krypton, não estará presente em O Homem de Aço. Quem informa é o diretor Zack Snyder. Em entrevista ao site Total Film, ele disse:

Nós decidimos agir como se nenhum filme do Superman existisse, apesar de amarmos os filmes que foram feitos. Precisamos dizer que este é primeiro filme do Superman e, então, você não pode [dizer], “Oh, vamos roubar um pouco dessa música”. Então, sim, a trilha original é incrível, mas Hans Zimmer vai fazer algo incrível.

Não chega a ser uma surpresa, já que o diretor e o ator Henry Cavill já haviam informado anteriormente que os filmes de Christopher Reeve não iriam servir de referência para o novo.

Hans Zimmer é o mesmo autor da trilha sonora da trilogia do Batman comandada por Christopher Nolan, que é produtor e coautor da história de O Homem de Aço. Embora a decisão de não usar a trilha seja coerente em termos artísticos, não é comum no cinema. A franquia de James Bond, o agente 007, foi reiniciada em 2006 com Cassino Royale, mas manteve a velha trilha sonora e também outros elementos, como a abertura pré-créditos e   o agente disparando em direção à tela para formar o logo da franquia.

Superman: para uma nova geração.

A intenção, diz Snyder, é apresentar o homem de aço para uma nova geração. Isso é importante, pois o último filme do herói por Christopher Reeve foi em 1987 e a retomada Superman – O Retorno de 2006 não agradou muito.

Snyder disse:

Superman é uma grande responsabilidade, mas eu senti a necessidade de reintroduzi-lo a uma nova geração e achei que essa era uma ótima oportunidade. Temos um grande respeito pelo cânone. Eu diria que é um choque de histórias e ideias. Superman é meio que o pai de todos os super-heróis, fazê-lo funcionar é uma grande coisa. O grande desafio é você conseguir fazer as pessoas sentirem “O que você faria se fosse o Superman?”. Foi isso o que tentamos fazer da melhor forma que pudemos. O Superman sempre  foi o grande “escoteiro azul” em um trono em que ninguém podia tocar, então, tentamos transformá-lo em algo que as pessoas possam se relacionar.

Produzido por Christopher Nolan, escrito por David S. Goyer (dupla dos filmes de Batman) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), Superman – O Homem de Aço tem no elenco Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Michael Shannon (General Zod), Laurence Fishburne (Perry White), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Russell Crowe (Jor-El), Antje Traue (Faora),  Ayelet Zurer (Lara-El), Christopher Meloni (Coronel Hardy), Harry Lennix (General Swanwick), Richard Schiff (Dr. Emil Hamilton), Dylan Sprayberry (Clark Kent adolescente), Jadin Gould (Lana Lang adolescente), Jack Foley (Pete Ross adolescente), Robert Gerdisch (Whitney Fordham adolescente), Cooper Timberline (Clark Kent criança). A estreia será em 14 de junho de 2013.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.