Roger Waters: falando de religião.

O baixista, compositor e vocalista Roger Waters, ex-líder e fundador da banda britânica Pink Floyd, anunciou à revista Rolling Stone que o tema de seu próximo álbum é a religião.

Sempre dado a polêmicas e a criar grandes conceitos para seus discos, o músico de 68 anos disse:

Estou com idade e maturidade suficiente para falar sobre o tema.

O novo álbum se chamará If I Had Been God e deverá trazer conteúdo controverso. Algumas faixas já estão gravadas.

Show de The Wall veio ao Brasil.

Roger Waters terminou há pouco a The Wall Tour, onde interpretou na íntegra o álbum duplo The Wall, gravado pelo Pink Floyd em 1979. Além das canções fortes do disco – que tratam sobre o isolamento e a alienação das pessoas frente ao mundo exterior e à anulação dos sentimentos – os shows eram acompanhados por grandes efeitos especiais e a construção (e demolição) de um gigantesco muro de 12 metros de altura em cima do palco. A turnê passou pelo Brasil em março deste ano, com shows em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro .

George Roger Waters nasceu em Surrey na Inglaterra, em 1943, mas viveu toda a infância e juventude em Cambridge, onde conheceu o guitarrista e cantor Syd Barrett. Após ambos mudarem para Londres – onde Barrett estudou arte e Waters arquitetura – se reencontraram e fundaram o Pink Floyd em 1965. A banda se consolidou com a dupla mais Nick Mason na bateria e Richard Wright nos teclados e, após dois anos, se tornou a febre do movimento alternativo de Londres e marco maior do movimento psicodélico. A estreia fonográfica veio em 1967 com sucesso, mas Syd Barrett foi afastado da banda por sérios problemas mentais relacionados ao abuso no uso de drogas. Foi substituído por David Gilmour, em 1968, amigo dele e de Waters também de Cambridge.

Permanecendo no circuito alternativo por alguns anos, o Pink Floyd se tornou uma das bandas de maior sucesso do mundo em 1973, com o lançamento do álbum Darkside of the Moon. As gravações de The Wall, em 1979, foram tão problemáticas que resultaram na saída de Richard Wright da banda e, por fim, em 1985, em uma disputa judicial entre Waters de um lado e Gilmour e Mason do outro pelo nome do grupo. A dupla ganhou e o Pink Floyd recrutou Wright de volta e continuou em atividade sem Waters até 1996.

Roger Waters seguiu em carreira solo, mas nunca atingiu o sucesso de sua velha banda, apesar de ser o principal compositor e letrista do grupo nos anos em que fez parte. Seu último álbum tradicional foi Amused to Dead, de 1992, mas em 2005 lançou a ópera Ça Ira, sobre a Revolução Francesa.